Resenha: Ligeiramente Casados

Título Original: Slightly Married
Autora: Mary Balogh
Ano: 2014
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Compre aqui

- postado originalmente por mim no Livros e Chocolate Quente.

Com a chegada do segundo volume da série, resolvi trazer aqui para o Estante a resenha de um livro que tanto me encantou. Hoje falaremos de Ligeiramente Casados. Antes de qualquer coisa preciso falar a quão satisfeita e encantada que estou com este universo dos romances de época. É tudo tão detalhado e bem narrado que me deu aquela vontade de ter nascido por lá, usar todos aqueles vestidos lindos e robustos, mesmo que a mulher tivesse certos limites diante à sociedade em 1814. 

O que certamente não é o caso da nossa protagonista, Eve Morris, ela é uma mulher independente e determinada, na minha opinião, não se encaixa nestas tais regras do seu tempo, e ainda possuí um coração bondoso. O pai de Eve faleceu a menos de um ano e agora ela era herdeira e administradora do rico Solar Ringwood. Com ela vivem e trabalham apenas pessoas cuja a sociedade classificaria como incapazes. Dentre eles, uma ex-detenta, um amputado de guerra, sua tia velha galesa, a mãe de um bastardo, um menino com deficiência mental e dois órfãos que Eve adotou como seus filhos. Ahh.. e não poderia esquecer de Muffin um cãozinho que fora abandonado. 

Em apenas uma semana, a vida de Eve mudaria da água para o vinho pois as notícias não eram nada boas. O responsável por trazer tal notícia é o Coronel Lorde Aidan Bedwyn, que jurou para o irmão de Eve, Percy Morris em seu último suspiro de vida que daria a notícia de sua morte pessoalmente para a irmã, e que além disso a protegeria. Mas do quê? Aidan sempre fora um homem digno e mesmo tendo uma patente elevada em seu batalhão resolveu perder alguns dias da sua licença para honrar sua promessa. A notícia chega como um tufão para Eve, seu irmão, a última pessoa que sobrara da sua família estava morta e agora ela estava sozinha.


Diante uma condição do testamento do seu pai, não é apenas o luto do irmão que assombraria Eve, antes do primeiro aniversário de morte do velho Morris, ela deveria se casar, caso isso não acontecesse, ela perderia toda sua herança e seria despejada. Mas sabem o que era mais desesperador? Isso aconteceria em apenas 4 dias! O irmão morreu para a guerra, ela iria para o olho da rua, junto com todos seus protegidos, o que seria dela? Eve omite seu destino para Lorde Aidan, afinal, ele já cumprirá com sua promessa e ela seria muito grata por isso. Porém as últimas palavras de Percy assombravam a consciência dele: Prometa que irá protege-la. Prometa! Custe o que custar! 

Por que tanto desespero em suas palavras? Aidan acaba descobrindo o motivo e como um homem integro que é, e sem muito tempo para outra solução, Aidan propõe um acordo à Eve. Eles se casariam, apenas um casamento de conveniência. Se casariam dali dois dias, Eve manteria sua fortuna e seu lar, Aidan voltaria para sua família em Londres e a sua carreira militar e depois nunca mais se veriam. 

As coisas não são tão simples assim, Aidan é irmão e herdeiro do Duque de Bewcastle e obviamente que até naquela época existiam os conhecidos fofoqueiros de plantão e como o casamento de Eve e Aidan fora em Londres, rapidamente a notícia chegou aos ouvidos do Duque que acaba exigindo que sua cunhada seja devidamente apresentada como uma dama à sociedade e à Rainha.


Chegará a vez de Eve honrar sua gratidão à Aidan e apoia-lo junto com suas obrigações com a família. O casamento que duraria apenas dois dias teria que ser estendido por mais algumas semanas. Como eles lidariam com isso? Todo este clima de época e costumes desconhecidos que apenas estes livros nos proporcionam fazem que de jeito nenhum o livro seja clichê para mim, posso dizer que é bom demais acompanhar como tudo acontece com cada personagem e de que maneira eles conseguem ponderar as possibilidades de estarem casados. 

Estes dois personagens são o exemplo ideal de independência e liberdade. Cada um sabe muito bem o que quer, são totais pés no chão e ver cada um se entregar aos seus desejos mesmo que possam não ser correspondidos é encantador. O livro é narrado em terceira pessoa com pontos de vista intercalados entre os dois personagens, mas achei a presença de Eve muito mais marcante, como se ela mesma fosse a protagonista principal. Mas não, a série da autora Mary Balogh contará a história dos seis irmãos Bedwyn’s e o próximo volume da série, como a maioria já deve saber se chama Ligeiramente Maliciosos, onde teremos como protagonista um dos irmãos mais novos de Aidan. 

