The Vampire Diaries - 1º Temporada | Crítica

Criado por: Kevin Williamson, Julie Plec
Com: Nina Dobrev, Paul Wesley, Ian Somerhalder
Gênero: Drama, Fantasia, Romance
Duração: 22 episódios - 42 minutos
Lançamento: 2009

Hoje eu vou falar de uma série (me julguem) que eu sou totalmente apaixonada! Eu conheci The Vampire Diaries primeiro do que os livros, e confesso que foi uma boa escolha para mim, porque apesar de muito parecidas, a série de TV toma os livros apenas como inspiração. E eu não preciso ter pudores para dizer que, mais uma vez, a adaptação supera a obra, porém eu não descarto a leitura totalmente. Inclusive você pode conferir a resenha do primeiro livro aqui.

O tema vampiros, para alguns, pode ser batido mas o seriado consegue inovar, porque explica desde a raiz, a história sobrenatural que se passa em Mystic Falls, as origens dos vampiros, das bruxas e dos outros seres que podem ser encontrados aqui. Ah.. e é claro a explicação maior, de como a história de 200 anos se colide com os tempos atuais na vida de Elena Gilbert, e do porque Katherine Petrova e ela são totalmente iguais fisicamente e a explicação para isso, para mim foi sensacional.

Enquanto os livros, não são infanto juvenis, a série conseguiu captar totalmente o público e desde aí a série só somou pontos. O que eu mais gosto nela é o dinamismo, num episódio estamos rindo e dando gargalhadas, em outros estamos aflitos e morrendo de medo para no seguinte estarmos nos derretendo em lágrimas e sim, isso aconteceu muitas vezes comigo.


A série consegue abranger inúmeros sentimentos e isso é o que mais adoro em uma série de TV, é justamente o que faz nós começarmos o próximo episódio. Tudo torna isso viciante demais, o que faz com que eu esteja economizando nos capítulos que eu me encontro, no momento eu estou na quinta temporada e saber que a sexta ainda está rolando me deixa mais aliviada. Todo episódio temos um novo mistério para desvendar, enquanto algumas séries focam o grande clímax da série no primeiro e no último, em TVD acontece diferente, todos os episódios são bem elaborados e desenvolvidos. A primeira temporada é um compilado de revelações e introdução para as seguintes. Se preparem muita coisa acontece, fazendo uma avaliação como fã mas também como crítica, TVD mantém o equilíbrio do começo ao fim, sem recaídas.

A trilha sonora acompanha muito bem as cenas da trama, das românticas as com mais agitadas. Apesar da primeira temporada ser de 2009 e eu só ter conhecido a série em meados de 2013 eu voltava algumas cenas para reconhecer algumas músicas. A produção está igualmente sensacional, Como é uma série que percorre várias décadas, viajamos no tempo junto com as passagens de alguns personagens, fazendo com que os vestuários e cenários sejam muito bem explorados.

O que nos faz entrar em outro ponto importantíssimo na série, a transformação dos vampiros e lobisomens. Acho que de todas as séries que contem este tipo de transformação, TVD é que se sai melhor, com uma mistura de efeitos, lentes e maquiagem eles conseguem ser superiores com facilidade, Teen Wolf, True Blood e Grimm que me desculpem.


E o que falar do carisma dos atores? Não é à toa que a série se consolidou e coleciona prêmios durante suas 6 temporadas. Os atores alcançaram o estrelato com estes personagens fazendo jus as sua atuações, eu não poderia imaginar Paul Wesley sem ser como Stefan, com seu jeito romântico e controlado de ser. Ian Somerhalder nasceu para dar vida a Damon Salvatore, ele tem todas as características do personagem, todos os sentimentos presos, cheio de contradições e dores, tudo está ali, e nós percebemos tudo isso.

Tudo isso somada a desenvoltura de Nina Dobrev é sinônimo de sucesso. Ela tem o papel de dar vida não só a doce Elena, como também a víbora e oportunista Katherine, personagens opostas mas com uma atuação tão real que as alterações na maquiagem e cabelo para distinguir ambas nem seriam necessárias. Nina é um feito a parte. Juntos, os três consolidam o elenco protagonista da série como um dos meus preferidos.


