Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas

Título Original: Supernova: O Encantador de Flechas
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 397
Compre aqui

Neste mês de abril, recebi o livro Supernova: O Encantado de Flechas, do autor nacional Renan Carvalho, que é lançamento da Editora Novo Conceito. Sou apaixonada por distopias, fantasias, séries. Quando li que este livro, ou melhor, que a série Supernova era tudo isso, fiquei mega ansiosa para iniciar a leitura. 

A história deste livro I, inicia apresentando o leitor ao mundo do personagem principal, Leran Yandel. Leran é um jovem adolescente, que vive na cidade Acigam. Vive uma vida tranquila, quando comparada com outros moradores da cidade, com a mãe, e a irmã mais nova, Luana. Seu avô, um comerciante, vive no centro da cidade, assim como os demais comerciantes.

Leran está nos dias finais da escola, e está feliz por finalmente acabar esta fase de sua vida. As escolas de Acigam tem matérias bem peculiares, e uma delas é treinamento com arco e flecha, na qual Leran se saiu tão bem, que seu professor resolveu presenteá-lo com um arco e flechas, no seu último dia de aula. 

Acigam é uma cidade muito peculiar. Há anos atrás, o atual rei, Evandro Cadorcia, resolveu fechar as fronteiras da cidade, assim, ninguém entra e ninguém sai da cidade há mais ou menos 15 anos. Além disso, os cidadãos sofrem por uma ditadura implacável, sem ter a quem recorrer, devido ao isolamento em que se encontram. Neste contexto, Leran aprende com seu avô, que é possível o controle de energia através dos elementos, e ele mesmo começa a treinar a sua habilidade, de encantar objetos.

Obviamente, a prática de controle de energia através dos elementos (Terra, Fogo, Água, Ar, Luz e Trevas) é proibida, assim, Le e seu avô, praticam tudo escondidos no porão da loja do Sr. Bretor Yandel (avô de Le). Ao final de um desses dias de treinamento, Sr. Bretor e Le, estão retornando à noite (ignorando o toque de recolher imposto pelo governo) para a residência dos Yandel, quando um ataque inicia bem onde eles estão. De um lado, controladores de energia manipulam os elementos de diversas maneiras, como raios, bombas, correntes de ar entre outros. Já do outro lado, vemos soldados do governo e os Silenciadores

"Até hoje meu avô anda com um pequeno amuleto de ferro preso ao pescoço; pertencia ao meu pai. Ele não o tira por nada. Muitas vezes já o vi olhar para esse objeto, decerto pensando em como as coisas seriam se seu filho ainda fosse vivo, se tivessem feito escolhas diferentes."

Os Silenciadores fazem parte da elite do exército do governo, e sua principal função é de caçar os considerados magos. Suas poderosas armas tem o poder de anular a manipulação de qualquer energia dos magos. Eles andam com longas roupas pretas, cobrindo as faces com capuzes pretos, deixando a mostra apenas dois pontos amarelos, onde são os olhos. 

Neste primeiro contato de Le com os silenciadores é extremamente traumático. Ele os vê assassinando diversos magos, e ele e seu avô só podem permanecer escondidos, aguardando que o embate termine. Após este dia, o avô de Le, explica que há uma luta acontecendo. Diversos magos, denominados rebeldes, uniram-se e formaram a Guilda. Este grupo tenta especializar-se e estudar mais a fundo a ciência dos elementos para poder combater este governo tirano. 

"Pronto, me ferrei. Ele sabe de tudo: dos encantos, do meu avô, dos rebeldes. Vou ser preso assim que essa conversa acabar. Esse charuto deve ser o início da tortura." 

Um dia, indo a loja do avô, Le, tropeça em Judra, uma jovem loira de cabelos ondulados, que aparenta doçura e sinceridade. Ambos tornam-se amigos, e logo um pouco mais que isso. Sem poder conversar com ninguém sobre os segredos que sabe, Le não consegue entender como uma guerra pode estar acontecendo, sem que ninguém perceba. Ele logo se convence da veracidade desta informação, quando praticamente todas as lojas do centro são destruídas, uma vez que os maiores magos da cidade são da classe comerciante. 

