Resenha: Staying Strong - 365 Dias do Ano

Título Original: Staying Strong
Autora: Demi Lovato
Editora: Best Seller
Ano: 2013
Páginas: 416
Compre aqui

Oi gente! Feliz 2015! Vamos a primeira resenha do ano? No dia 25 de novembro de 2013 chegava nas livrarias do Brasil o livro Staying Strong da cantora e atriz Demi Lovato. Eu confesso que não sou tão fã dela assim - OK eu tenho CD dela inteiro no meu celular - mas resolvi comprar o livro. Foi uma surpresa quando descobri que não se tratava de um livro apenas, de uma autobiografia, ou algo assim, bem...até é, se você quiser entender desse jeito.

O livro carrega 365 insights, frases escolhidas pela autora com um comentário dela baseado em suas experiências de vida. Dentre estas citações se encontram figuras icônicas internacionais e até nacionais também, como os autores Paulo Coelho, Shakespeare, Tolkien, J. K. Rowling, Sparks e muitos outros. Bandas e cantores também ganharam um espaço especial no livro, como minha banda preferida, Paramore, Beyonce, Eminem, Tupac e Lady Gaga. É claro que a grande maioria dessas citações carregam os nomes de gênios como Einstein, Frida, Van Gogh, Buda, Steve Jobs, Dalai Lama...e se eu ficasse falando todos aqui ia até amanhã, todas figuras que compartilharam muito conhecimento com o mundo.

Agora que sabia que seria uma leitura lenta, seguindo a proposta do livro, resolvi começa-lo a ler exatamente no primeiro dia de 2014 respeitando uma página por dia e agora depois de um ano veio dizer para vocês o que achei.

Literalmente, o livro foi escrito para os fãs de Demi, muito cuidadosamente, ela coloca nas páginas todos os sentimentos e suas dificuldades e da onde ela tirou forças para continuar tocando sua vida. Como alguns devem saber, Demetria Lovato sofreu uma série de problemas como bulling na sua infância e mais tarde em sua adolescência e já como uma estrela em ascensão teve problemas emocionais e físicos, ela sofria com vícios, distúrbios alimentares, automutilação e bipolaridade.



Em busca de ajuda, ela internou-se voluntariamente em uma clínica de reabilitação especializada em adolescentes e jovens. Já recuperada e para sempre lembrar das dificuldades que passou e de como as superou, ela tatuou em seus pulsos, lugar onde mais sofreu com sua automutilação as palavras "Stay" e "Strong" que significa Permaneça Forte, que mais tarde viraria o nome do seu livro. O livro tem como objetivo ajudar todos os jovens que sofrem ou passam por algo parecido com o que ela passou. A ideia principal surgiu através dos seus tweets, onde ela compartilhava com seus fãs sua trajetória, fossem nos momentos difíceis e fáceis. No livro segue as citações que a inspiraram, reflexões pessoais e também seus planos para o futuro, e o que aquela frase em especial tinha como objetivo, seria uma espécie de "Minutos de Sabedoria" para jovens.

Eu adorei e seguindo uma outra linha de raciocínio eu não classifico o livro como uma autoajuda pelo contrário, a essência dele é justamente inspiração, com certeza eu vou continuar abrindo este livro em busca dela sempre que puder, justamente por ter me identificado tanto com a composição do livro. Especialmente, agora no finalzinho de 2014 num momento que mais precisei, foi nele que busquei ajuda, e sabem o que foi melhor? o livro soube me dizer exatamente o que eu precisava ler! 

A diagramação é linda, os pássaros que estão tatuados no braço de Demi estão espalhados pelas páginas, dando um toque bem pessoal e intimo da autora com os leitores. Como é um livro de muita manipulação as páginas amareladas ajudam neste quesito. Concluindo, o livro é para se ler aos poucos, para que se tenha tempo de absorver e aproveitar cada página. Eu admiro a atitude de Demi de tornar público seus problemas e usa-los para orientar pessoas que um dia sofreram e sofrem com problemas assim como ela, guia-los para a busca de ajuda é o principal e permanecer forte também.

O que vocês acharam? Se sentiram inspirados também? Teriam este livro na estante? Quero saber tudo nos comentários!

26 comentários

  1. Não tenho muito interesse justamente por não ser tão fã dela, mas se nem você é e ainda assim gostou, dá pra arriscar então. O legal de livros de cantores/bandas é que nós passamos a conhecer melhor eles, fatos e acontecimentos que jamais faríamos ideia, inclusive o caminho que trilharam para chegar onde estão hoje. Digo isso porque li o do McFly, que sou super fã, e eu que achava que sabia tudo da vida deles, acabei por descobrir MUITA coisa que me fez mudar a forma como eu os via. Não um lado negativo, mas simplesmente a realidade de que eles também são humanos e passaram por poucas e boas

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog de "A Lista de Brett", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol eu tirei muita coisa proveitosa do livro! E l i uma página por dia então foi mais uma experiencia bacana!

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei a resenha, Joi!
    Adoro a Demi e já tenho esse livro no meu tablet para ler faz algum tempo, mas ainda não peguei nele ahahah sua resenha me fez querer começá - lo AGORAAAA!

