Invocação do Mal - Crítica

The Conjuring

Lançamento: 13 de Setembro de 2013
Com: Vera Farmiga; Patrick Wilson; Lili Taylor; Ron Livingston; Shanley Caswell; Hayley McFarland; Joey King; Mackenzie Foy.
Gênero: Terror, Thriller

Minha primeira resenha aqui no Estante Diagonal foi, nada mais nada menos, do que a resenha de um filme de terror maravilhoso conhecido por Martyrs (confira aqui). Em 2014, quando decidi apostar nesse filme, poderia estar cavando minha própria cova, arriscando minha presença por aqui, mas a aposta deu certo, meu amor pelo gênero foi recompensado e ninguém se importou que a novata decidiu começar por um filme tenso, complexo e belo em toda a sua tortura e sangue. Isso mostra muito de quem já escreveu tantas resenhas e pretende escrever muitas mais, e mostra também que, após anos e anos assistindo filmes e filmes de terror, acabei ficando um pouco exigente! 

As opções para os amantes do terror são escassas, todo ano vários filmes do gênero são lançados, mas são poucos aqueles que realmente conseguem nos fazer sentir uma pontinha de medo, nos fazem levar um susto que seja, nos fazem ficar apreensivos por algo que não sabemos realmente explicar. Porém, em 2013 uma luz se apagou, um raio riscou o céu e marcou a chegada daquele que mostraria que o terror não morreu, aquele que traria esperanças para nossos corações e arrepios para nossas espinhas, estamos falando de Invocação do Mal.


Invocação do Mal irá nos inserir em um dos diversos casos do famoso casal de investigadores paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) Warren. Desta forma, teremos sim outro filme baseado em fato reais, porém, aqui encontramos um exemplo acertado de como apresentar uma história real na tela do cinema e ainda deixar o espectador apreensivo do começo ao fim. 

No ano de 1971 uma família se muda para uma casa de fazenda localizada em Rhode Island, no início tudo ia bem, até o momento em que eventos estranhos começam a assustar as crianças do casal, deixando a mãe preocupada. Em pouco tempo os eventos se transformam em ações agressivas, assustadoras e perigosas para todos os membros da família. Uma força desconhecida cercava a casa, e transformava a vida de todos os membros em uma enorme bolha cinza de medo e apreensão pelo que poderia vir a seguir caso uma atitude não fosse tomada. É quando as coisas na casa parecem não apresentar qualquer esperança que a família recorre a ajuda do casal Warren.


O filme acerta ao se utilizar de informações reais, acerta ao recorrer a estratégias clássicas dos filmes de terror, mas ouso dizer que sua jogada de mestre está no fato de que Invocação do Mal reconhece o momento ao qual estava inserido, sem nunca ter medo de olhar para trás, coisa que muitos de seus irmãos realizam a todo momento. 

Aqui encontramos novas tentativas de assustar, novas estratégias capazes de prender o espectador, mas também percebemos estratégias clássicas sendo utilizadas de uma nova forma. E esse é um dos melhores aspectos do filme, observamos que muitas das estratégias clássicas dos filmes de terror foram utilizadas com uma nova roupagem, através de um novo olhar, sem medo de buscar criar algo novo a partir do que já está estabelecido no gênero. 



Percebemos que o filme não possuí medo de si mesmo, ele abraça o que é, e consegue inovar estratégias antigas batidas, além de unir de maneira brilhante todo o avanço em computação gráfica a velha e boa maquiagem. Além disso, não precisamos de cenas totalmente escuras e sombrias para criar apreensão em quem assiste, durante vários momentos o filme é claro, e mesmo assim não perde sua aura, muito pelo contrário, nos mostra que mesmo na luz do dia o mal está presente, mesmo com as luzes acessas os espíritos nos cercam.