Logo inicia-se uma árdua batalha entre governo e rebeldes, impossibilitando que Le e sua família continuassem em sua casa, fazendo com que eles unam-se à Guilda. Muitas reviravoltas acontecem, e na medida em que a história vai avançando, somos tomados pela surpresa diversas vezes. 

"E, ao contrário do que eu imaginava, a sensação deste momento não é de paz. É de agonia. A impotência de falecer sem antes terminar o que eu deveria ter feito. Desculpe, Leran."

Neste livro eu consegui sentir diversas emoções diferentes. Amor, ódio, surpresa, raiva, apreensão, medo, tristeza, felicidade. Fazia um bom tempo que eu não lia uma boa distopia, e ainda com fantasia junto. É um livro único, e que com certeza irá ganhar milhares de fãs. Adorei as ilustrações, isso é realmente raro de se ver, adorei mesmo!

Bem, pontos positivos, eu já listei vários! O único ponto que eu considero negativo, foi que no início da história nos são apresentados muitos detalhes. Coisas muitas vezes desnecessárias, ou que o leitor poderia concluir lendo outras partes, aqui são minuciosamente relatadas. Isso me deixou um pouco aflita no início, mas com o avançar da história, os detalhes foram mais escassos e a história andou bastante.

Um pouco antes da metade do livro, até o final, eu simplesmente não consegui largar o livro. A cada capítulo uma reviravolta daquelas que o leitor fala bem alto “NÃO ACREDITO!”. Eu simplesmente amo livros assim, estou mega ansiosa para o livro 2 “A Estrela dos Mortos”. Só posso parabenizar ao Renan Carvalho por criar tão bem esta história, com todas as suas reviravoltas e surpresas! Não deixem de ler, vocês também vão se apaixonar!

XO, 

29 comentários

  1. Oi Lili, (acho que é a primeira vez que me dirijo a você, normalmente falo com a Jodi)
    Você me fez ficar me coçando de vontade de ler esse livro, a editora até me mandou ele em março (mas os correios fizeram o favor de mandar de volta ¬¬') e confesso que não estava muito empolgado para lê-lo, agora você vai me fazer gastar (te contar viu >.< :p )
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    PS: Tá rolando sorteio da saga A Era de Ultron lá no blog... se estiver interessada dá um pulinho lá ;)

    ResponderExcluir
  2. Já estava meio que afim de ler este livro, e agora, depois desta resenha estou com mais vontade ainda... Mas vou me conter para não gastar no momento (fazê o que né?!).

    Abraços!!

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, que bom que a resenha te influenciou positivamente, volta sempre viu?!

      Excluir
  3. Oie
    Uau, não dava muito pelo livro, mas sua resenha me deixou bem empolgada .Gosto de distopias, e combinada com fantasia e belas ilustrações, sem dúvida será uma leitura empolgante.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Também recebi esse livro Lili e estou doido para começar a ler, sabia que a história de Leran era boa mas não imaginava que fosse tanto, tem inúmeros elementos que adoro e com certeza vou gostar bastante deste livro.
    Parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Brasileiro, Fantasia, bem contado. Por que não descobri esse livro antes? Preciso logo dele, quem quiser me dar a vontade.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cara, fui na livraria semana passada e pensei em por na listinha de compras esse livro, mas fiquei na duvida se ia gostar ou não. Vlw, você acabou de responder por mim! hahahahahaha~

    Bjs
    http://livros-e-tantos-vicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii !! Já estava afim de ler esse livro... agora com sua resenha, fiquei mais ainda. *-*
    Fiquei super empolgado pra ler.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fantástico, eu amo livros com trailers, amo tanto, me faz enxergar melhor os personagens, e torcer por eles, ao invés de tentar conhece-los.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom booktrailer sempre instiga mais né?! ♥ Bjs