    Beijo <3

    http://prologuesepilogues.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha te agradado tanto Míriam!

      Excluir
  3. Oi, Joi!
    Que resenha linda! Apaixonada aqui! <3
    Sou super fã do trabalho da Demi e quando soube do seu livro eu o comprei, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Também pensei que o livro fosse de autoajuda, mas pelo que disse não é. Livros desse tipo devem ser lidos lentamente para absorvermos o máximo do conteúdo. Vai para minha lista de 2015. :)

    Bjos,
    Bee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha te influenciado positivamente Ana! Bjs

      Excluir
  4. Oi!
    Gosto muito da Demi mas não sei se lerei o livro, não gosto muito do genero :/.
    Enfim, adorei sua resenha!
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii Joi, tudo bem?
    Comprei esse livro do lançamento dele para presentear uma amiga, acabei lendo ele antes de dar para ela haha, as frases são inspiradora, e a Demi também, ela já ajudou muitos jovens que estavam passando por momento que a Demi já passou, ela é diva demais haha
    Um doce 2015 pra você *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Joi, tudo bem?

    A história da Demi é bem profunda mesmo e fico feliz em ver o quanto ela conseguiu superar tudo isso. Aprendi a virar fã da cantora =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Joi, tudo joia?
    Com certeza teria esse livro em minha estante, direto vejo pessoas comentando sobre ele, e o quão bom é, ele já esta na minha lista de 2015 haha

    beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico na torcida que adquira ele Joi! é ótimo!

      Excluir
  8. Oi, Joi! Tudo bem?
    Eu curto bastante a Demi e acompanhei a situação que ela passou quando se internou, fico feliz que a cantora tenha dado a volta por cima e que ainda tenha compartilhado isso com os fãs, como você disse! É legal ter uma pessoa de referência que acaba sendo idealizada em várias circunstâncias, mas que mostra ser tão humana quanto qualquer um. Eu ainda não comprei o meu exemplar de "Stay Strong", mas assim que o fizer, farei como a proposta do livro pede e lerei uma página por dia, imagino que dessa maneira a experiência é bem melhor! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
    AAAH! Feliz 2015 (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz assim e foi muito bom Jéssica, sai inspirada sempre em cada dia! Bjs

      Excluir
  9. Oi Joi minha flor... Feliz 2015!! Muitas leituras pra ti... Desculpe meu sumiço aqui de seu cantinho viu... fiquei enrolada com algumas coisas, mas nada justifica a minha ausência... porém pretendo voltar mais vezes. Curti demais a resenha desse livro e confesso que me surpreendi com o que foi proposto, porque jamais imaginei que fosse de frases inspiradoras e com isso ela mandou uma mensagem para o leitor e contando um pouco mais de sua vida e das coisas boas e ruins que passou.... achei super válido... Eu não compraria, mas a minha prima que é louca por ela comprou e gostou muito... eu gosto de várias músicas dela... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Di! Nem esquenta eu entendo isso ^^ Acontece com todo mundo! Bjs

      Excluir
  10. Eu gosto das músicas da Demi, mas não sou uma super fã. Eu tenho esse livro e acho que vou fazer como você e ler uma página por dia, tudo bem que já perdi 4 dias kkkk

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana você corre atras desses dias rapidinho! Bjs

      Excluir
  11. Oi Joi, tudo bom?
    Eu não sou fã da cantora, mas acompanho a carreira dela. É uma pena que jovens como ela passem por esse tipo de situação e concordo que esse livro funciona como um alerta para todos eles. Também é interessante por ser uma leitura mais gradual e espaçada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não chego a ser fã da Demi, mas eu realmente a admiro muito. Não pelo que ela fez consigo mesma, mas pelo como ela passou por cima disso, como ela admitiu que não estava bem e lutou para realmente ficar.
    Escrever livro foi realmente genial, afinal muitos jovens sofrem desses mesmos maus, e por inúmeros motivos. Acredito que depois da escrita dele ela esteja passando cada vez mais um exemplo de superação, isso é notável. Aquela mulher é maravilhosa!
    Eu tenho o livro digital, e apesar de querer lê-lo, estava enrolando. Mas depois dessa resenha, eu to pensando em fazer como você, uma página por dia, isso é uma bela ideia :D .
    Gostei muito mesmo,
    Até breve,
    Lie
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Natálie, leva isso num projeto! Imagina que bacana! Bjs

      Excluir
  13. Oi, Joi! Tudo bem?

    Eu tenho livro nessa estante, mas confesso que a ideia de ler apenas uma página por dia me deixa um pouco aflita! Sou uma pessoa que sofre de ansiedade =( Não sei se dou uma chance pra ele esse ano... Acho que é uma boa pra me controlar, né?! rsrs Seria até como um exercício de paciência para mim. Achei sua resenha bem interessante, redespertou o interesse que eu tinha no livro =)

    Beijos,

    Juliana Garcez.

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo flor! Flor o livro não é uma historia é uma frase por dia, então acho que tu vai conseguir sim! Tenta tirar algo de proveitoso em cada dia.

      Bjs

      Excluir