No planeta Cabula XI, os dias duram noventa e seis horas. Nesse local, cheio de seres, vive Severino Olho de Dendê, um investigador profissional, que usa, no lugar de seu olho esquerdo, o Olho de Dendê. Essa tecnologia possibilita a ele ver os últimos momentos de pessoas que morreram, recurso muito útil como investigador. Ele não trabalha sozinho, pois tem, ao seu lado, um alienígena que não tem papas na língua, seu melhor amigo, Bonfim.

Severino vai ser chamado para mais um caso. Mas esse caso será diferente, pois ao que tudo indica a Federação está envolvida nesse misterioso assassinato. Quanto mais Severino e Bonfim se envolvem, mais eles descobrem. No caminho, a dupla vai contar com outras pessoas e em uma galáxia bem nordestina, esse grupo vai precisar lutar por um futuro melhor para todos.

Foi por causa do título que eu quis ler esse livro, uma referência clara a um dos poemas mais importantes do país, Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Mas as referências não param por aí. Ian Fraser explora um vocabulário bem brasileiro, especificamente usado no nordeste do país, e a cultura nordestina, através da culinária. Referências a outras obras literárias brasileiras surgem durante toda a leitura, e muitas músicas famosas no país surgem através da rádio local, a rádio Serendipidade. É muito legal ver todas essas referências na obra, deixa a gente mais próximo do que eles estão vivendo. 

Outro ponto bem interessante tem relação com a parte gráfica do livro. Cada capítulo tem um fragmento de Morte e Vida Severina e um poema. Esse antecipa ao leitor o que vai acontecer na história. Achei muito legal o modo como o autor fez isso. Em muitos momentos em que a rádio Serendipidade ganha volume, as letras das canções tomam as páginas também. Com tudo isso, a parte gráfica do livro ficou muito legal!

Os mistérios por trás dos crimes,
Esses ainda vão se revelar.
Mas olha só, digo logo,
Vai ser difícil de aceitar.
Tem traição e manipulação.
Tragédia com tom familiar.

A trama política é bem explorada, e o universo criado pelo autor é muito interessante. A federação setentrional é a organização que está administrando o universo, deixando tudo em segurança. Aqui existem os Carcarás Carmesins, que são os responsáveis por investigar crimes. Claro que dentro desse contexto, vamos ter uma empresa privada né?

ProPague é a empresa responsável pelo Óleo de Dendê, a energia para o transporte entre os planetas. Por ser uma mega investidora de dinheiros na federação, sua influência é enorme. Achei bem legal o modo como o autor faz as ligações entre esses elementos. O autor ainda ganha pontos ao apresentar as paladinas do Sertão, grupo de guerreiras que está de olho na federação. Elas estão sempre prontas para lutar contra a opressão e a submissão.

Severino tem um passado dedicado à Federação Setentrional. Treinado para ser um Carcará, um atentado levou seu olho e seu braço esquerdo. Agora ele tem no lugar deles, membros cibernéticos. Foi assim que ele ganhou seu olho. Um dos elementos mais legais desse personagem é, sem dúvida, esse mecanismo de ver os momentos anteriores à morte de alguém. Mas foi essa investigação que mudou a vida de Severino, ele terminou seu relacionamento e foi embora para outro lugar. Agora, algum tempo depois, ele faz bicos como investigador.

Severino tem um passado com Filomena e fica evidente os sentimentos deles durante a trama. Eu gostei muito da Filó. Ela é uma mulher determinada e tem paixão em suas atitudes. Ela vai ter um papel bem importante na trama. E falando em papel importante, eu adorei o querido Bonfim, um puiuiú, uma raça alienígena do planeta Zolriatis. Ele é um ótimo parceiro de Severino, com suas habilidades envolvendo audição ultrassônica e o compartilhamento de emoções e sensações. Outra personagem que se destaca é Antonieta Capitolina Macabéa (adorei o nome dela). Ela é fruto de experiências em laboratório e por isso é uma capivara humanoide. O mais legal dessa personagem é seu amor pela literatura. Muitas de suas falas são falas de personagens famosos.

Só tenho um ponto negativo para falar, achei o final meio apressado e algumas pontas ficam soltas, mas isso não tira o brilho da história. A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê é um livro que mostra como a cultura pode ser usada dentro de uma trama evidenciado o que um povo tem de melhor. Com tudo isso, o autor apresenta personagens complexos, fala sobre amor e amizade, enquanto celebra nossa música e nossa literatura.

Avaliação: 3 de 5.

  • A Vida e as Mortes de Severino Olho de Dendê
  • Autor: Ian Fraser
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 304
  • Amazon

rela
ciona
dos