Por fim, e a cereja do bolo, sem dúvidas são os personagens secundários, Bonnie, Tyler, Alaric e Jeremy, são todos tão bem incluído na obra que é impossível não adora-los. Para aqueles que odiarem Caroline na primeira temporada, saibam que vocês vão ama-la nas seguintes, com certeza foi umas das personagens que mais cresceu. Mais pra frente, conheceremos Os Originais, os primeiros vampiros do universo criado por L.J Smith, eles ganharam tanta popularidade na série que ganharam um spin off, a série se chama The Originals e é transmitida na The CW assim como seu criador.

Uma dica que eu dou, e o que faz que este seja também um ponto negativo da série é, não se apeguem a nenhuma personagem, Julie Plec não se intimada em matar alguns de nossos queridinhos, mas se serve de consolo, nunca percam as esperanças! 

Enfim gente, eu indico a série a todos que procuram algo não tão complicado mas que mesmo assim te envolva completamente, tenho certeza que a trama de The Vampire Diaries vai te amarrar assim como fez comigo. Ah.. e para quem não percebeu a série tem sim, um triângulo amoroso, mas o que poucos entendem, é que as vezes, a protagonista da história fica totalmente de lado, enquanto que o amor fraterno é super bem desenvolvido. Os irmãos Salvatore foram amaldiçoados por um amor antigo e estão predestinados a disputar o amor da mesma alma por toda a vida. São as causas, os porquês e as consequências disso que vamos desenvolver durante todas as temporadas, além de outras descobertas surpreendentes.


32 comentários

  1. Obaaa, uma das minhas séries preferidas, apesar da 5ª temporada ter caído um pouco, sempre vai ser minha queridinha *-*

    beijos

    aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
    Instagram: @aline_bianca

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre achei que essa série fosse mais levinha, até assisti o primeiro ep e não me interessei muito, mas taanta gente assiste que me deixa curiosa, precisa ser bom mesmo! Agora, the originals, aaahhhh deus! <3333 eu comecei a assistir sem mesmo saber que era spin off de vampire diaries, e meu deus, eu amei de paixão, todos os personagens são tão complexos e cheios de sentimentos conflituosos, não tem mesmo como não gostar! Se vampire diaries for da mesma forma, provavelmente vou amar tambem *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Cavaleiro Fantasma", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a primeira temporada de TVD é meio bobinho, por que tem uma pegada de Crepúsculo, mas depois....menina! Fica sensacional, tipo TO, assista sim!

      Beijos

      Excluir
  3. Eeeeee dona Joi, então você gosta de Vampire Diaries não é mesmo ?! rsrsrs
    Brincadeiras à parte, rsrsrs
    Sua resenha ficou top, perfeita, uma delicia de ler, como sempre. Como você faz isso, qual é o segredo, divide com as amigas, hahaha !!!
    Adorei o fato de que você demonstrou diversos pontos da série, destacou detalhes da história e elementos que eu nunca havia percebido, ou talvez estivesse tão saturada que não queria ver ...
    Eu já tentei assistir a série duas vezes, mas não consigo. Não sei porque eu simplesmente não consigo avançar. Eu começo toda empolgada com a história e do nada pego raiva de tudo, hahaha, acho que é por causa dos vampiros ... Eu tenho uma relação de amor e ódio com vampiros, hahaha

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto Bel! hahaha

      Vou te dar uma dica então começa pelo último episodio da primeira temporada, a partir da segunda é outra vibe! Bjs

      Excluir
  4. Oi Joi!
    Não acompanho a série, mas tenho uma curiosidade imensa em assistir por conta dos inúmeros comentários bacanas que leio a respeito dela. Li apenas o primeiro livro, mas sei que os livros e a série são bem diferentes em muitas coisas.
    Pretendo terminar de ler para poder começar a assistir, de preferência ainda esse ano. Espero curtir tanto quanto vc!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Oi Ale!