Para elevar o nível, temos atuações convincentes e primorosas que não poderiam ser melhor desenvolvidas. Mas dentre todos os atores, dentre todo o elenco, destaco a atuação da minha favorita, Vera Farmiga. Vera nunca me deixou na mão, principalmente quando me lembro de todas as suas atuações em filmes de terror, talvez seja por esse mesmo motivo que sua sobrinha, Taissa Farmiga, se deu tão bem no gênero, apesar do que alguns comentários insistem em afirmar. Vera incorporou Lorraine Warren de uma forma que fez com que seu papel fosse garantido para um próximo filme. A atriz trouxe vida a um momento inexplicável na vida de Lorraine, e foi capaz de se transformar na personagem fazendo com que cada olhar, cada expressão, cada sentimento, cada fala proferida nos inseri-se cada vez mais fundo nesse mundo onde aquilo que só existia nos filmes e livros, pode começar a virar realidade.


Invocação do Mal pode não chegar ao ponto de assustar os espectadores experientes, mas com toda a certeza deixará os desavisados de cabelo em pé. O filme é capaz de prender, de deixar qualquer um apreensivo, esperando pelo que vem a seguir e, ao mesmo tempo, com dúvidas se realmente que descobrir os rumos dessa história. Ele nos mostra que ainda é possível produzir bons filmes de terror, prova que com boas ideias, um olhar para o passado e comprometimento é possível gerar algo que todos aguardávamos a muito tempo, porém demorou tanto a chegar. 

Por ser baseado em fatos reais muitos poderiam esperar outro pseudo-documentário, ou mais um filme em primeira pessoa, porém o que encontramos aqui é um filme como deve ser, uma narrativa intrigante, capaz de prender o espectador e mantê-lo sem piscar até o momento em que o filme termine. Com todo o caminho trilhado até aqui, só nos resta saber se sua tão aguardada sequencia será capaz de manter o ritmo e isso descobriremos amanhã na especial do blog ;) Não perca!

39 comentários

  1. Ainda não tive coragem de assistir mas se é uma coisa que eu gosto muito é de fatos reais, e eu adoraria assistir ainda mesmo que seja de terror e do bem pesado.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem ???
      Por ser inspirado em fatos reais, o filme parece ganhar uma aura totalmente nova né ?! Porém, é claro, sempre existirão elementos acrescentados para que o filme em si seja melhor compreendido pelo espectador, além de nos deixar mais assustados também, rsrsrs.
      Espero que consiga assistir o filme !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu ainda não assisti esse filme, mas quem sabe eu não tome coragem e assista.
    Eu sei que é só filme, mas há filmes de terror que já aconteceram na vida real, não sou muito fã, mas tento assistir.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, tudo bem ???
      Existe um ditado que minha irmã adora repetir: "a única coisa impossível é a impossibilidade", sempre penso nisso quando observo determinados filmes, como os de terror, nesse caso, rsrsrs. No final das contas, quem disse que isso não pode vir a acontecer, não é mesmo ?! Acho que é esse detalhe que deixa tudo ainda mais assustador !!!
      Agora, te entendo perfeitamente, nem todo mundo gosta, ou se sente bem assistindo filmes de terror, vai de cada um mesmo !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  3. Pode até prender e deixar a gente ligado, de cabelo em pé e tudo mais. Mas não tenho a menor coragem de ver xD
    Ah gente, sou medrosa demais. Minha irmã é que gosta de ver umas coisas assim, só que vê com as amigas e depois fica se borrando de noite. Nem na cozinha vai sem acender todas as luzes de casa!
    Não é meu tipo de filme.
    Mas o legal é que pelo jeito ele é bom. Não é daqueles meio bobos, com atuações que não convencem e coisa e tal. Pra quem curte parece ser um bom filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, tudo bem ???
      Rsrsrsrs, te entendo perfeitamente. Nem todo mundo gosta de filmes de terror, e nem todo mundo se sente bem assistindo a esses filmes. No final das contas, vai de cada pessoa né ?! ;)
      Esse filme é realmente muito bom, no meio de tantas decepções, como você mesma disse, daqueles filmes meio bobos, esse chegou para mostrar que o terror não morreu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Apesar de ainda não ter assistido a longa,os relatos de amigos meus já me deixam assustado e agora lendo a resenha tive certeza de que não vou assistir mesmo.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison, tudo bem ???
      Hahahaha, adorei seu comentário, muito sincero !!!
      Acredito que essa é uma das primeiras vezes que vejo um comentário em uma das minhas resenhas que fez com que a pessoa tivesse certeza de que não assistiria o filme. Fiquei feliz de verdade, afinal, terror nem sempre agrada todo mundo né ?! E é melhor tirarmos a dúvida antes de assistir. ;)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Olá.
    Tenho vontade de assistir esse filme, mas ainda não tive coragem. Mas quero ver! E preciso ler o livro Ed e Lorraine Warren: Demonologistas, da DarkSide! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem ???
      Espero que consiga assistir ao filme, e não esqueça de me contar o que achou após assistir tá ?! Adoro conhecer a opinião de vocês !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi.
    Amei a resenha, fiquei muito curiosa para assistir esse filme, mas confesso que sou um pouco relutante ja que quase todos os filmes de terror tem crianças e isso simplesmente me mata kkk.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da minha resenha !!! Posso estar enlouquecendo, rsrsrs, mas acredito que o Halloween faz surgir o melhor em mim ... XD
      Sei bem como é isso, também tenho alguns problemas quando colocam crianças em filmes de terror. Mas nesse filme, apesar de existirem crianças, o foco está em outros personagens, assim, acho que não irá encontrar tantos problemas assim. ;)

      Beijinhos

      Excluir
  7. carambolas escaldantes... n vejo nem que me paguem, já fiquei com medo só lendo tua resenha. tô fora... eu com certeza seria a desavisada que iria ficar com o cabelo em pé.
    Boa resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, tudo bem contigo ???
      Rsrsrsrs, te entendo perfeitamente !!!
      Terror não é para todo mundo mesmo, e acredito que é melhor descobrirmos do que se trata esse ou aquele filme antes, do que nos assustarmos e perdemos o sono depois, rsrsrs.

      Beijinhos

      Excluir
  8. Quando vi pela primeira vez não imaginava que era real, mas depois no final do filme reparei nos comentários e vi que tudo aquilo que aconteceu era verídico. Fiquei chocada e abismada. O casal foi esplendido do começo ao fim. Muito bom o filme.O livro ainda não consegui ler, mas vou dar um jeitinho de conseguir também. Assim poderei comparar. Rsrsrsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie.
      Tenha em mente que o livro, apesar de estar ligado aos filmes lançados até o momento, não se trata de uma novelização, assim, teremos uma base para os filmes mas não iremos encontrar necessariamente algo que inspirou os filmes. ;)

      Beijinhos

      Excluir
  9. Ryokobel!
    Nossa! De arrepiar e o que dá mais veracidade é saber que realmente aconteceu, foi baseado em fatos reais, imagina passar por tanto terror ao vivo?
    Deve ser um filme espetacular do gênero.
    “A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie.
      Esse filme é realmente maravilhoso. Eu, que não gosto nada do gênero, rsrsrs, fiquei extremamente feliz ao encontrar esse filme. Todo anos encontramos diversos filmes de terror e a maioria não apresenta qualidade, narrativa convincente, personagens cativantes, quando já estava me decepcionando com o gênero, surge Invocação do Mal para mostrar que o terror não morreu !!! *-*
      E para pesar ainda mais, sabemos que é um filme baseado em fatos reais !!!

      Beijinhos

      Excluir
  10. O que mais mata em um filme de terror é o inesperado, não sou muito fã, muitos me decepcionaram como os da franquia de "Atividade Paranormal" que não me assustou nada e acabei me decepcionando aos poucos com filmes de terror e deixei de assistir com o tempo. Voltei a ver alguns esse ano e fora uns mais famosos tô gostando da qualidade.