Mesmo depois de terminar a leitura fiquei com uma vontade enorme de continuar lendo sobre Lady e Lorde Aidan Bedwyn, mas infelizmente a história dos dois termina aqui. Eu adorei a leitura e indico a todos que gostam de um romance contido, mas romântico. Aos poucos os personagens vão se deparando com os obstáculos que um relacionamento (real ou não) pode ter. Ligeiramente Casados consegue provar que um casal unido pode superar qualquer intempérie, que juntos podem precisar um do outro, aprendem a lidar com sentimentos que antes não se permitiam, mudando um ao outro e se entregando.

36 comentários

  1. Olá Joi!
    Amoooo romances de épocas!
    Ainda bem que está acontecendo um monte de lançamentos desse gênero!
    A capa está linda e pela resenha já gostei da história!
    As fotos do posts ficaram bem bonitas, adorei as alianças.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, agradecendo aos céus por estes lançamentos ^^

      Excluir
  2. Não conheço a autora, e ainda não li nenhum livro dela.
    Já havia visto o livro mas não tinha me interessado pela historia, confesso que pensava que a trama era bem previsível e a narrativa meio lenta por ser um romance de época, mas ver a sua resenha aqui me fez mudar de opinião. Parece uma história muito cativante e linda de se ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lissando os romances mais antigos são bem lentos mesmo, mas estes novos são bem divertidos!

      Excluir
  3. Esse livro é lindo <3
    Eu adoro romances de época. Achei que ele seria meio clichê e tals, mas ele surpreende tanto né?!
    Também fiquei com vontade de ler mais sobre eles quando p livro acabou haha

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei desde que vi uma amiga minha com um exemplar da obra .. A capa é lindíssima e a história muito bem recomendada pelo que já li e ouvi falar até hj.. Logo, esse sem dúvida já entrou pra fila das leituras pretendidas rsrs

    ResponderExcluir
  5. Descobri que não tenho gosto pra romances de época, tenho probleminhas com o amor, só pode kkkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada dessa autora, mas ja vi essa capa lindinha e fofa varias vezes, fiquei com uma vontade enorme de ler so por causa dela kkkkkkk agora que li sua resenha, acho q vou amar mais ainda o livro. Comecei a pouco a acompanhar esse estilo romance de epoca e confesso ja estar gostando muito

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Esse livro é tão lindo! Também queria mais de Aidan e Eve, mas felizmente eles aparecem um pouquinho no segundo livro, que é ainda melhor ♥ Estou doida para ler mais livros da Mary, ela se tornou uma das minhas escritoras favoritas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainn este livro é lindo, o segundo é melhor ainda ♥ Somos duas Dryh o/

      Excluir
  8. Eu não sou muito de ler romances de época, mas ultimamente andam lançando muito desses e tem havia varias pessoas falando bem e recomendando que eu estou pensando seriamente em dar uma chance a romances de época

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de romances de época. Sempre vejo resenhas positivas sobre os livros dessa série, mas, nunca me interessei em ler. Quem sabe um dia?!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui de ler romances de época, mas esse livro vem me chamando a atenção pelo diferencial da protagonista e que o casal são bem independentes.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Fiquei louca para ler o livro, aliás amo romances de época e tenho muitos livros deste gênero na minha estante!
    Fiquei muito interessada no livro. Ainda não li nenhum livro da autora e já havia visto o livro em livrarias mas como nossa cabeça já está em vários outros livros, nem pensei em pegá-lo.

    Ótima resenha! Beijos.

    http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula, mais do que te indico. Se você já curte, vai adorar a Mary.

      Excluir
  12. Eu estou com muita vontade de ler esse livro, já li várias resenhas sobre ele e cada uma me deixa com mais vontade. Eu adoro livros de outras épocas, não só romances, mas qualquer história, quero muito ler ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Joi, tudo bom?
    Eu quero muito começar a ler essa nova série da Arqueiro e já me apaixonei pelo casal do primeiro livro. A premissa dessa história é boa e a autora parece ter conseguido desenvolver muito bem.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline! É ótimo leia sim por favor e depois me conta o que achou ^^

      Excluir
  14. Olha, Joi, vou confessar uma coisa aqui que acho que ainda não falei pela blogosfera:

    não sou muito fã de romance, normalmente não aguento tanto açúcas e tal, P-O-R-É-M tenho uma quedinha por romances de época hahaha, ainda mais os conseguem misturar com fatos verídicos da nossa História!