    Eu já assisti a série até a terceira temporada, e tentei ler os livros (parei no primeiro - muito ruim!). A série é boa, mas transformaram em novela mexicana onde ninguém realmente morre, e onde a protagonista não se decide com quem quer ficar. Francamente, perdi a paciência pra assistir series assim -.-'

    .-. Livros & Cores .-. | resenha de Objetos Cortantes, da Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha adorei seu comentário! Ainn eu amei esta parte de alguns terem "voltado" <3

      Excluir
  6. Oi Joi,
    Nossa TV é algo q n m agrada hahahha, eu sempre acabo dormindo ou largando a série de lado!
    Esta ainda n comecei a ver, parece ser legal, uma q eu vi toda e amei é Prison Break! =)

    Bjos!
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar, Prison Break é outro nível, foi uma das primeiras séries que vi! Bjs

      Excluir
  7. Oi Joi,
    Eu comecei a assistir VD há alguns anos e confesso que a adaptação supera os livros. HAHAHA'
    Primeiro porque Damon personificado é ainda mais engraçado. kkkk Eu adoro ele.
    Mas a minha decepção foi Nina Dobrev, ela consegue ser mais sem graça que a menina do Crepúsculo. ¬¬' Parei de acompanhar a série, mas pretendo retomar logo logo. The Originals também é foda! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damon = Ian né?! Eu estou lendo os livros, e concordo com você! Bjs

      Excluir
  8. É bem raro uma adaptação literária superar o livro, né? Fiquei curiosa, apesar de não ter o costume de assistir seriados.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  9. Oi Joi! Tudo bom?
    Eu lembro como se fosse ontem, eu sozinha em casa de madrugada, assistindo ao primeiro episódio da série, acredita que fiquei com medo? Acompanhei por alguns episódios e parei, não me lembro porque, acho que fui perdendo o interesse. Hoje vejo que a série cresceu muito, de uma maneira que eu não esperava e tenho repensado em dar uma segunda chance novamente para a série!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim Fe, e olha a primeira temporada é a mais bobinha viu, mas ela tinha algo que sinto falta nas outras, o Damon com sua neblina e sua forma de corvo =/

      Excluir
  10. Você não poderia ter falado melhor! Eu assisto Vampire Diaries e atualmente estou vendo o início da quinta temporada (me atrasei e agora estou tentando alcançar, hehe!). Eu adoro a forma como a série deu origem aos personagens, como eles envolvem o equilíbrio da natureza nas criações das cópias. Antes de saber isso eu ainda me perguntava como foi que surgiu uma Elena igualzinha à Katherine. E o que dizer das atuações? Concordo com cada palavra que você falou. Se me mostrassem um livro de vampiros agora, eu torceria o nariz, porque a literatura de vampiros me encheu o saco. Mas TVD consegue ser original. E sim, quanto eu chorei! D:
    Falando nos livros, vou confessar: li eles antes da série e abandonei. A adaptação é incrivelmente melhor (e é raro eu dizer isso).
    Beijos e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi concordo com vc em tudo! retirando o "romance" é uma série inteligente com o meio sobrenatural ^^ com muitas explicações e origens ^^
      Bjs

      Excluir
  11. Eu sou apaixonada por essa série, apaixonada <3 Eu comecei a ver logo que estava lançando a primeira temporada na Warner, a propaganda deles falando algo como essa série ser melhor do que Crepúsculo me deixou curiosa para ver e depois de ver foi amor a primeira vista! Conto os dias para um episódio novo <3


    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  12. Ahhh que saudade de ver TVD. Mas abandonei na quinta temporada. Agora só vejo os spoilers pelo facebook e, sinceramente, ta na hora de acabar. Ninguém merece =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Kel fala assim não hahaha! Poxa mas se tu está com saudades é porque gosta!

      Excluir
  13. Nossa, eu li os livros e já sei que os dois são totalmente diferentes! Eu confesso que estou curiosa para assistir a série (ainda mais sabendo que tem um tom mais adulto), mas prefiro esperar a série acabar para conseguir ver tudo de uma vez!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  14. Oie Joiiiiiiiiiiiii
    Tem como simplesmente não AMAR The Vampire Diaries?? A série é muito boa e me desculpe os livros são um total lixo eu não recomendo a ninguém!!
    A três primeiras temporadas são simplesmente fantásticas, mas não tenho como negar que a partir da 4ª temporada a série decaiu muito e nós entregou uma péssima 5ª temporada eu simplesmente já to que não aguento dessas histórias de cópias e mais cópias!
    Mas tenho que concordar com você que a Nina é fantástica, ela consegue se encaixar bem na personalidade das (4) personagens que ela interpreta na série.
    Mesmo com todos os altos e baixos da série eu não consigo deixar de ver e claro recomendo a qualquer um!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo Alisson eu adoro! Mesmo com alguns pontos consigo ver coisas positivas até nos episódios de agora! Bjs

      Excluir
  15. Oi, Joiii!!

