Resenha: A Esperança

Título Original: Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 424
Compre aqui

Amanhã é o dia da pré-estreia do terceiro filme da franquia Jogos Vorazes - A Esperança Parte 1 e é claro que nós falaríamos do livro aqui no blog. Mas atenção, a resenha poderá conter spoilers. Se quiserem dar uma olhada nas resenhas anteriores, clique aqui para ler sobre Jogos Vorazes e aqui para ler sobre Em Chamas.

Apesar de eu ter resenhado os três livros com um grande intervalo de tempo aqui no blog, a minha leitura desta trilogia não foi assim. Eu não queria e não poderia prolongar esta leitura. Pela primeira vez, eu li os três livros um atrás do outro. O livro, ou melhor, saga de Katniss é tão intensa, que quase perdi minha sanidade junto com ela, divagando e me colocando na sua pele em diversas partes. Será que Katniss conseguiria superar tudo isso? Esta pergunta estava martelando minha cabeça, e agora vou tentar falar um pouco, do porquê.

Após sobreviver duas vezes aos Jogos Vorazes, Katniss acreditou que não precisaria mais lutar... ela não poderia estar mais errada, a luta mal começou e agora a guerra e os jogos são reais e não mais um entretenimento. Tudo começou no momento que ela decidiu salvar a vida de sua irmã, se voluntariando para os Jogos e depois o ato impensado das amoras, para salvar a vida de Peeta na arena.

Após os acontecimentos de Em Chamas, Katniss descobre que o Distrito 13 jamais sucumbiu, pelo contrário, o 13 é um distrito totalmente auto suficiente governado pela Presidenta Coin. O problema? Peeta não foi resgatado junto com ela, o foco do resgate era apenas um: O Tordo. A Esperança de um povo reprimido por tantos anos. Literalmente a nossa girl on fire era a faísca desta revolução e com isso o Distrito conseguiu a sua oportunidade para revidar contra a Capital.

"Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!"

Enquanto ela é a arma do Distrito 13 para controlar o povo, a Capital contra ataca com as aparições de Peeta em frente a TV, ele é mantido como refém e possivelmente torturado. Para Katniss, agora não era apenas a vida de Peeta e de sua família que estaria em risco, todos que ousaram se rebelar seria punido severamente e ficou nos ombros dela a responsabilidade de unir um povo que mal tinha instruções de sobrevivência e que dependiam das migalhas controladas da Capital para sobreviver. Aqui os sentimentos de Katniss assim como dentro dos Jogos foram usados por Snow, são claramente manipulados pelo Distrito 13.

Já disse nas resenhas anteriores que Jogos Vorazes têm/tiveram um significado muito importante para mim. No primeiro livro fui fisgada, no segundo me deslumbrei, e no último tive a certeza, Jogos Vorazes é uma história extraordinária, que fala sobre superação, esperança e luta mas principalmente sobre resistência. Ao todo, a série é muito bem contextualizada, ela eleva ao nível máximo o gênero distópico.

Jogos Vorazes é uma trilogia inteiramente política com um foco maior no último livro, é bem psicológico e tem o poder de nos levar a reflexão. Cumpre com sua obrigação de nos alertar, é uma crítica inteligente com nuances de amor, não meloso - de jeito nenhum - mas verdadeiro na forma que deve ser. Posso afirmar a todos que ler Jogos Vorazes e conseguir pegar exatamente sua essência é uma lição de vida, baseada em escolhas impensadas, manipuladas, certas ou erradas e suas consequências.


O que falar de Peeta? durante toda a trilogia ele se manteve fiel aos seus ideias, mesmo quando tudo foi usado para que ele deixasse isso de lado, mesmo ele perdendo muita coisa, principalmente aquilo que ele mais temia em perder, ele se manteve integro e isso no livro é de certa forma inarrável para expressar aqui. Mesmo em meio de tanto sofrimento, o garoto do pão estava lá. No meio das cinzas o dente-de-leão nascia, sempre provando para Katniss que tudo pode ser superado e prosseguir, independentemente do tamanho da dor e das perdas.

