Resenha: The Umbrella Academy - Suíte do Apocalipse

Título Original: Apocalypse Suite
História: Gerard Way
Arte/Cores: Gabriel Bá | Dave Stewart
Ano: 2007
Editora: Devir
Páginas: 192
Compre aqui

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu confesso que já fazia um tempo que essa HQ estava esperando por uma releitura, ali no armário onde eu guardo todos os meus livros, com o maior carinho, mas sem muito espaço. Como eu mencionei no último post, eu estou cheia de ideias e títulos que eu quero resenhar para vocês, e o Umbrella era um deles! E após reler esse exemplar eu venho aqui realizar uma resenha para vocês!

The Umbrella Academy – Suíte do Apocalipse é a coletânea dos seis primeiros títulos, divididos em capítulos na versão brasileira, da série de quadrinhos lançada em 2007. A história fora toda pensada e moldada pelo vocalista da falecida My Chemical Romance, Gerard Way, que para quem não sabe frequentou a Escola de Artes Visuais de Nova Iorque e foi palestrante convidado da Oxford Union. No time nós temos o brasileiro Gabriel Bá, que produziu as artes da HQ, foi ele que produziu todos os desenhos presentes no interior dos exemplares. Gabriel é irmão gêmeo de Fábio Moon, e os dois são os responsáveis pelas tirinhas presentes no 10 Pãezinhos. Além disso os irmãos já venceram o prêmio Eisner nos anos de 2008 e 2001.

“Foi no mesmo ano em que Tom “Brigador” Gurney nocauteou a Lula Alienígena de Rígel X-9... Aconteceu às 21h38... Veio de uma cotovelada voadora atômica.”

Toda a história começa quando 43 crianças extraordinárias nascem, em sua maioria de mães solteiras que não apresentavam qualquer sinal de gravidez. Muitas dessas crianças, após o nascimento, foram abandonadas pelas mães e outras entregues a adoção. É nesse contexto que surge O Monóculo, também conhecido como Sir Reginald Hargreeves. Monóculo era um cientista, empresário e milionário mundialmente famoso, que através de métodos misteriosos tentou rastrear e adotar o maior número possível destas 43 crianças. De todas estas 43, Monóculo encontra apenas 7, e uma vez encontradas, o cientista as leva para sua mansão, e nunca mais é visto. Ele descobre quais são as habilidades especiais de cada uma das crianças, e com o passar dos anos treina cada uma para que evoluam suas habilidades e estejam aptas a salvar o mundo quando fosse necessário.



Assim é formada a Umbrella Academy, uma família disfuncional, composta por 7 crianças especiais, um “pai” que não aceita ser chamado de pai, uma “mãe” composta por um manequim e outros personagens que vão surgindo ao longo da história como um chipanzé com a capacidade cerebral evoluída. Comandada por Monóculo as crianças iniciam suas atividades de super-heróis muito cedo, e desde pequenas sofrem com a falta de amor, compreensão e diálogo presente na família. Com o passar do tempo muitas coisas acontecem e os membros acabam se separando, seguindo caminhos diferentes.

“Agora só nos vemos em casamentos e funerais”

Vinte anos depois da separação da equipe, com a morte de Reginald Hargreeves, a família é reunida. No funeral conhecemos melhor alguns personagens de Umbrella Academy, como Spaceboy, ou 00.01, que possui corpo de macaco e apenas a cabeça de seu corpo original. Rumor, 00.03, que possui a capacidade de tornar tudo o que fala em verdade. Kraken, 00.02, que possui a habilidade de segurar sua respiração por tempo indeterminado. Seance, 00.04, possui habilidades psíquicas e é capaz de falar com os mortos. E por fim temos 00.05, o qual não é apresentado o nome ou codinome durante a HQ. 00.05 é capaz de viajar no tempo. O número 00.06, também conhecido como Ben, havia falecido a algum tempo, e a sétima irmã, Vanya, não conversava com os membros da família a muito tempo e não se dirige ao funeral.

Todos os membros da família acreditavam que Vanya não possuía nenhum poder especial, seu falecido "pai" sempre dizia que ela não tinha nada de especial, era apenas comum pois nunca foi capaz de acompanhar seus irmãos durantes as missões quando eram jovens. Vanya, cresceu com grande paixão por música e aprende a tocar violino, sendo este seu maior consolo. É justamente nesse pequeno detalhe que a história toda irá se direcionar. Pois um vilão descobre que ela é a chave para o fim do mundo. Tudo o que ela precisa é tocar seu violino para então destruir construções e matar milhões de pessoas. E assim toda a história começa.

