Hora do Drama – Duty After School

18 ago, 2023 Por Luzinery Pacheco

Dever Após a Escola, em português, é uma série sul-coreana baseada no webtoon de mesmo nome de Ha Il-kwon. Criado por Lee Nam-kyu, dirigido por Seong Yong-il e escrito por Yoon Soo, o programa televisivo teve sua última exibição em 21 de abril de 2023 contando com 10 episódios no total.

A trama apresenta a história de um grupo de estudantes do 3º ano do ensino médio que está se preparando para o exame de admissão para a universidade. Eles são recrutados para um treinamento militar com o pretexto de que serão recompensados com pontos extras para a entrada no ensino superior. Quando misteriosas esferas começam a cair do céu e a matar as pessoas ao seu redor, e o governo emite uma ordem de evacuação, os estudantes percebem que estão prestes a fazer parte de uma guerra de verdade.

Em meio a missões, acompanhamos estes adolescentes em suas primeiras experiências segurando uma arma e, principalmente, se virando para sobreviver em meio ao caos. A série carrega algumas reflexões sobre o sistema educacional da Coreia do Sul, psicanálise social e o limiar entre a monstruosidade e a humanidade.


Eu comecei Duty After School sem muitas expectativas, mas terminei querendo mais. Apesar de muitos contradições, eu realmente gostei do k-drama. O elenco é constituído de atores adultos que interpretam adolescentes incríveis e outros insuportáveis. O primeiro episódio parece simplesmente um drama adolescente, com crianças enfrentando os seus conflitos — problemas e pressão na família, bullying na escola, competição, paixões, amizades, etc. Porém, quando os militares entram em cena, apesar das crianças agirem ainda como crianças, os telespectadores já entendem que algo não está certo.

Não vou comentar muito sobre os efeitos visuais pois não entendo propriamente do assunto, mas deixou a desejar. A questão é que a história está muito além da guerra contra as forças extraterrestres. O conselho que alguém me deu antes de começar foi: não se apegue a ninguém. Infelizmente, foi difícil seguir o conselho. Acompanhamos o desenvolvimento da maturidade dos estudantes, observando penosamente como foram jogados para crescer numa guerra. O final foi deprimente, mas fez total sentido e valeu a pena. Eu adorei muito ter visto isso. Destaco ainda a atuação de todos os atores, eles simplesmente carregaram o drama nas costas com suas performances.

Passei muita raiva com alguns personagens que posteriormente se tornaram queridinhos e quis a morte de muita gente também, rs. O plot twist funcionou bem, apesar da revolta que até hoje sinto. Em resumo, não é uma série completamente revolucionária, mas acredito que entregou o que tinha para entregar.

Duty After School aborda os laços de amizade, remete aos danos que a guerra provoca à saúde mental, fala sobre o sistema opressivo e o equilíbrio da vida. Há suspense também, e em algum momento o foco passa das criaturas estranhas para as relações humanas. Quem está assistindo não sabe em quem confiar com tanta reviravolta que há. A mensagem que ficou para mim após ter terminado se relaciona com uma frase de algum livro de Stephen King, que diz: Os adultos são os verdadeiros monstros. Eu apenas trocaria para “pessoas”, no geral.

Ver essa série é se preparar para mergulhar em um monte de emoções desde tristeza, alegria, ternura e DESESPERO. Recomendo demais, pois merece ser conhecido.

  • Duty After School
  • Lançamento: 2023
  • Criado por: Lee Nam-kyu
  • Com: Shin Hyun Soo, Im Se Mi
  • Gênero: Ação, Ficção Científica
  • Duração: 60 minutos

rela
ciona
dos