Resenha: Para Onde Ela Foi

Título Original: Where She Went
Autora: Gayle Forman
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Páginas: 239
Amazon - Saraiva

Atenção! Esta resenha é sobre o segunda volume da duologia Se Eu Ficar e poderá conter spoilers.

Após a leitura de Se Eu Ficar, fiquei com uma sensação estranha. Não senti todo aquele sentimento que diversos leitores relataram. Achei um livro OK. Não chorei, não fiquei desesperada, e as idas e vindas do livro me deixaram um pouco ncomodada e sem conseguir seguir bem uma linha de raciocínio.

Resolvi então assistir o filme e todo o sentimento e profundidade que não consegui sentir no livro, senti no filme. Chorei litros e adorei todos os detalhes que foram modificados no filme. Assim, fiquei muito curiosa com relação ao próximo livro e ao mesmo tempo com um pé atrás. Será que ia melhorar? Aqueles flashbacks iriam se repetir? Só havia uma maneira de descobrir.

Três anos se passaram. Adam salvou Mia há três anos. Logo após o acidente, Mia consegue uma vaga em Juilliard como era de se esperar, mas com seu estado físico debilitado, dificilmente ela iria conseguir iniciar as aulas tão cedo. Porém, a música move cada músculo de Mia, e agora, depois de toda a tragédia, foi a única coisa que restou. Juntando toda a força que ainda tinha, ela então inicia os ensaios, cada vez mais rígidos, buscando sempre a perfeição.

"Mesmo que ela não saiba, só fez o que eu disse que poderia fazer."

Quanto mais perto ela fica da perfeição musical, mais ela se distancia de Adam. Que em um primeiro momento, não nota. Acredita que, como ela passou por um momento muito difícil, está se recuperando. Mia enfim muda-se e vai para Juilliard e inicialmente eles conversavam por e-mail, mas com o passar do tempo, Mia simplesmente não respondeu mais aos e-mails de Adam. E assim, a história de amor dos dois acabava. 

Passados esses três anos, muita coisa mudou. Mia é uma estrela em ascensão. Se formou na Juilliard com honras, e atualmente é “o” nome da música clássica. A banda de Adam estourou, e ele é o típico rockstar americano. Leva uma vida cheia de luxos, shows, viagens e uma namorada celebridade, porém, ele cada vez se sente mais sozinho, não se dá bem com o restante dos integrantes da banda, não sente absolutamente nada pela namorada, e se sente cada vez mais desconectado com a sua música. No fundo, aquela pergunta está sempre ali, deixando a sua vida cada vez mais confusa. Qual o motivo que levou Mia a deixá-lo? Porque ela não mandou um e-mail com uma explicação?

Com todo esse tormento dentro do peito, Adam resolve sofrer ainda mais, indo assistir a um concerto de Mia. No final do espetáculo, alguns seguranças encaminham Adam até o camarim e lá estava ela. A alguns passos de distância. E nesta noite, o destino os uniu novamente. Eles partem em uma jornada de autodescobrimento e com muitas revelações surpreendentes. 

"Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para te-la ouvido tocar a noite passada e vê-la esta manhã, a luz do sol."

Posso afirmar, essa história me prendeu muito mais que o livro anterior. Adorei os detalhes, os flashbacks também estavam presentes e foram muito mais interessantes que o anterior. A história fluiu muito melhor, e dessa maneira, li o livro em menos de um dia! Adorei saber dessa parte da história pela visão do Adam, conseguimos notar todas as fraquezas e tristeza que ele leva sempre consigo. Em suas lembranças, aos poucos notamos como ele era ligado a família de Mia, e como ele sentiu profundamente a morte deles. Ter outra visão da história é o que tem de melhor em Para Onde Ela Foi. Quem já leu, pode deixar a opinião aqui nos comentários! Espero que tenham gostado do livro e da resenha!