“Faniquito?! Você chama isso de faniquito?! Eu estou prestes a destruir o mundo!”

The Umbrella Academy é uma HQ muito gostosa de ler. As cores usadas em cada ilustração foram muito bem escolhidas e belamente inseridas a todo o desenho produzido por Bá. Os diálogos são curtos e precisos, e os comentários presentes ao longo da história seguem a mesma linha. Ao final de cada capítulo nos deparamos com algumas informações adicionais, diretamente ligadas a algum detalhe específico apresentado durante aquele capítulo, esses detalhes não são ligados a história da HQ, mas são pequenas curiosidades que em certos casos nos fazem rir, e em outros nos fazem pensar.



Este é o tipo de livro rápido, não apenas por se tratar de uma história em quadrinhos, mas por possuir trechos curtos e diretos de escrita, dependendo do tipo de leitor que você é, poderá passar de uma hora a duas horas curtindo a história, e principalmente as ilustrações muito bem elaboradas a cada página. Uma vez finalizado, o livro te deixará com um gostinho de quero mais!

Lembro de ter achado bem interessante todo o universo apresentado pela HQ na primeira vez em que li o livro. Porém nesta releitura acredito ter aproveitado muito mais, senti que consegui prestar mais atenção aos traços de Bá, as cores de Dave Stewart e perceber onde estavam as piadas, as ironias e os momentos de grande valor da história! Essa é definitivamente uma história que merece ser lida e compartilhada!

60 comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Não tenho o costume de ler HQ's, mas achei essa história tão interessante. E a história por trás da obra também me interessou. Acho que essas histórias devem ser apreciadas assim como o trabalho gráfico.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio muito pouco HQ também Aline mas a dica da Bel me parece ótima! Joi

      Excluir
  2. Oi tudo bom?
    A ANOS, ANOS eu procuro essa HQ pra comprar pois já tive minha fase MCR maniac. A trama parece perfeita e o Gerard subiu de nivel né? Ta escrevendo um universo do homem aranha agora.
    Espero conseguir comprar.
    Adorei a resenha.
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie !!!
      Então somos dois !!! MCR era, ou talvez ainda seja, a minha banda favorita, rsrsrsrsr.
      Acredito que a HQ não vai te decepcionar !!! É perfeita !!!
      O Gerard sempre foi cheio de cartas na manga né, eu adorava as capas que ele desenhava para os álbuns do MCR !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi,
    Adorei a resenha!
    A HQ tem o traço bonito, e parece ser bem interessante.
    Ps: preciso colocar minhas HQ's em dia. rs

    Até mais!
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mas, gente, já amei! Primeiro: não sabia sobre o Gerard. Segundo: as ilustrações são INCRÍVEIS (mesmo que sejam apenas fotografias). Terceiro: essa história tá meio X-Men, mas quem não ama???
    Faz taaaanto tempo que não leio mangás/HQ's que agora até bateu uma saudadezinha!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina senti as mesmas coisas que você com certeza vou dar uma conferida! Joi

      Excluir
  5. Desconhecia esse HQ, mas fiquei impressionado com a qualidade técnica e o talento do ilustrador.
    O enredo não me ganhou tanto, mas certamente daria uma oportunidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  6. O bom das releituras é isto, a primeira vez é sempre um tanto superficial, já a segunda é mais detalhada, eu tenho uma lista extensa de livros que pretendo reler.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vanessa, acho que se não tivesse feito a releitura da HQ não teria aproveitado tanto !!!
      Na primeira vez que a gente lê deixamos muita coisa passar, ainda mais por se tratar de uma história rápida, mas percebo que em alguns livros eu consigo observar mais os detalhes do que em outros. Acredito que tenha a ver com a narrativa né ???

      Beijinhos

      Excluir
  7. Nossa, não conhecia essa HQ e super já me interessei! Essas ilustrações estão lindas e a sinopse é bastante chamativa! Valeu pela dica! :D

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas né Tici, eu amei! Fiquei mega interessada! Joi

      Excluir
  8. Oiee, tudo bem?