      Excluir
  9. Que bom que o livro te envolveu. É a primeira resenha que li desse titulo e adorei ver o seu entusiasmo, um jovem autor brasileiro publicado por uma grande editora pode ser um sucesso e um fracasso e eu estou torcendo pelo sucesso dele como se não tivesse amanhã! Que bom ver uma boa critica!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi e já tem novidades no ar viu?! A NC vai lançar a continuação ^^

      Excluir
  10. Oláaaaaa Lili!
    Também recebi Supernova, mas de todos, esse é o único que ainda não li.
    A falta de detalhes também me incomoda um pouco, mas é bom saber que no restante da história isso não é apresentado com frequencia.
    Adorei a resenha! Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o lançamento fiquei bem curiosa para ler. Sou apaixonada por distopias realmente fiquei bem curiosa sobre esse livro. A premissa parece ser muito boa e a diagramação realmente é muito linda e bônus por ser nacional ^^

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto a capa uma vez, mas não sabia do que se tratava realmente. Fiquei muito curiosa com a sua resenha e espero poder lê-lo um dia.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Achei a capa e a diagramção muito lindas, porém a história não me interessou muito. Não sou muito chegada no gênero fantasia que é bem fantasioso mesmo e esse livro parece puxar muito pra isso.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BIA, tem um "Q" de distopia tbm! Quem sabe você não curte?!

      Excluir
  14. Oi
    Gostei da sua resenha e achei bem legal as fotos que você colocou, pois não sabia que o livros era ilustrado.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem??? Eu já morria de vontade de ler esse livro, agora tenho mais vontade ainda :3
    Ando muito fã de distopias e amo fantasia. Daí já viu né? Preciso!!!!
    Acho que também ia ficar um pouco aflita no começo, com tantos detalhes, mas que bom que depois a coisa flui :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo quando o livro nos surpreende né?! Ainda bem!

      Excluir
  16. Olá
    No começo, quando lançou eu fiquei super interessada no livro, mas depois comecei a ver algumas pessoas encalhando a leitura, porque diziam que era parado, agora você vem com essa resenha dizendo maravilhas, estou confusa, não sei o que esperar da obra!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Tenho o livro aqui e não vejo a hora de ler, achei a sinopse super interessante e essa mistura de fantasia com distopia bem legal.
    Abraços!
    Leitura Fora de Série

    ResponderExcluir
  18. Olá Joi,

    Estou sempre lendo comentários positivos em relação a esse livro, gosto demais do gênero e ainda com ilustrações fica ainda melhor, ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Amiga tenho que confessar que sua resenha me deixou bastante curiosa para saber sobre o livro e também me tirou o receio que estava sentindo, porque estava com medo de não gostar do gênero, mas depois que você falou claramente sobre isso acabei me convencendo e preciso ler ele para amanhã assim que tiver um tempo, porque estou bastante curiosa. Todos tem falado muito bem desse livro do Renan e não dúvido que seja ótimo. Espero gostar bastante da leitura assim como você. Achei que sua resenha foi muito bem abordada. Parabéns =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-tenshi-um-anjo-sem-asas.html

    ResponderExcluir
  20. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii sua resenha.
    Eu conheço o livro pela capa kkkk nunca tinha lido uma resenha e adoreiiiiii
    Amo livros que fazem um misto de sentimentos kkkkkkkk não curto MUITO aventura, mas acho que vou gostar.
    Que diagramação incrivelllllll
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  21. Embora você tenha expressado tão bem sua opinião a respeito do livro, confesso que tô meio dificil de convencer. É que desde que foi lançado tenho a impressão de que este livro é ruim. Não sei se é porque não sou muito fã do gênero, mas é que acho que este eu não encaro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece Liih tem livros que simplesmente não nos despertam interesse ^^

      Excluir
  22. Oi, Lili! Que bom que você curtiu o livro! *-* Eu tô com ele aqui, mas ainda não tive tempo de ler, o que é bem frustrante porque também adoro literatura fantástica! <3 Espero conseguir ler em breve! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir