A República do Dragão – R.F. Kuang

14 ago, 2023 Por Clara Vieira

A República do Dragão é o segundo livro da trilogia A Guerra da Papoula, de R.F. Kuang. Inspirado em elementos políticos presentes na história da China do século XX, este segundo volume inicia acompanhando a protagonista Rin lidando com o sofrimento causado pelas consequências dos seus atos, principalmente aqueles ocorridos ao final do primeiro livro. Rin torna-se central na trama política do Império Nikara, e suas decisões irão influenciar diretamente uma guerra civil que pode se iniciar no país em breve.

Este segundo volume acompanha exatamente este aspecto da personagem: sendo uma figura poderosa no cenário político, Rin precisa tomar decisões que alterarão não apenas seu futuro, ou de seus amigos, mas também da nação inteira. Assim, acompanhamos o desenvolvimento da protagonista, vendo como ela altera a história e como a história a altera.

Confira a resenha de A Guerra da Papoula

Rin não é a única personagem cujo desenvolvimento acompanhamos, no entanto: R.F. Kuang é extremamente bem sucedida ao construir personagens complexos e multifacetados, com histórias de vida interessantes, sendo por vezes difícil de estabelecer heróis e vilões. Esta é uma narrativa que convoca constantemente o leitor a se questionar sobre questões éticas das mais profundas em um cenário cujas multiplicidades não permitem decisões óbvias ou fáceis.

Vale dizer que todo esse desenvolvimento de personagens não se traduz em um livro sem ação. A República do Dragão é uma história permeada por várias cenas de batalha, em que o leitor precisa conter a ansiedade para descobrir se tudo fica bem com seus personagens favoritos. 

Este livro contém aspectos que podem agradar tipos de leitores diferentes. Por um lado, as referências a história da China, as interações entre povos e suas dinâmicas de poder, as cenas de planejamento estratégico de guerras, e as batalhas em si podem agradar os fãs de ficção histórica. Por sua vez, os aspectos da narrativa que envolvem um tipo de xamanismo inventado pela autora podem agradar os leitores de ficção fantástica.

Se tivesse que descrever em apenas uma palavra a temática de A República do Dragão, esta seria a mesma que escolhi para o primeiro volume da trilogia: poder. Acompanhamos a distribuição desigual de poder, a luta por ele, e percebemos como indivíduos e comunidades inteiras são alterados por ele. Vemos também como o poder reitera preconceitos, dando a certos grupos a crença de que são melhores que outros, e, em relação estreita com isto, vemos como o poder pode se desdobrar em violência, em se afirmar sobre outros.

É por isto que a leitura de A República do Dragão pode ser indigesta. É, ainda assim, uma história extremamente inteligente e interessante. Gostei tanto deste livro quanto do primeiro, e mal posso esperar para ler o último volume da série e descobrir como a história de Rin e do Império Nikara são concluídas.

Avaliação: 5 de 5.

  • The Dragon Republic
  • Autor: R.F. Kuang
  • Tradução: Helen Pandolfi, Karine Ribeiro
  • Ano: 2023
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 640
  • Amazon

rela
ciona
dos