Resenha: Twin Peaks, Arquivos e Memórias

Título Original: Reflections: an oral history of Twin Peaks
Autor: Brad Dukes
Ano: 2017
Editora: Darkside
Páginas: 317
Compre: SaraivaAmazon

Escrito por Brad Dukes, Twin Peaks - Arquivos e Memórias publicado pela Darkside é um dossiê completo sobre essa série um tanto excêntrica que marcou a televisão no início da década 1990 e abriu espaço para um novo jeito de contar histórias.

Criada por David Lynch, diretor de O Homem Elefante (1980) e outras produções, e Mark Frost, roteirista do seriado Chumbo Grosso, Twin Peaks gira em torno de uma cidadezinha nas montanhas que tenta desvendar um grande mistério: Quem matou Laura Palmer? Apesar de ter sido recebida com pouco entusiasmo pela rede televisiva ABC e mesmo com o estilo peculiar do trabalho de Lynch e Frost, a série foi um grande sucesso.

Nesse livro, nós encontramos uma série de entrevistas com a produção, elenco e grande parte dos envolvidos com a série. Brad Dukes se preocupou em dividir as entrevistas em temáticas onde começa apresentando ao leitor como surgiu a ideia da série, as dificuldades para vender a ideia para redes de televisão, a produção, a pós-produção, o sucesso da série, o seu declínio e, por fim, o legado. Somos convidados a revisitar toda a história de Twin Peaks tendo a chave de acesso aos bastidores através da vivência de quem fez parte dessa revolução.

"Nós estávamos tentando quebrar a quarta parede na televisão e simplesmente fazer coisas que ninguém mais faria."

A série é totalmente diferenciada das produções de sua época, não apenas pela qualidade de filmagem, fotografia e trilha sonara que davam um ar de filme, mas também pelo seu roteiro. Twin Peaks reunia personagens excêntricos e caminhava entre a linha policial e ficção-científica. Durante todo o livro ficou bem claro a importância de Frost e David para criar uma atmosfera que flutuava entre drama, comédia e terror. O ambiente entre a produção e o elenco também é algo muito destacado nas entrevistas como algo primordial para o sucesso da série.


A primeira temporada foi marcada pelo seu viés mais artístico e sofreu muita pressão da ABC por causa do final um tanto inusitado depois de sete episódios. Mas o "boom" da primeira temporada fez com que a série se tornasse um produto e, no meio do caminho da segunda, o lado artístico acabou se perdendo.

"Aprendi uma lição muito cedo neste negócio, que assim que algo se torna um sucesso, pode ser a morte da visão artística."

A capa dura com zigue-zagues em preto e branco faz referência a elementos das série, assim como a cortina vermelha que encontramos assim que abrimos o livro. Ele também conta uma fita para marcar a página, dando ainda mais estilo para edição. Todos os capítulos contam com diversas fotos que ilustram toda essa história fantástica fazendo jus ao nome "arquivos e memórias".

A Darkside teve um cuidado maravilhoso em montar o KIT para os seus parceiros, que veio com: marcador em formato de um pedaço de torta, uma ecobag super estilosa, fazendo referência a série, um postal bem-vindo a Twin Peaks, poster de edição limitada e esse cofrinho (imagem acima) com a foto da Laura Palmer recheado de balas de café.

Fica evidente que o público alvo são fãs da série, apaixonados por café e tortas de cereja, mas também para quem é interessado pela história da televisão. A estrutura do texto feita por Brad Dukes com as entrevista dá a impressão que estamos lendo o roteiro de um documentário e essa é uma sensação maravilhosa.

16 comentários

  1. Nina!
    Tive oportunidade de assistir a série nos anos 90 e realmente era mito boa e diferente, fez o maior sucesso!
    Fiquei interessada para saber sobre os bastidores e poder ler as entrevista, conhecendo assim, um pouco mais sobre como tudo foi feito.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!

      Que bacana, você ter acompanhado a série na época. Eu assisti alguns episódios enquanto li o livro e ela é muito bem feita. Tem qualidade de filme mesmo. E conhecer os bastidores é sempre bacana.

      beijos

      Excluir
  2. Nem consigo imaginar uma série nos anos 90 mas imagino o quanto devia fazer sucesso, deve ser bom ter um bom conhecimento da série e comprar o livro para saber mais sobre.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Isso mesmo. Eu recomendo mais para quem já conhece a série. Mas se você tiver oportunidade de ver algum dia, ela é muito legal!

      beijos

      Excluir
  3. Não assisti a série e fiquei interessada em assistir, vou anotar, muito interessante o livro, pois assim o leitor tem a oportunidade de saber mais sobre o elenco e outras coisas, que não se sabe só assistindo, despertou minha curiosidade em saber como surgiu a ideia dessa série, pois admiro a imaginação que algumas pessoas tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!

      Poder conhecer mais dos bastidores e da criação da série é muito legal. Espero que tenha a chance de ver a série algum dia.

      beijos

      Excluir
  4. Oi Nina
    Realmente capricharam no kit né!?
    Eu nem conhecia a série e fiquei curiosa para assistir e posteriormente ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha!

      Foi um kit e tanto hehe
      Espero que um dia tenha oportunidade de conhecer esse universo muito peculiar!

      beijos

      Excluir
  5. olá, bom não consigo ter uma visão de uma serie naquela epoca ainda mas nos anos 90, provavelmente seria uma serie incrivel...o livro achei super interessante, a forma que ele é feita, de como capricharam ele..fiquei um pouco curiosa sobre a serie daquela época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily!

      É muito legal conhecer produções que vieram antes da gente ou que tiveram sucesso antes da gente. Eu adoro filme antigos e poder conhecer uma série dos anos 1990 fui muito legal. Recomendo bastante se um dia você tiver a oportunidade!

      beijos

      Excluir
  6. Oi, Nina!!
    A Darkside sabe como fazer um edição caprichada e maravilhosa em todos os sentidos!! Não conhecia essa série dos anos 90 mais fiquei bem curiosa para saber mais sobre ela!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta!

      Espero que você tenha a oportunidade de vê-la. Conhecer produções antigas sempre é legal, sabe, poder comparar com o que temos agora. É bem bacana.

      beijos

      Excluir
  7. os fãs da série estão servidos né?
    eu só gostei da primeira temporada, tb achei que na segunda sei lá...
    mas não era a minha série favorita e o engraçado é que um dia desses me deu vontade de reassistir a série. se fosse sobre o arquivo X ai provavelmente eu estaria mais inclinada para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Você viu a série??! Que massa. Eu só vi alguns episódios da primeira temporada, mas ficou bem claro no livro que eles deram uma desandada na segunda. Fiquei curiosa, será que já não tem algum livro falando sobre Arquivo X? Vou pesquisar!

      beijos

      Excluir
  8. Oi.
    Já ouvi falar muito dessa série, mas não me recordo de ter assistido algum episódio.
    De qualquer forma, o livro é muito interessante. Sendo DarkSide, sempre é uma ótima dica.
    A resenha está muito bem escrita, parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Márcia!

      beijos

      Excluir