    Ahhh!! Vampiros <3 <3
    Então... você conseguiu me convencer um pouco mais a assistir a série. Vi os primeiros episódios e ainda não continuei. Geralmente, as séries que vi foram daquelas que eu vi os primeiros e fiquei presa até o final. Sou viciada em True Blood e já assisti tudo. Detestei aquele final, aquele último episódio. Mas acho que como os Salvatore são amaldiçoados com a mesma mulher, eu sou com o final de séries de que gosto :'C - Fala aí, Witches of East End cancelada... \o
    Você destacou pontos legais da série. Eu realmente gostei do Damon quando assisti. (Por que será que eu tenho essa queda por vampiros intimidantes, né? '-'). E o romance do Stefan com a Elena... achei mais teen, mais sem sal, desculpa. Pelo menos nos primeiros episódios. Quando era mais nova adorava qualquer novidade de romance. Mas depois de ver tanto... acho que o que me ganha mesmo é aquela coisa com sal e pimenta logo de cara. Uma química boa de personalidade, sabe? E ele fica lá, todo misterioso... e ela também na dela.. É tipo, "interessante", não.. "certo, você realmente tem que continuar a assistir". Pode parecer bobagem, mas senti isso em True Blood - sim, cometi o erro de amar Bill e Sookie juntos :'C - Ai, meu coração.
    Vou tentar dar mais uma chance à série. Essa e Once é uma das que mais me mandam assistir, mas que vi os primeiros episódios e não me prendi.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivian, o Damon tem tudo a ver com a sua vampira e ele é um vampiro como deve ser, ao contrário do Stephan....a Elena se apaixona pelo Damon, indo contra tudo que se mostra na ´serie e para mim foi o clímax da série! Sou louca por TVD ^^

      Excluir
  16. Essa série é demais, depois do primeiro episódio da primeira temporada já me apaixonei <3 Já ri e já chorei (e ô, como chorei) com ela, é a única que me faz passar por tantas emoções :))

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  17. Aiiii, Ian *-* Como não amar? Como não babar?
    E concordo totalmente, ele nasceu para dar vida ao Damon. É perfeito demais!
    Eu era viciada nessa série, tipo muito mesmo. Mas parei de ver no meio da quarta temporada. Na época saiu o edital de um concurso que aguardava muito e parei tudo pra estudar, praticamente abandonei o blog na [e passei, mas não fiquei bem classificada, :( ]. Bom, o fato é que quando isso tudo passou, a série já estava começando a 5ª, e eu já tinha esfriado, e nunca voltei a ver. Mas pretendo, porque sempre vejo o pessoal comentando que continua ótima
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru volta a ver sim! Eu estou no meio da quinta e indo pra sexta, mas acho que vou esperar terminar a sexta para ver tudo de uma vez o/

      Excluir
  18. Oi Joi, tudo bom?
    Eu gosto muito de séries, mas nunca tive interesse em Vampire Diaries. A verdade é que nunca me atraiu, mas também nunca assisti nenhum episódio. É uma série com muitos fãs e isso com certeza pesa a favor do seriado. Enfim...quem sabe um dia? O seu post ficou super convidativo para quem não conhece.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Joi, tudo bem?

    Eu comecei a assistir TVD quando passou no sbt, mas a dublagem era horrível então acabei desistindo, mas pretendo voltar a assistir, mas agora legendado :D

    A série é realmente muito boa e meu irmão é viciado kkkk

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    Participem do -- Top Comentarista de Fevereiro--

    ResponderExcluir
  20. Bem, não tenho muito o que comentar sobrea série, pois nunca vi, como é bem diferente dos livros, pois conheci os livros primeiro e amei, nunca senti interesse em ver a série, pois mudaram muita coisa. Mas aceito a opinião de ambos os fãs, o importante é se divertir e envolver com aquilo que gosta. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy dizem que a adaptação superou a obra, e para os fãs que tem alguma esperança, tem chances do que aconteceu nos livros não acontecer na série ^^ Vamos ver...

      Excluir