Resenha: Um Amor Inesperado

Título Original: Um Amor Inesperado - Série Amores #2
Autora: Silvia Spadoni
Ano: 2017
Editora: Pedrazul
Páginas: 240
Amazon - Saraiva

Um Amor Inesperado é o segundo volume da Série Amores da autora Silvia Spadoni lançado pela Pedrazul, porém não é uma continuação do primeiro volume, Um Amor Conquistado, as histórias da série são independentes e podem ser lidas separadamente.

Para se livrar de seu tutor e conseguir colocar as mãos em sua fortuna por direito, Amélia de Wintour se vê obrigada a tomar medidas desesperadas para conseguir enfim sua liberdade. O plano é se casar com um prisioneiro da Coroa Britânica, um total desconhecido que se encontrava no corredor da morte e logo se tornar viúva.

Em 1811, dois anos depois, Amélia está prestes a ser desmascarada por James Cunnington, o sobrinho-neto e herdeiro que está prestes a assumir as propriedades do Conde de Hartford. James voltou ao Condado de Surey e é recebido como um herói de guerra, ele havia trabalhado infiltrado nas tropas de Napoleão Bonaporte e seu papel fora fundamental na segurança de muitos ingleses. Só que o caminho até ali não fora tão fácil, há exatamente dois anos James estava na prisão de Fleet e uma dama em busca de um casamento arranjado quase colocou em risco todo o plano da Coroa. Decidido a procurá-la, James se surpreende ao reencontrar Amélia na casa de Lorde Snowden, seu vizinho de propriedade. Próximo de Amélia, sua esposa diante a lei, ele tentará descobrir o que a levou a um ato tão humilhante para ele e deverá decidir se deve ou não se render ao seu desejo da vingança e entrega-la ou se deve manter este casamento por nome da honra. 

"Um leve estremecimento perpassou o corpo do homem quando seus olhos de encontraram. Sua esposa! A palavra ressoou por sua mente e uma onda de fúria o inundou."


Comparado ao primeiro volume da série, é evidente que Um Amor Inesperado entrega ao leitor um romance melhor e mais bem construído. A trama por si só é mais envolvente e intriga o leitor com as incertezas que acometem a vida de Amélia. Por mais uma vez a autora entrelaça a ficção com acontecimentos históricos e conduz sua história com bastante precisão nos fatos e eu adoro quando sou agraciada com tais detalhes durante a leitura, na realidade foi o que me fez apaixonada pelo gênero.

Narrado em terceira pessoa, mas intercalando os focalizadores da história de forma correta, a escrita de Silvia é bastante fluída e sem grandes delongas em relação aos acontecimentos. Diferentemente da história anterior, aqui conseguimos ganhar mais imersão a trama, nos relacionar melhor com os fatos e criar mais proximidade com os personagens. Gostei muito da história que envolve Amélia, acompanhar o quanto ela foi corajosa e decidida em enfrentar tudo e zelar por sua segurança é realmente algo digno de uma ótima heroína. James por sua vez é encantador, bastante honrado e fiel aos seus princípios, tem seus motivos para deixar de acreditar nas motivações de Amélia e pagou um preço bastante alto para isso, mas também mostra possuir um coração enorme e a mente aberta para compreender o que levaria uma dama a se submeter a tal armação.



Gostei muito da forma que a autora desenvolveu o relacionamento dos personagens protagonistas, em nenhum momento dá para perceber que eles se renderam muito facilmente ao amor, pelo contrário, isso é desenvolvido com muita paciência e baseado na sinceridade de ambos. Não há ilusão e nem o desejo de um enganar um ao outro, o que é existe a princípio é apenas um casal atado por um nome e que deseja zela-lo. A forma como está verdade aflora para algo a mais é bastante compassado, dentro do seu próprio tempo. Desta o forma o leitor é convencido que aquilo pode ser real, sem dúvidas mérito da autora que soube trabalhar isso da melhor forma possível.

Sendo uma segunda experiência com a autora e mais um dos poucos livros nacionais que leio de romances de época, posso dizer que fui muito surpreendida. A série teve um amadurecimento e a narrativa de Silvia Spadoni ficou mais agradável de se acompanhar, criando mais conflitos e se aprofundando melhor nos dilemas e nos sentimentos dos personagens, aqui consegui perceber um casal realmente encantador, intrigante e que seduz o leitor apaixonado pelo gênero.

A Pedrazul vem assinando as edições da série com uma ótima diagramação e com uma capa com um bom apelo ao público alvo. Os capítulos ganham títulos e cada um remete ao principal acontecimento do mesmo, o que aguça a curiosidade do leitor sempre que inicia um novo. Enfim, de um modo geral Um Amor Inesperado foi uma grata surpresa, um livro que conseguiu ser ainda melhor e torço muito que o próximo, Um Amor Apaixonado, siga no mesmo ritmo. Indico esta série para todos que desejam iniciar dentro do gênero e têm um pouco de receio de encontrarem uma escrita mais rebuscada e complicada. Deem uma oportunidade e de quebra ainda prestigiem a literatura nacional em sua melhor forma.

Confira a série Amores:
1. Um Amor Conquistado
2. Um Amor Inesperado
3.Um Amor Apaixonado

20 comentários

  1. Li os três livros da série no fim de semana passado! (Minha promoção de 3 meses do Kindle Unlimited estava acabando. =) ) Gostei, mas achei que a autora explora poucos momentos reflexivos dos personagens. Acabo não "sentindo" eles se apaixonarem e se sentirem motivados em suas ações.
    Também achei que a autora progrediu muito do primeiro para o segundo, no entanto achei desnecessário os acontecimentos de anos depois. Acabou sendo o que eu menos gostei. =(
    Contudo, gostei da experiência e vou continuar de olho nos lançamentos da autora e da Pedra Azul!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi,
    Ando acompanhando algumas resenhas dos livros desta série e todos os leitores ressaltaram o quanto este segundo volume é mais interessante que o primeiro. Romances de época são a nova "sensação do momento" e em meio a tantos títulos e autoras estou sempre a procura de histórias que tenham um diferencial e Um amor inesperado tem alguns elementos que chamam atenção. A coragem de Amélia em casar com um condenado é notável, pois demonstra o quanto ela está disposta para ter o que é seu, mas claro que ela não contava com as surpresas que a vida reservam. Fiquei bem curiosa para saber como será o relacionamento dela com James. Acho que se autora seguir esta linha e continuar crescendo na narrativa, o próximo volume poderá surpreender os leitores.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joi!
    O livro já me ganhou pela capa hhahaah que olhos de cigana maravilhosos! Ainda não li nenhum volume dessa série e nem conhecia até então. Achei interessante a sinopse e, uma coisa que sempre procuro em resenhas sobre livros de tema românticos é como é feita a construção do relacionamento dos protagonistas. Me incomoda, as vezes, quando o romance é muito rápido, quando dá aquela sensação de "amor a primeira vista". Então já gostei pelo fato de ser uma coisa mais lenta, mais paciente.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros de romance de época, e estou super interessada nessa série. Mas confesso que fiquei com mais vontade de ler esse livro do que o primeiro, ele parece ser mais envolvente mesmo. Fiquei super curiosa para saber mais desse casamento deles e pra conhecer melhor esses personagens. Com certeza o livro já está na minha lista :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia essa série, mas já fiquei interessada. Tenho muita vontade de ler as publicações dessa Editora, pois sempre fico encantada com as capas e sinopses. Mas ainda não tive a oportunidade.
    Adoro um bom romance de época, quando tem um enredo bem construído e personagens que cativam, com suas personalidades fortes e suas emoções.
    Linda resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joi!!
    Não conhecia esse livros da autora, mas achei bem interessante a estória e vou procurar para ler no meu Kindle Unlimited!! Adorei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Tinha lido sobre o primeiro livro mais não achei que ia gosta então deixei ele de lado ~era um a menos pra minha lista.
    Mais diferente do primeiro eu fiquei curiosa para ler Um amor inesperado, é o tipo de leitura que eu adoro.
    Eu não sabia que poderia ler eles separadamente! Então não tenha duvidas que estarei lendo esse livrinho na primeira oportunidade que conseguir :)
    Outra coisa que só depois de ler resenha que eu descobri é que a autora era nacional, sério eu não tinha ideia disso. São poucos livros de época que gostei e essa sendo nacional não tenho certeza mais só lendo pra saber mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo romances de época e é gratificante ver que esse livro é tão bom e é nacional, super valorizo os autores nacionais e estou me surpreendendo cada vez mais com o talento da literatura aqui!
    Ainda não li nada da autora, mas esses livros eu já vi várias vezes em outros blogs!
    é legal saber que foi uma obra bem costruida e que o romance se forma com o tempo.

