Resenha: Dezesseis Luas

Título Original: Beautiful Creatures
Autoras: Margaret Stohl e Kami Garcia
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Páginas: 488
Compre aqui

“Dezesseis luas, dezesseis anos
Dezesseis dos meus mais profundos medos
Dezesseis vezes você sonhou com minhas lágrimas
Caindo, caindo ao longo dos anos...”


O que você faria se morasse em uma pequena cidade, onde todo mundo se conhece e sabe dos segredos uns dos outros? O que você faria se nesta cidade nada mudasse? Tudo sempre se mantivesse igual. O que você faria se nessa cidade nunca surgisse um novo morador? Um novo vizinho? E ninguém nunca saísse de lá?

Uma cidade onde tudo é tradicional, onde o novo é considerado errado, onde as pessoas são preconceituosas, onde é mais fácil apontar o dedo para os erros dos outros do que para si mesmo. Uma cidade em que as mulheres da igreja são tão importantes quanto o prefeito, ou talvez mais importantes que ele. Nesta cidade, apesar de suas fachadas muito bem pintadas e emolduradas, existem segredos que poucos conhecem. O que você faria se depois de anos vivendo nessa cidade pacata, finalmente um novo morador aparecesse? E o que você faria se esse novo morador fosse a chave para a mudança na sua vida?

“Dezesseis luas, dezesseis anos,
Dezesseis vezes você sonhou com meus medos,
Dezesseis vão tentar Enfeitiçar as esferas,
Dezesseis gritos mas só um escuta...”

A verdade, que eu tenho que admitir para vocês, é que foi uma confusão enorme para mim, ter a capacidade de sentar em frente ao computador e escrever essa resenha depois de ter terminado o livro. Eu não sabia do que iria falar, quais detalhes comentaria e quais deixaria de lado, se me jogava de cabeça as emoções dessa história maravilhosa ou se tentava me manter sã. Por isso precisei de um tempo para acalmar os nervos e as ideias. E agora, mais calma e com a mente no lugar, eu lhes apresento Dezesseis Luas.

Meu livro e sua capa de filme
Dezesseis Luas é uma história de amor, não muito no estilo de Crepúsculo, mas ao mesmo tempo no mesmo estilo de Crepúsculo. Eu sei, também não faz sentido pra mim, rsrsrs, mas foi a única coisa, a única história com a qual eu consegui relacionar.

Gatlin é a cidade palco para a história, uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos, onde as casas são antigas e magnificas, típicas do lugar, com grandes varandas e colunas brancas que circundam todo o perímetro. Gatlin é pequena demais para possuir uma Starbucks e lá só existem dois tipos de pessoas: as muito burras ou as empacadas. Ethan Wate nasceu e cresceu nessa cidade, ele conhecia todos os moradores e todos o conheciam. Todos souberam quando sua mãe morreu, e todos sabem que são poucas as mudanças naquela cidade.

Durante todo o verão Ethan teve sonhos, sonhos que as vezes, mais pareciam realidade, onde uma garota aparecia e os dois caiam em queda livre, mas tudo o que ele sabia é que ele deveria salva-la, porém sempre fracassava. No primeiro dia de aula não foi diferente, Ethan sonha com a garota mais uma vez e não faz ideia do significado destes sonhos. Ele nem pensa em contar a Amma, a mulher que o conhece desde pequeno, que eu adorei, de verdade. Eu te adoro Amma! Essa mulher cuida da casa de Ethan desde a morte de sua mãe, ela é a mulher que lhe prepara enormes cafés da manhã e que enche a casa de amuletos para afastar os maus espíritos. É ela que o acorda todos os dias e é ela que serviu de porto seguro quando o caos se instalou na vida do pai de Ethan, quando ele se trancou em seu escritório e nunca mais saiu.

"Dezesseis luas, dezesseis anos,
A Lua da Invocação se aproxima,
Nessas páginas as trevas se iluminam
O poder une o que o fogo destrói...”

O primeiro dia de aula reserva surpresas, todo mundo fala sobre a nova garota da cidade. Lena Duchannes que acabou de se mudar para a casa do tio, Macon Ravenwood, o homem que ninguém nunca viu, pertencente a uma das famílias mais antigas da cidade e que vive em uma grande casa em uma área afastada da cidade. Muitas são as histórias sobre Macon e a propriedade de Ravenwood, mas ninguém nunca imaginou que algumas dessas histórias fossem verdadeiras. 