Ao final, senti falta de algumas páginas no livro, foi ótimo sim, mas muito conciso na minha opinião. Como uma grande fã eu queria mais, queria saciar minha curiosidade. Como tais personagens chegaram até ali? Como foi o futuro de Annie? Onde ficou toda a personalidade e força de Johanna? e a irreverência de Effie? Sem dúvidas, a ausência e a despedida de alguns foram um desastre doloroso para mim. Todos eles tiveram suas modificações durante a trama, devido aos acontecimentos. Eles conseguiram absorver tudo o que aconteceu? Conseguiram construir uma nova realidade na medida do possível?

- Você ainda está tentando me proteger. Verdadeiro ou falso? - sussurra ele. - Verdadeiro - respondo. - Porque isso é o que você e eu fazemos. Protegemos um ao outro.

Infelizmente, alguns foram descartados ou deixados de lado, outros foram reduzidos a quase nada. Como Gale, que foi um desapontamento total para mim, ele simplesmente aceitou que Katniss e ele não ficariam junto e OK "foi encontrar um trabalho bacaninha por aí". Eu sabia que Katniss não escolheria ele, aliás o livro nunca foi um triângulo amoroso, isso é algo dos filmes. Por outro lado, a evolução do personagem é intrigante, ele nunca concordou com a opressão da Capital, e ele usou toda esta raiva e ódio como foco para sua vingança.

Bem pessoal, de jeito nenhum estas ressalvas tiram a grandeza desta trilogia, Suzanne Collins não dos deu tudo, mas eu diria que nos deu o suficiente. Talvez até tenha sido a intenção da autora. Acho que ela quis dizer que a vida continua, de qualquer forma.

Como o filme será dividido em duas partes, espero realmente que o enredo de uma atenção especial nestes personagens que mereciam sim mais atenção da autora. Está ai sua segunda chance Dona Suzanne! Mais tarde nos falamos, quando trazer a resenha do filme para vocês!

Confira a série Jogos Vorazes:
1. Jogos Vorazes
2. Em Chamas
3. A Esperança

30 comentários

  1. Olá Joi!
    Poucas pessoas entendem essa saga como você entendeu.
    A maioria assistiu aos filmes primeiro e ficou com a impressão de que é só mais uma saga com um triângulo amoroso e blá blá blá. Pobre dos que deixaram de ler esses livros por causa desse pensamento.
    Essa trilogia tem camadas e camadas de gêneros e a experiência de ir descobrindo o desenrolar dessa história é a mais incrível que já tive.

    Beijos e até mais!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rai, resumiu perfeitamente o desenvolvimento da série!

      Excluir
  2. Oh, minha nossa. Essa trilogia é uma das coisas mais incríveis que já li na minha vida. Agora que sou maior, lendo sua resenha, pude refletir sobre muito mais detalhes da história; imagino se relesse. Não estou podendo no momento, mas futuramente, quem sabe? Uma coisa que não tinha parado para pensar é como Katniss é humana, como ela é real. Ela luta não porque QUER, ela sente medo, não é invencível. Ela luta porque PRECISA, porque a vida não a deu escolha. Por mais que algumas pessoas a achem chata - eu achava -, agora passo a entender.
    Suzanne Collins é incrível. Não é de admirar que ela e eu façamos aniversário no mesmo dia! Hahahaha (tirando o fato que eu não sou incrível)

    Amei a resenha :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Clara, o problema é que o pessoal mais adulto não vê que é uma série para adolescentes, e quando chegam no ultimo livro se suspreendem! Beijos

      Excluir
  3. OI Joi! Tuas resenhas são enormes, e eu não consigo parar antes de terminar o ultimo ponto da ultima linha! Ainda mais se tratando de Jogos Vorazes! Concordo contigo que acho que acho que a autora quis dizer que a vida continua! Afinal foi assim pra quem sobreviveu as guerras não?!
    To aguardando pra assistir o filme e espero que venha na mesma intensidade que os anteriores!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  4. Olá, ainda não li os livros da série, essa sua resenha de "A Esperança" foi a que mais gostei de todas que já li do livro até hoje, deu até vontade de ir correndo começar a ler a série.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mari espero realmente que leia a trilogia é fantástica! Beijos

      Excluir
  5. Oi Joi! Não li nenhum livro da saga, só assisti aos filmes, mas a curiosidade falou mais alto e quando estreou eu li resenhas e mais resenhas dos livros. Achei a sua bem sincera, dá para ver que toda a obra realmente te tocou apesar das ressalvas, foi a única que me fez ter vontade de ler. Mas sabe como é, formanda de Letras não estou podendo escolher o que ler, hahaha
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh espero que consiga um espaço para Jogos Vorazes no seu tempo Ju. Vale a pena!