    Mas fiquei tentada com a sua resenha pelos personagens principais parecerem o fora do padrão da época - a mocinha sendo independente e tal. Adoro essa gente que fica à frente de seu tempo, sabe?

    Adorei a resenha!

    Beijão!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, mais do que te indico então estas novas série de época. São bem diferentes das antigas e nem um pouco melosas (demais).
      Bjs

      Excluir
  15. Oi, Joi! Tudo bem? Já tem um tempinho que a Arqueiro está lançando esses romances históricos e apesar de amar o gênero, ainda não pude ler nenhum desses lançamentos. :/ Aliás, estou até perdida com quantidade de histórias e volumes e personagem e... Enfim, estou perdida, mas louca de curiosidade para ler essa série! Curti muito a premissa e só leio resenhas positivas com relação as tramas da Slightly Married, tenho certeza que não ficarei decepcionada. Adorei sua resenha (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jessica, adorei que a resenha possa ter te ajudado a mudar mais de ideia ^^

      Excluir
  16. Não sou muito fã de romance, mas romance de época sempre me deixa curiosa. Esse parece ser ótimo mesmo, ainda mais por ter personagens independentes. E essa capa, acho tão bonitinha.

    ResponderExcluir
  17. Oiiii.
    Eu nunca li um romance de época. Até tem um me esperando na estante, que pretendo ler ainda esse mês, mas não sei o que realmente vou achar. Mas sempre vejo criticas positivas dos livros da Mary, esse mesmo é um que muitas pessoas gostam.
    Eu gostei da resenha, perfeita como sempre e você consegue fazer com que o leitor fique curioso para conferir o livro rsrsrs adoro isso em resenhas.
    Aaaa cãozinhos são detalhes importantes em livros né? AMEI MESMO.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso Taty, isso é o nosso maior objetivo né?! hahah Bjs

      Excluir
  18. Oi Joi!
    Os livros dessa autora nunca me chamaram muito a atenção.. Acho que tinha um pouco de receio de ler uma estória que se passa nessa época.
    Mas confesso que de tanto ler resenhas sobre eles estou começando a me interessar mais!
    Acabei de ler Harry Potter e estou na maior ressaca literária da minha vida.. hahahaha
    Então acho que essa estória é a cura pra esse "mal estar"...

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz Rai! Fico muito feliz que tenha embarcado nesta história linda ♥

      Excluir
  19. Já ouvi falar desse livro e gosto bastante da ideia de não seguir a linha de livro previsível e cheio de mimimi de época.
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  20. Oi Joi, sou meio suspeita pra falar sobre Romances de Época, mais estou apaixonada por esses livros. E cada um tem sua forma unica de historia. Amei esse livro e a forma a Eve se dedica a cuidar dos excluídos da sociedade, ela se dedica de corpo e alma a eles, amei isso nela. Aiden me surpreendeu, aprendeu muito no decorrer do livro. E ah, o Duque de Bewcastle, não vejo a hora de ler o livro dele. Beijos.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Almi, acho que TODAS querem ler o livro dele! hahah ele é bem peculiar ^^

      Excluir
  21. Oi Joi, tudo bem contigo ???
    Não existe coisa que eu goste mais nesse mundo (tá bom, eu estou exagerando um pouco, rsrsrs) do que romances de época !!! Eu adoro a forma como são escritos, gosto de observar como não é preciso apelar, como é possível criar uma bela história de amor sem precisar lançar mão de sexo. Acho tão belo e me encanto tanto quando um romance consegue nos fazer suspirar com apenas ações, palavras, sentimentos que surgem na frente dos personagens mas que acima de tudo são puros, não possuem aquela confusão de pensamentos e loucura dos relacionamentos atuais, rsrsrs, sou uma romântica sem esperanças nesse sentido !!!
    Já tinha visto esse livro, e acho que até conversamos sobre esse livro uma vez, mas eu admito que até hoje não consegui conferir essa história, acabo sempre voltando para outros livros e deixando esse de lado, rsrsrs. Mas um dia eu ainda leio !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  22. Romances históricos são mesmo irresistíveis né? Mesmo sendo clichês não deixam de ser fofos... Fiquei sabendo desse livro por causa do lançamento de Ligeiramente Maliciosos, aí fui descobrir que ele fazia parte de uma série... Como acabei de ler um romance de época acho que ainda vai demorar um pouco pra ler esse aí...
    Mas gostei muito de conhecer um pouquinho dele aqui....
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Andrea, leia sim esta série, é encantadora!

      Excluir