Quando Ethan vê Lena pela primeira vez ele logo a reconhece, ela é a garota de seus sonhos. Mas mal sabe ele que existirão muito mais do que sonhos em sua relação. Uma amizade surgirá, um amor irá florescer, Ethan sabe que eles podem ficar juntos. Lena não aceita, será que seus segredos não causarão a sua morte?

“Décima-Sexta Lua, Décimo-Sexto Ano,
Agora chegou o dia que você teme,Invoque ou seja Invocada,
Derrame sangue, derrame lágrima,Lua ou Sol – destrua, venere.”

Dezesseis Luas começa com amizade e amor e termina com morte. É muito bem construído para que tudo se direcione o dia da Invocação, dia em que Lena irá descobrir se é da Luz ou das Sombras. A leitura me rendeu algumas risadas, momentos de suspense e espera pela próxima página, conseguiu encantar meu coração e no final me emocionar, lágrimas foram derramadas, é verdade! Tá bom eu admito, eu tenho coração mole! Mas o que eu posso fazer?! Ao final do livro eu estava assim:


As autoras estão de parabéns pela história e por seus personagens maravilhosos, pela criação e ótimo detalhamento dos espaços sombrios, pela bela descrição da paisagem sulista, por abordarem a questão do amor e das escolhas por aqueles que amamos, pelos sacrifícios que fazemos por amor e pelo que acreditamos. As autoras não deixaram a desejar e eu mal posso esperar para começar a ler Dezessete Luas!

Observação: Dezesseis Luas possui uma adaptação cinematográfica, que é legal, sim é legal, é tão fofa e emocionante quanto, sim, talvez. Mas deixou a desejar! Eles cortaram diversos personagens, modificaram diversos cenários e alteraram elementos que, na minha opinião, não havia necessidade de mudança. No livro tudo é mais sombrio, cenas são diferentes, personagens são mais explorados. Mas nem tudo são críticas, eu adorei a escolha dos atores, e fiquei muito feliz em observar como alguns se encaixaram como uma luva ao papel.

Confira a série Beautiful Creatures:
1. Dezesseis Luas
2. Dezessete Luas
3. Dezoito Luas
4. Dezenove Luas

50 comentários

  1. Oiee ^^
    Uau, não imaginava que esse livro era tão bom *-* cheguei a ver o filme dele e achei ridículo...haha' sério, aí acabei desistindo da série e mandei pro fim da fila dos desejados *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !!!
      Que pena que não gostou do filme flor. Mas olha eu tenho que dizer que o livro é bem melhor, rsrsrsrs
      Tomara que você consiga dar uma chance para o livro, quem sabe ele te surpreende né !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz por vc ter feito uma resenha desse livro pq: eu nunca li uma (rs), é positiva, e eu quero muito lê-lo tbm pq vi o filme e gostei bastante (isso é um bom sinal, haha), mas muita gnt não. E vc achou a adaptação não tão boa, então o livro só pode ser bom demais! kkk
    Hahaha, tbm prefiro a capa original! XD
    Quando eu vi o filme, achei a msm coisa que vc, em comparação com Crepúsculo, é inexplicável! kkk
    Bjbj!
    (Foto do Leitor até 30/11)
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol !!!
      E eu fiquei super feliz por saber que você gostou da resenha !!! ^^
      É o que você disse é verdade, muita gente não gostou do filme, tadinho, rsrsrsrs, ele não é ruim, mas o livro é bem melhor !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi Tudo bom?
    Eu confesso pra você que quando eu li a série, estava BEM relutante, mas depois eu até que gostei sabe?
    Mas acho uma coisa: deveria ter acabado no terceiro, você entenderá

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie !!!
      Fiquei feliz de saber que gostou da série !!! Espero gostar e que os próximos livros não desapontem, rsrsrsr
      Posso dizer que fiquei super curiosa para saber porque deveria ter terminado no terceiro ??? Agora só lendo para saber né, rsrsrsr

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oiee, tudo bem?

    Sinceramente, esse livro não me chama a atenção. Sempre imaginei algo muito próximo a Crepusculo e tal, então não tive vontade de ler. Mas que bom que vc curtiu e aproveitou a leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel, tudo bem ???
      Que pena que o livro não te chama a atenção, no começo eu também achava que era mais estilo Crepúsculo, achava que ele ia muito pro lado do romance.
      Mas depois de ler me interessei, ele aborda outros elementos que quando unidos ao romance do casal ficam bem interessantes !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oii, tudo bom?
    Já assisti ao filme, mas acredita que ainda não li?? rsrsr
    A resenha ficou ótima, estou doida pelo livro!

    Beijos
    Juh ~ http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/
    Tem promoção lá no blog!!
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/2014/11/sorteio-presente-de-natal-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh !!!
      Você tem que ler o livro, tem muitos mais detalhes que o filme !!! Acredito que você vai gostar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Ola, tudo bem?
    Eu sempre vejo esse livro nas livrarias físicas ou virtuais e sempre me pego na dúvida entre comprar ou não!
    Eu já vi os dois tipos de resenhas sobre ele, tanto negativas quanto positivas, então isso acaba me deixando muito na dúvida sobre o livro.
    Ainda não assisti ao filme, pois ainda pretendo fazer essa leitura um dia.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara !!!
      Eu também tinha visto os dois tipos de opiniões sobre o livro, mas acredito que isso aconteça mais pelo gosto pessoal de cada um, porque ele tem bem aquela história do casal principal que é apaixonado e faz de tudo para ficar juntos. Não sei se é isso mesmo, hehehe, é a minha teoria, rsrsrsr
      Mas o que eu gostei é que ele vai mais além sabe, tem todo um contexto !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi!
    Li essa livro há bastante e tempo, gostei muito dele. A história é bem desenvolvida.
    Não lembro o porquê de eu ter desistido de ler a continuação na época. Mas em breve vou tentar ler o segundo.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana !!!
      Fiquei feliz de saber que você também gostou do livro !!!
      Em breve também vou ler a continuação, dai nós duas podemos comparar as opiniões !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  8. Eu tentei muito gostar dessa série, mas não consegui terminar nem o primeiro livro. Achei que os personagens são fracos e toda essa coisa que gira em torno do romance acaba deixando o livro ainda mais chato do que eu esperava. Larguei a leitura na metade.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora !!!
      Que pena que não gostou do livro. Mas sabe que as opiniões sobre ele estão bem meio a meio, tem aqueles que gostam e os que não gostam .
      Acredito que nesse caso vai do gosto de cada um né ???

      Beijinhos

      Excluir
  9. Gostei bastante do seu blog e das suas recomendações! Estou e seguindo para sempre vim aqui... Se puder ir no meu e me seguir ;) Beijinhos e tenha uma excelente semana. Beijos
    www.carinapontesss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina, tudo bem ???
      Fico feliz de saber que está gostando das recomendações e que gostou do blog, os créditos são todos para a nossa querida Joi !!!
      ^^

      Beijinhos

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá !!!
      Fico feliz de saber que gostou da resenha !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas assisti o filme quando estreou. Não sei se agora leria o livro ainda, mas pretendo acompanhar os filmes, se forem lançados.
    Bjim!
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tammy !!!
      Eu também quero acompanhar os filmes, mas nunca mais ouvi nenhuma notícia sobre a continuação ... Será que eles vão continuar com os filmes mesmo ???

      Beijinhos

      Excluir
  12. Oi! Tudo bem?
    Gostei da resenha. Já tinha um bom tempo que não ouvia ninguém falar do livro e gostei de finalmente parar para ler direitinho uma opinião sobre.
    E, bom... posso dizer que estou fugindo de séries? Fato triste, eu sei. Mas... preciso perguntar: vale mesmo a pena embarcar no embalo dessa história e seus outros volumes?

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, tudo bem e você ???
      Fiquei feliz de saber que você gostou da resenha !!!
      A eu sei bem o que é isso, eu já tentei fugir de séries, mas não consigo, rsrsrs, sempre acabo voltando pra elas !!!
      Sobre essa série eu não posso falar muito pois só li o primeiro livro, ainda hehehe, mas acredito que se o tema e a história te interessaram vale a pena sim !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  13. Oi Bel!
    Adorei a resenha :)
    Eu assisti ao filme e gostei muito, gostaria de ler a série principalmente por você ter mencionado que cortaram personagens.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego !!!
      Fico feliz de saber que gostou da resenha !!!
      A olha você tem que ler sim, eu gostei muito da leitura, apesar de existirem opiniões bem contrárias sobre o livro, hehehe

      Beijinhos

      Excluir
  14. Oie,
    nossa li este livro faz bastante tempo.
    Não curti muito o livro, mas realmente o filme estava mtooo ruim

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa !!!
      Sabe flor muita gente está comentando que não gostou do livro, mas como eu gostei não consigo entender o porquê ... rsrsrsr
      O quais elementos que você não curtiu ???

      Beijinhos

      Excluir
  15. ah bacana viu, é o tipo de saga de fantasia que super me interessa! quero mt ler a serie e ver o filme que até agora ainda nao vi

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia !!!
      Fiquei feliz de saber que se interessou pelo livro já que as opiniões sobre ele são bem diversas, rsrsrss
      Espero que aproveite a leitura, se você ler não esquece de me contar o que achou !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Oi Ryoko!
    Quero muito ler esse livro, apesar de ter visto algumas resenhas negativas eu acho que vou gostar de lê-lo. Ainda não consegui assistir ao filme e talvez o veja só depois de ler o livro.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica !!!
      Pois é verdade o que você disse, as opiniões sobre o livro são bem contrárias, tem aqueles que gostaram e os que não gostaram. Mas eu acho que deve ser mais por questão de gosto né ??? Não sei, é uma teoria minha, rsrsrsrsr
      Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Oi Bel!

    Geralmente dou "oi" pra Joice, mas hoje a resenha é sua, logo... rs

    Bom, eu AMO esse livro! Devorei a série em sequência, pois a escrita é realmente apaixonante. E olha que eu não esperava grande coisa, justamente pela comparação que as pessoas fazem dele com "Crepúsculo"... Tinha começado a ler despretensiosamente, mas acabei me apaixonando <3
    Aconteceu a mesma coisa quando li "Academia de Vampiros", da Richelle Mead rs

    Bom, eu também assisti o filme e, ao contrário de você, eu realmente detestei tudo xD Não gostei dos atores, da história em si, da mistureba de 1º com 2º livro que fizeram, além de dezenas de modificações desnecessárias -.-'

    Mas, enfim, o que importa são os livros ^^'

    Beijos!

    .~. Blog Livros & Cores .~.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izandra, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz de saber que você gostou da série !!! Eu estou apenas começando, mas espero gostar da continuação !!! ^^
      A é meio complicado não comparar né ?!? Mas apesar de ter o romance como um foco principal, que também acontece em Crepúsculo, ele segue alguns caminhos diferentes, o que faz com que as comparações só possam ir até uma parte !!! :D
      Sério que eles misturaram o segundo e o primeiro livro no filme ??? Não sabia disso não ...

      Beijinhos

      Excluir
  18. Olá

    Eu não gostei de Crepúsculo, então provavelmente também não iria curtir essa história. Aliás, eu acho que não curtiria nem se você não tivesse feito essa comparação. Não sou muito fã de romances do tipo, eu tenho dispensado tudo nesse estilo ultimamente. Tenho até um amigo que ama Crepúsculo, mas detestou o filme então não vai querer ler, pelo menos por enquanto. No mais, gostei muito da sua resenha, mesmo não tendo me interessado pelo livro no final das contas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus !!!
      Fico feliz de saber que gostou da resenha !!!
      A sobre a comparação com Crepúsculo, é meio difícil não comparar um livro com outro né, mas apesar de Dezesseis Luas possuir elementos diferentes ele tem outros pontos que se assemelham a Crepúsculo, como o romance !!!

      Beijinhos

      Excluir
  19. Oi Ryoko, tudo bem??

    Todo mundo fala (mal) do filme que foi baseado nesse livro haha, mas graças aos deuses eu não cheguei a assistir, então não criei nenhum pré conceito em relação a ele!
    Tenho o primeiro e o segundo livro da quadrilogia e acredito que vou gostar muito! Ainda mais depois da sua resenha ótima! *-*
    Essa paisagem sulista me atrai muito nos livros hahaha e o ocultismo também. E depois do seu elogio a escrita me deu vontade de ler. Estou curiosa agora, vou tentar encaixa-lo na lista logo!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caah !!!
      Olha o que você disse não poderia estar mais correto, rsrsrs, já vi muitos comentários negativos sobre essa série, aqui na postagem mesmo teve gente que disse que não gostou e outros que disseram que gostaram da leitura !!! Mas sabe cada vez mais eu penso que no caso desse livro em especial, vai muito do gosto de cada um, da identificação com o livro mesmo !!! :D
      Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei, vou esperar ansiosa pela sua opinião !!!