    ResponderExcluir
  9. Me interessei bastante pela série, e pelas demais publicações da Pedra Azul. Quando (vai demorar...kkkk) eu estiver sem dezenas de livros não lidos quero dar uma chance às publicações deles!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto bastante de livros de época, nunca li nenhum de uma autora nacional, mas tenho bastante vontade de ler. Mas estou com vontade de ler essa série. Esse livro parece ser ótimo, achei a premissa muito interessante, e eu adoro livros que envolvem vingança (mesmo que esse não seja o foco do livro). E fiquei com bastante vontade de conhecer melhor esses protagonistas. Com certeza a série já está nos meus desejados =D
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Acho essa capa muito bonita e pretendo ler. Gostei dos personagens e fiquei bem curiosa com essa casamento com um preso, deve ser uma historia bem elaborada. É muito bom quando a sequência das séries só vão melhorando, fiquei intrigada se o personagem vai se vingar ou não, pra dar mais uma animada na história.

    ResponderExcluir
  12. Joi!
    Que trama bem escrita, hein? Gostei!
    Amélia achando que foi esperta em casar com James, mas ele já tinha percebido quem era ela.
    E gostei ainda mais quando ele entende porque fez toda armação para o casamento e passou a cobri-la de carinhos, que delícia!
    Não li ainda nenhum livro da editora, nem da autora, mas fiquei feliz em ver que houve um amadurecimento na escrita dela de um livro para o outro.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não tinha muito conhecimento desse livro mas já li varias resenhas e tem uma trama muito envolvente. A história é incrível, um romance de época que desejo muito ler, não li nada da autora mais esse livro já está na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Já havia visto algumas pessoas falarem desta série nas redes sociais, mas nunca me despertou interesse, talvez seja por se tratar de romance de época, na qual não costumo ler, e são poucas as estórias que me interessam. No entanto após ler sua resenha e perceber o quanto a estória foi bem elaborada, e com o passar dos livros, a autora amadureceu sua escrita já me cativou. Amo quando o romance e desenvolvido gradualmente no decorrer da estória, fugindo dos clichês de algo momentâneo.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a autora, mas acho bem legal quando a serie pode ser lida separadamente.
    Bem legal a autora ter amadurecido em sua forma de escrever e criar uma sequência mais empolgante. E é mais legal ainda por ser uma autora nacional!
    Gostei da dica.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  16. Oi Joi.
    Essa é a primeira vez que vejo falar da série, confesso que fiquei bem interessada pelo livro, a premissa me chamou bastante a atenção e os personagens também, adoro quando não ha aquele rendição imediata, fiquei feliz em saber que a escrita da autora é fluida e bem gostosa, não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Joi,
    Não conhecia essa série – e nem a autora – mas já anotei na lista, pois romance de época é o meu gênero literário favorito, e fico cada vez mais feliz em ver que as autoras nacionais estão nos presenteando com livros desse gênero.
    Além de trazer uma bela história de amor e recomeço, esse livro traz um enredo histórico bem trabalhado, isso é uma das coisas que mais me fascina nesse gênero.
    Adoro protagonistas como a Amélia, uma mulher corajosa e decidida, que luta pelo que quer sem se deixar abalar pelos acontecimentos; e o James pelo jeito é um homem que nos conquista logo no inicio da história. Amo quando o relacionamento do casal vai sendo construído aos poucos, com base na amizade e sinceridade.
    Espero ter a oportunidade de ler essa série logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Sou super curiosa para ler! O que tem na amazon é o mesmo conteúdo do físico?

    ResponderExcluir
  19. Oii Joi ;)
    Que livro lindo, adorei sua indicação! Não conhecia a autora ou os livros dela ainda, mas confesso que pela premissa e pela sua resenha com certeza fiquei com muita vontade de ler a série.
    Adoro livros de época, e gostei demais que você disse que a autora sabe desenvolver o romance do casal da base da paciência, e que eles vão amadurecendo ao longo do livro. Odeio livros em que o romance acontece apressadamente, o que muitas vezes vemos nesse gênero literário, então só por isso já fiquei mais interessada em ler ;)
    Amo incentivas autores nacionais, e se a série é tão boa quanto você diz, com certeza vou amar os livros S2
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Essa é a primeira vez que vejo falar da autora e seus livros, parece ser bom, mas não me senti convencida a ler ainda, gostei muito de saber que a autora trabalhou no romance, não foi aquela coisa de amor a primeira vista que temos visto por ai, quem sabe no futuro eu venha a ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir