Em 2021 tive o prazer de ler e resenhar para vocês A Jornada da Morte, do autor nacional José M. S. Freire, que nos apresenta uma odisseia no espaço ao lado de Tamara Jong, sua protagonista.

Dessa vez deixaremos a ficção científica de lado, mas continuaremos viajando pela imensidão do espaço. Poesias das Estrelas é um livro de poemas que destacam o fascínio do autor pelas maravilhas e mistérios que o universo nos esconde.

A ideia do autor foi unificar paixões, transformando em poesia um tema muitas vezes abordado apenas em livros de ficção. Os astros aqui são os protagonistas, portanto, o imaginário que possuímos em relação as estrelas, fazem parte da construção narrativa da obra.

Conheça mais sobre Poesia das Estrelas

O livro Poesia das Estrelas contém 32 poemas, com alguns destaques para mim, como Big Bang que brinca e fala sobre nosso ciclo por aqui, assim como Buraco Negro, coincidentemente seguido do primeiro que destaquei. Me identifiquei muito com A Máquina do Tempo, que se encontra mais para o final da leitura, onde veremos o desejo do interlocutor de voltar o passado… e quem nunca teve esse desejo, certo?

Se vou partir, partirei feliz!
É sabido que tudo recomeça.
Um dia me encontrarei em outro Big Bang,
E renascerei com uma nova e venturosa vida.

Todos os contos, transitam pelo leitor de de algum jeito, uns mais presentes que outros, mas todos destacam o conhecimento do autor a ciência juntamente com seu desejo de explorar sonhos, amores, anseios e incertezas que temos na vida.

Se você procura uma leitura que transforme nossos sentimentos em relação a nossa existência e nosso lugar no mundo, talvez Poesia das Estrelas possa ser uma experiência inspiradora. Acima de tudo são poemas que falam sobre nós, sobre mudanças, recomeços e o nosso aprimoramento como pessoas, mas também sobre a arrasadora ideia que é ser apenas um ponto azul no universo.

Conheça Tamara Jong: A Jornada da Morte

José Maurício de Souza Freire é do Rio de Janeiro, bacharel em Ciências Físicas e já escreveu a série de seis livros intitulada Tamara Jong. Poesia das Estrelas é seu primeiro livro de não ficção.

  • Poesia das Estrelas
  • Autor: José M. S. Freire
  • Tradução: -
  • Ano: 2023
  • Editora: KDP
  • Páginas: 113
  • Amazon

rela
ciona
dos