      Beijinhos

      Excluir
  20. Oiii. Eu ainda não li, nem vi o filme. Mas vi uma resenha muito boa esses dias e fiquei curiosa; e essa resenha me deixou ainda mais curiosa. Fiquei curiosa e louca de vontade de conhecer mais a história. E amo um draminha e algumas lágrimas durante a leitura, ehheheh
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gih, tudo bem !!!
      Fiquei feliz de saber que você se interessou pelo livro, espero que goste da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  21. Olá, tudo bem?
    Nossa, essa é a primeira resenha positiva que leio sobre o livro, sabia? Eu não li o livro, exatamente por causa dos comentários negativos... O filme então, nem se fale. Mas, ver a obra pela sua perspectiva me deixou com certa vontade de ler o livro. Quem sabe?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, tudo ótimo e você como está ???
      Menina tá todo mundo me contando que já leu diversos comentários negativos sobre a série, rsrsrs, eu mesma já li algumas resenhas negativas. Mas no final das contas decidi dar uma chance e não me desapontei !!! ^^
      Se você resolver dar uma chance para o livro não esquece de me contar o que achou !!! Eu estou adorando saber a opinião de cada um sobre o livro !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  22. Oi, Ryoko! Tudo bem?
    Então, eu li tantas críticas negativas desse livro que, quando fui conferir a sua, fiquei me perguntando se elas eram sobre a mesma história! Sei que "Dezesseis Luas" tem uma pegada de bruxaria, coisa que particularmente adoro, mas fui me desempolgando para lê-lo e acabei me esquecendo do livro, até hoje! Confesso que estou com saudades de conferir algum romance sobrenatural, alguma coisa voltada para a literatura fantástica que não seja tão denso e a história me parece ser uma boa opção.
    Ainda não assisti o filme, mas pena que ele corta muita coisa do livro :/ Odeio quando a produção escala os atores certos, mas desandam com o roteiro! De qualquer forma, assim que eu conferir o livro dou uma olhada no filme :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica !!!
      Então o que eu estou falando para todo mundo, rsrsrs, é uma coisa meio simples até, que a única explicação que eu estou vendo para as críticas negativas ao livro é o fato de gosto pessoal mesmo. Pois querendo ou não, não vai ser todo mundo que vai gostar da temática do livro e do romance que, querendo ou não, é um dos focos da história !!!
      Durante a minha leitura eu não vi nada que fosse digno de críticas pois tudo me agradou !!!
      Mas dai vai de cada um né !!! :D
      Espero que goste da leitura, vou esperar ansiosa pela sua opinião !!!

      Beijinhos

      Excluir
  23. Oi, Ryoko-flor!
    Eu confesse que já incluí, depois tirei, e repeti o processo com esse livro em minha meta de leitura no Skoob (rs). Por fim, decidi não o ler, porque me pareceu um romance muito adolescente e estava em busca de algo mais maduro.
    Mas não posso ser hipócrita. Eu adoro encontrar romances assim, nos quais os personagens têm suas vidas completamente transformadas e parece que o destino brinca ao colocá-los juntos. :) Enfim, sua resenha foi muito convidativa… Lá vou eu incluir o livro outra vez, haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine, tudo bem ???
      A eu sei bem como é essa história de adicionar um livro na lista e depois desistir dele, rsrsrs, eu também já fiz isso, rsrsrs
      Mas espero, de verdade, que você possa desfrutar e gostar da leitura, eu gostei bastante !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  24. Ryoko, vai parecer clichê, mas acredite: sua resenha mostrou pontos na história que eu ainda não tinha visto. Adorei o clima da cidade que você descreveu, talvez até mais em saber dos sonhos/ previsões e do romance que rola no livro. Parabéns, gostei bastante :)

    E morri de rir com "Dezesseis Luas é uma história de amor, não muito no estilo de Crepúsculo, mas ao mesmo tempo no mesmo estilo de Crepúsculo." hahahha

    beijos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, é a Joi, tu sabe que isso foi o que mais me chamou atenção também! Mas se for ou não estilo Crepúsculo eu vou ler, afinal eu adorei Crepúsculo e não tenho problema nenhum em dizer ^^

      Beijos Joi

      Excluir
  25. Eu li esse livro tem um tempinho já, mas lembro de ter gostado muito. Infelizmente não lembro do enredo, mas pretendo voltar e dar continuidade a estória. Sobre o filme, u achei muito fraco e abaixo do quão o livro é. Não recomendo para quem gostou do livro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise tudo bem? é a Joi! eu vi apenas o filme, e achei fraco também mesmo assim conversando com a Bel vi que a história tem sim potencial!

      Vou ler a série! Beijos

      Excluir