XO,Enjoy!
Confira a duologia Se Eu Ficar: 

22 comentários

  1. Oi Lili, tudo bem? Essa é a primeira resenha que leio de Para Onde Ela Foi e confesso que estava curiosa e receosa, pois não fazia idéia sobre o que seria abordado nesse volume e a sua resenha me deixou bem interessada, de verdade. Já tenho os dois volumes e espero ler em breve, só li coisas boas sobre o Adam e gosto quando um autor apresenta o ponto de vista de outros personagens que não a mocinha.
    Abraços e feliz ano novo!
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia eu não li o livro ainda, mas li o primeiro e achei bem mais ou menos, mas estou confiante quanto a este! Bjs

      Excluir
  2. Eu gostei muito de "Se eu ficar", mas não achei tããão emocionante assim. Aliás, o que eu mais gostei foi das referências musicais. rs
    Eu não estava empolgada para ler a continuação, mas a sua resenha me deixou com vontade! :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não curti se eu ficar, foi uma total decepção pra mim, mas o filme é outra coisa! Bjs

      Excluir
  3. Oi, Flor! Tudo bom?
    Não tive a oportunidade de realizar a leitura de Se eu ficar, mas devida a grande quantidade de resenhas que já li, sinto que praticamente conheço a história completa, mas isso não vai me impedir de ler e saber por mim mesma o que acontece. Que engraçado ter acontecido com você ao contrário, muitos choram o livro e o filme, e você foi só com o filme, mas fico feliz pelos sentimentos terem finalmente te alcançado, e te entendo por ficar com o pé atrás com essa leitura.
    Achei lindo o fato da música ter essa grande influência sobre ela e fazer ela levantar e ir atrás desse sonho. Acho triste o fato de que, quando as pessoas começam a crescer na carreira a vida começa a morrer, é um pelo outro praticamente, mas no fundo fiquei feliz pelos dois estarem seguindo caminhos que desejaram, apesar da separação.
    Adorei ler que no fim, eles teme esse momento de se entender e colocar a limpo todo o desentendimento que ficou entre eles. Fiquei triste porque no fim foi ela quem simplesmente sumiu, mas a coragem dele de ir atrás dela e querer as respostas é de se admirar. Agora quero mais ainda esses livros!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os motivos dela são totalmente plausíveis Fê! Mas também houve uma pisada de bola de ambas as partes! Bjs

      Excluir
  4. Oi Lili, eu li o livro recentemente e acredita que não consegui escrever uma resenha que demonstrasse tudo o que eu senti quando o li? Fiquei pensando e pensando, e não conseguia colocar em palavras o quanto a leitura mexeu comigo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece isso comigo Kétrin, no meu caso não consegui fazer a resenha de Mentirosos até agora!

      Excluir
  5. Show de resenha. Eu senti a mesma coisa que você. Pena que ainda não vi o filme, quero muito. Tenho certeza que irei me emocionar igual ou mais. Nahim...meu Deus só de lembrar desse livro me dá um frio na barriga. Engraçado que a maioria dos leitores falam a mesma coisa. Que nao se emocionaram tanto com Se eu ficar, mas que com Para onde ela foi ...foi diferente! kkkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se emocionar mais com o filme Paloma, toda a vida!

      Excluir
  6. Espero que o livro seja melhor que o primeiro, ai já gostei.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o primeiro livro justamente por não achar que ia me emocionar tanto, e então eu vi o filme, e que coisa mais linda! Também chorei, nem esperava por isso haha mas meu deus, que resenha é essa??? Eu quero esse livro agoraaa *-* tem todo jeito mesmo de ser melhor que o outro!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Encarcerados", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Carol, mas se possível leia o primeiro livro.

      Excluir
  8. Ainda não li nenhum dos livros da autora
    Mas já estou com os dois aqui na minha fila
    Gostei bastante da resenha

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora tem um material muito bom! Este fez jus a sua carreira. Bjs

      Excluir
  9. Oiiii
    Feliz Ano Novo!

    Ainda não li os livros, mas me emocionei demais com o filme. A história é boa!!

    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é lindo, o livro nem tanto, mas dizem que este filme se supera! Bjs

      Excluir
  10. Oiee, tudo bem?

    Eu gostei de ambos os livros, mas tenho que confessar que no inicio eu fiquei meio chocada com Para Onde Ela foi porque não imaginava que houvesse aquele distanciamento. Gostei muito do livro, apesar de ter conseguido me envolver mais com o primeiro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz Kel? Aqui foi bem ao contrário, o primeiro foi tãoooo boring! Hahah mas o segundo se supera. Esta distancia é totalmente aceitável né?!

      Bjs

      Excluir
  11. Oie Lili!!
    Se tem uma coisa que eu identifico em todas as resenhas de Para Onde Ela Foi é que o livro é melhor, fluir mais fácil por ser narrado pelo Adam!! Estou super curioso para ler esse livro, acho que vou adiantar a leitura!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um alivio Alisson ver que a autora se superou! Bjs

      Excluir