    ps. essa menina garrada na atriz principal é a mesma que fez a Renesme em Crepúsculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem ???
      Os filmes de terror estão mesmo com esse problema. Muitos não possuí qualidade e seguem o que está na moda. Confesso que a franquia Atividade Paranormal nunca chamou minha atenção, mas assim como você estava um pouco decepcionada com os filmes, até aparecer Invocação do Mal !!!
      Fico feliz por saber que também está gostando de outros filmes lançados recentemente, o terror não pode morrer né ?!
      Sobre sua dúvida, não tenho total certeza, mas acredito que seja sim a mesma atriz de Crepúsculo !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  11. Confesso que não fiquei com tanto medo assim.
    achei o filme bem fraquinho igual anabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem ???
      Medo é algo bem subjetivo, o que me assusta pode não assustar outros espectadores. Mas considerando o fato de que estamos vindo de uma fase de filmes de terror de péssima qualidade, com narrativas pobres e personagens que não cativam, Invocação do Mal surge como uma nova promessa. O filme pode não dar medo em si, mas apresenta tudo o que um bom filme de terror deve apresentar, como disse em minha resenha, espectadores experientes podem até não se assustar, mas não podemos negar que a qualidade aqui é maior do que muitos filmes lançados até então !!!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Amei sua resenha....sou suspeita em falar porque adoro o filme!!a maioria dos filmes de terror realmente não assustam, o que ajuda um pouco é o ambiente escuro (para aqueles que gostam de ir ao cinema) e a trilha sonora que faz a gente meio que entrar no clima e ficar apreensivos!!mas esse, deu pra dar uma assustadinha!!haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que gostou de minha resenha !!! Adoro receber o feedback de vocês !!! *-*
      Esse filme realmente chegou chegando né ?!

      Beijinhos

      Excluir
  13. Quero muito assisti esse filme mais nunca assisto!! Agora vou procurar ver esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta, tudo bem ???
      Espero que consiga assistir ao filme !!! E não esquece de me contar o que achou, após assistir !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  14. Legal algumas cenas do filme acontecer no claro. Alguns filmes de terror exageram tanto no escuro que as vezes é impossível distinguir o que esta acontece, mesmo quando o intuito da cena é não esconder. Depois de ler a resenha do livro sobre o casal Warren fiquei com vontade de ver o filme e a resenha só aumentou esta vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciane, tudo bem ???
      Você descreveu muito bem o que eu penso sobre certas cenas dos filmes de terror. Muitas vezes se abusa de mais da escuridão, esperando que o escuro assuste o espectador, mas a estratégia acaba gerando o efeito contrário, rsrsrs, acaba-se escondendo muito mais do que assustando ...
      Fiquei feliz por saber que se interessou pelo filme. Espero que consiga assisti-lo !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Estou com esse filme para assistir, criando coragem primeiro, pois ninguém aqui em casa gosta de terror só eu e não gosto de assistir sozinha rs. Esses eventos estranhos que acontecem perto da fazenda deve ser de arrepiar os cabelos e de ficar sem folego, já estou apreensiva antes de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem ???
      Espero que consiga assistir o filme flor !!! E tenta convencer a sua família a assistir o filme contigo, rsrsrs, é legal se assustar juntos !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  16. Esse é um dos meus preferidos!! Não chega a ser assustador, mas traz algumas surpresas no decorrer do filme. A atuação de Vera Farmiga está impecável, o que me deixou com ainda mais vontade ler o livro sobre o casal Warren.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika, tudo bem ???
      A Vera Farmiga é musa dos filmes de terror e suspense né ?! Sou apaixonada pela atriz, sempre me surpreendo com suas atuações !!! *-*
      Também quero muito ler o livro, estou super curiosa para conhecer mais sobre o casal !!!

      Beijinhos

      Excluir
  17. Não tenho coragem de assistir não, passo longe de filmes de terror kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela, tudo bem ???
      Te entendo perfeitamente. Filme de terror não é para todo mundo mesmo, mas essa pessoa aqui adora o gênero, rsrsrs. XD

      Beijinhos

      Excluir
  18. O filme até foi legal, mas se intenção foi assustar, não deu muito certo... Pelo menos pra mim hahaha Gostei mais do 2º.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pandora, tudo bem ???
      É como eu falei na minha resenha. Quem já está acostumado com filmes de terror, quem já é um espectador experiente, pode não se assustar com o filme, mas, ainda sim, não podemos negar que a qualidade do filme é boa, principalmente quando o comparamos com muitos outros filmes lançados na mesma época !!!
      Ainda não assisti o segundo filme, mas estou mega curiosa !!!

      Beijinhos

      Excluir