    Não tenho o costume de ler livros assim, mas acho que vale a pena dar uma chance. Gostei muito da sua resenha e as ilustrações são lindas!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel tbm não tenho costume mas a Izabel resenhou tão bem esta HQ que fiquei mega interessada! Beijos! Joi

      Excluir
  9. Oi, tudo bom? Confesso que nunca li uma HQ e sempre fico pensando em ler alguma só pra matar a curiosidade rs, mas, nunca acho algo que realmente chame minha atenção. Adorei esta da sua resenha! Amei a premissa e as ilustrações, então, acho que vou acabar começando por esta, já que você gostou tanto ^^" Obrigada pela recomendação ^^'


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyanna !!!
      Espero, de verdade, que você goste da história !!! Acho que ela não vai te decepcionar !!!
      Se tiver a oportunidade de ler me conte o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. Olá =)

    Nossa, amei conhecer esta HQ. JÁ QUERO *__*
    Estou numa vibe que estou devorando quadrinhos, e quero aumentar minha coleção. Com certeza vou adquirir este =)

    Adorei a dica =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livy !!! Que nome legal !!! ^^
      Nossa que bom que curtiu a HQ !!! Espero que goste da história !!!
      Depois me conte o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Olá... tudo bem???

    Bom não leio tanto HQ apesar que teve alguns que eu li que me chamaram mais atenção, porém não é exatamente a minha leitura.... mas desse eu gostei muito das imagens... achei bem desenhado.... fiquei curiosa com o enredo... parabéns pela resenha... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana !!!
      Fico feliz que tenha se interessado pela HQ !!!
      Os desenhos são perfeitos, acho o traço do Gabriel Bá muito legal !!! Sou fã do trabalho dele, rsrsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  12. Olá,
    Não conhecia a HQ, e fiquei surpreso por quem o escreveu.
    Enfim, mesmo não conhecendo, achei bacana, pretendo ler futuramente. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado Renato! Joi

      Excluir
  13. Oi Ryoko.
    Eu já curti muito ler HQ, mas já fazem uns bons anos que não tenho lido nada e nem acompanhado os lançamentos. A premissa dessa história me pareceu bem original e interessante, mas como te falei não estou lendo mais... Uma ótima dica para quem é fã do gênero.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia é a Joi Aqui! Adorei a dica também, sem contar o enredo que é bem a vibe que eu curto!

      Excluir
  14. Que saudades de ler uma HQ, a última foi no ano passado e em 2014 ainda não encontrei nenhum tempo para elas :/ De qualquer forma, fiquei super curiosa com a sua resenha, eu não conhecia essa história, mas já fiquei ansiosa não só pela premissa bacana, mas também pelo nome do Gabriel Bá envolvido no projeto! Está aí uma leitura que eu não recusaria e que espero realizar logo, logo! A dica está anotada (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler HQs, mas gente, esse parece ser muito bom.
    Adorei a premissa dele, vou deixar a dica aqui anotada e em breve irei lê-lo.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa conferir a leitura em breve Eliana! Joi

      Excluir
  16. Oi Ryoko, tudo bem?
    Eu gostei de saber que foi um brasileiro que fez as ilustrações, elas ficaram muito bonitas, diferentes. E gostei também desse enredo, pois dá para perceber que o autor trabalhou o conceito de que as pessoas são diferentes e que todas elas são especiais, cada um tem o seu valor, acho que foi essa a mensagem implícita.
    Boa dica para quem curte o gênero.
    beijinhos,
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel é super bem conceituado e eu amo a ilustrações dele, alias ele estava no SDCC não? Beijos

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Confesso que faz um bom tempo que não leio uma HQ. A última que eu li foi a do Drácula se não me engano.
    Chega me bateu uma vontade de ler, depois de ver esse post, pois gosto muito de HQs, apesar de fazer um tempinho que não leio nenhuma.
    Achei o traço dessa HQ bem bonito, pelo que vi nas suas fotos. Fiquei bem curiosa para conhecer a história...

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas Maiah ultimamente só ando me arriscando em THD mesmo assim faz tempo =/

      Excluir
  18. Estou apaixonada pelo pouco das ilustrações que você mostrou <3
    Não conhecia essa HQ. Caramba!!! Preciso comprar.
    Estou muito curiosa pra ler essa história.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Nany O.
    http://www.naqueleoutono.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nany !!!
      A que bom que curtiu as imagens !!! Eu acho que fica muito mais fácil falar de HQ quando a gente conhece pelo menos um pouco das ilustrações !!! Afinal, elas que tornam uma HQ especial né ???
      Se você ler não esquece de me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  19. Confesso que nunca li nenhuma HQ hm Bom, não que eu me lembre, ao menos.
    Essa, no entanto, pareceu muito interessante.
    A história parece boa e as ilustrações são realmente muito bonitas.
    Acho que quando você relê algo, sempre consegue aproveitar melhor, né? Comigo pelo menos é sempre assim, rs!
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio de um exemplar autografado de "Pó de lua".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thati querida! Acho que deveria se arriscar é uma leitura diferente e bem mais interpretativa apesar de ter uma historia certa! Beijos Joi

      Excluir
  20. Olá, tudo bem???
    Gostei bastante da sua resenha e pelas imagens que você postou parece ser bastante interessante! Confesso que nunca li uma HQ, porque não faz muito meu estilo, mas fiquei bastante curiosa...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Até hoje só li uma HQ, foi Scott Pilgrin, mas não gostei muito, sei lá. Agora estou a afim de pra outra pra ver se minha opinião muda.