      Excluir
  6. Nunca li e só assisti o primeiro filme da série, mas todas as minhas amigas e até alguns familiares estão tentando me convencer a ler e assistir a série toda hahah Eu não sei porque, mas pego birra muito fácil dos livros que começam a virar modinha, sabe? Quer dizer, quando eu leio uma resenha e gosto ou quando eu só descobri a existência do livro depois que ele virou modinha é uma coisa, mas acompanhar todo mundo se apaixonando por ele... sei lá, eu simplesmente não consigo sentir vontade de ler/assistir. É como se eu quisesse ser do contra hehe Mas ainda tomo coragem e tento descobri se os livros são tão bons quanto todo mundo fala ;) Beijos e tenha uma ótima semana!! :D
    http://maluquice-de-garota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como se julga um livro modinha? um livro modinha não quer dizer que seja realmente bom?! Acho que tu deveria rever este conceito! Livros modinhas são ótimos e fazem jus a sua fama sempre!

      Beijos linda!

      Excluir
  7. Oi Joi,
    Amei sua opinião sobre o livro, a resenha ficou ótima!
    "A esperança" é meu livro favorito da trilogia e estou doida para ver assistir o filme... *.*

    Beijos,
    Juh ~ http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Joi,
    Confesso q n vou ler muito sua resenha pq to lendo em chamas agora e to adorando as surpresas q encontro neste livro, li uma frase sua e já fiquei meio desapontada qd vc diz q Gale t decepcionou =(
    Mas eu amei jogos vorazes o q vc achou?

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo tudo na trilogia, mas o ultimo livro em particular apesar de ser igualmente sensacional foi meio corrido, deixando alguns personagens ao esmo! =/

      Excluir
  9. Oieeee,

    Sabe que ainda nem sequer vi Jogos Vorazes? Sim, é verdade. Não entendo o porque ainda não vi mas cada vez que entro no Netflix e vejo o filme em exposição eu deixo passar. Acho que vou encarar desta vez e acompanhar essa onda que todo mundo está amando.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greici veja sim, e me fala o que achou principalmente da sequencia, Em Chamas!

      Excluir
  10. Oi Joi, tudo bom?
    Foi o livro que menos gostei da trilogia, não sei porque kkk
    Acabei de sair do cinema vendo a parte 1 e eu estou completamente embasbacado, a melhor série adaptada pro cinema.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu pior foi o primeiro hehehe mas não deixa se ser a abre alas para o grande desfile ^^

      Excluir
  11. Hello, Joi! <3 Acho que já comentei que não li o último livro da série, mas sei a história e o final por motivos de: spoiler rs Mas adoro ver a animação das pessoas com a estreia do filme e todas as maluquices que os fãs fazem para homenagear a trilogia rs Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Ticii assim não pode hahahha! Leia o livro as coisas são muito melhores quando visto aos nossos olhos ;)

      Excluir
  12. Oi, Joi, queria muito assistir esse filme no cinema, ontem, hoje, qualquer dia, rs.
    Confesso que nunca vi separar um livro em duas partes num filme, mas vamos ver se vai seguir à risca mesmo. Eu ainda não li esse livro, na verdade não li nenhum da trilogia, mas espero acompanhar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que para ESTE livro em particular a divisão ficou sensacional! Vc vai concordar comigo, e por ironia, a ultima cena do do filme é exatamente na metade do livro!

      Excluir
  13. Esta série eu não li, só estou acompanhando pelos filmes, mas estou gostando bastante!!!
    Acho muito legal tanto a ideia geral (a ambientação, o 'mundo') como o plot da história/personagem em si.
    Ansioso para ver o próximo filme.

    Beijos,
    Thiago - Blog Gentlegeek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago assim que conseguir leia! E tudo muito mais rico em detalhes ^^

      Excluir
  14. Olá Joi,

    Li a série e gostei demais, Esperança é o mais fraco de todos, mas mesmo assim ainda é muito bom....espero que o filme fique a altura....parabéns pela resenha...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Esse livro me decepcionou bastante, foi a primeira trilogia distópica que eu li, e desde então, todas as que vieram depois tiveram um desfecho tão ruim quanto :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh querida! que pena, mas tomara que encontre uma distopia que te surpreenda ainda heim! hahaha

      Excluir