    Beijos e até mais


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter
    Instagram: @ooutroladodaraposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa !!!
      Então eu nunca li Scott Pilgrin, então não posso dar a minha opinião, hehehe !!! Mas as vezes não era o tipo de HQ que combina contigo né, hoje tem HQ de todos os tipos, quem sabe você ainda não acha alguma que te encante ???
      Se você tiver a oportunidade de ler a Umbrella me conte o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  22. Olá, tudo bem?
    Eu costumava ler bastante as HQs antigamente, mas faz alguns anos que não pego alguma. Eu ainda não havia ouvido falar dessa e a história é super chamativa! Além disso, o que são essas artes? O brasileiro mandou super bem! Adorei!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei as elustrações do Gabriel! Beijos Joi

      Excluir
  23. Parece ser interessante, nunca li um HQ, mais não sei se leria esse. Gostei da resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2014/09/resenha-questoes-do-coracao.html

    ResponderExcluir
  24. Que livro lindo por dentro, eu não o conhecia e já me encantei! *-*
    Vou adicionar nos desejados. :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Ryo, tudo bem linda?

    Entendo bem quando o assunto é estante cheia que quase transborda hahahaha Também tenho uns HQ aqui esperando pela leitura D:
    Enfim... Voltando ao foco: Eu fiquei apaixonada com a temática do livro! Meio macabro, né? Mas ao mesmo tempo muito legal, me lembrou Neil Gaimann hahaha :) Espero poder ter a chance de ler um dia desses! O livro, na diagramação, ganhou um ponto extra!

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol !!!
      A estante cheia é complicado né, a gente nunca sabe qual livro devemos ler primeiro, rsrsrsrs.
      Fiquei feliz em saber que curtiu a ideia da HQ !!!
      Se tiver a oportunidade de ler não esquece de me dizer o que achou !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  26. Eu nunca tinha ouvido falar da HQ, mas parece ser uma boa aposta, porém confesso que não faz muito meu estilo de leitura.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não faz o meu mas fiquei bem interessada Inês! Joi

      Excluir
  27. Nossa adoro HQ's e prefiro aquelas com o traçado limpo e bonito e essa tem tdo, adorei as imagens que vc postou, mas tenho que confessar que sou tradicional, gosto dos heróis, to me acostumando ainda, mas essa tb é uma ótima dica e vai entrar em minha lista! 0/

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha entendo Pri! gostos e gostos né? eu já prefiro algo assim! Beijos Joi

      Excluir
  28. Oie,
    não sou fã de HQ, então não conhecia este.
    Adorei os desenhos, mas a história não me chamou atenção

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Nunca li HQ, não conhecia esse!
    Achei as ilustrações muito bonitas...
    Quem sabe um dia eu tenha oportunidade de ler um HQ!
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda tudo bem? achei lindas também! Espero que tenha em breve a oportunidade de conhecer a obra! Joi

      Excluir
  30. Oieee tudo bem??

    Eu AMO HQs tanto quanto amo livros, e compro bastante também :( kkkkkk

    Adorei sua resenha, a história parece muito interessante.. Eu não conhecia esse!
    Os traços são lindos! Muito bem ilustrada, adorei mesmo, ótima dica!! Vou adquirir em breve, e é bom que leitura de HQs flui de uma forma diferente né? Sempre leio junto aos livros e é uma leitura suave (a não ser que seja Sandman ou algo intenso kk)

    Beijo!!

    Livros Ontem, Hoje e Sempre || http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai nem me fale em Sandman, rsrsrsrsr, eu tenho um problema com essa HQ !!!
      Eu morro de vontade de ler, mas nunca encontro os exemplares disponíveis, então até hoje não consegui ler #chatiada
      Mas um dia eu consigo, hahaha
      Fiquei feliz que curtiu a resenha, espero que goste tanto quanto eu gostei !!!
      A e não esquece de me contar o que achou depois que você ler !!!

      Beijinhos

      Excluir