Resenha: Em Algum Lugar nas Estrelas

Título Original: Navigating Early
Autora: Clare Vanderpool 
Ano: 2016
Editora: Darkside
Páginas: 288
Amazon - Saraiva

Há aquela famosa frase: “Nunca compre um livro pela capa!”. Mas convenhamos, atire a primeira pedra, qualquer leitor que nunca tenha feito isso. Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro que, só a capa já te conquista. Quando você lê a sinopse, se apaixona, mas depois que lê o livro... Ah! Tem certeza que é amor! Como qualquer leitora que se prese, estava em minha busca rotineira, por livros em promoção. E quando fui olhar as sugestões do site, ele me apareceu. Se você crê nisso, acredite, foi amor à primeira vista. Mas, como o preço estava puxado, contentei-me (ou tentei me contentar), em apenas admirá-lo. Para minha sorte, uma amiga após um tempo adquiriu o livro. Surpresa ao ver, tamanha alegria e paixão da minha parte, por simplesmente tê-lo em mãos, me presenteou com ele. 

Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro fascinante, que narra a trajetória de dois meninos: Jack Baker e Early Auden, em uma grande busca pelo Urso Apalache, porém, as descobertas irão além do esperado. Tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidos, esta estranha amizade acrescenta mais na vida dos garotos do que podemos imaginar. 

Jack é um garoto do Kansas, membro da National Geographic Society, que, após a Segunda Guerra Mundial, vê sua vida mudar de repente. Contra sua vontade, ele se muda para outro estado, deixando tudo para trás, menos as lembranças. Early é um menino de personalidade única. Escuta um cantor para cada dia da semana, menos quando chove ou as terças, quintas e sábados. Dias de chuva é sempre Billy Holiday e em dias de terça, quinta e sábado não se escuta música. Quando fica nervoso, separa as jujubas do pote por cor (chego a suspeitar que seja virginiano!) e como todo mundo tem um parceiro, ele tem Bucky, uma graciosa rã-leopardo-do-norte.

"Sabia que Early Auden não podia isolar o oceano. Porém, o mais estranho dos garotos me salvou de ser arrastado."

Mesmo sendo uma amizade improvável, esses garotos se unem, pois possuem algo muito forte em comum, a perda. E desta inusitada situação, eis que surge uma incrível aventura, que nos mostra que nem sempre as coisas são impossíveis. Ambientada no estado do Maine, a história nos mostra uma jornada repleta de peripécias, ensinamentos e, principalmente, superação. Durante a leitura, diversos momentos nos encontramos incapazes de parar e, folha após folha, vibramos, sofremos e até ficamos aflitos pelos meninos. 

A autora Clare Vanderpool é nova para mim. Ainda não havia lido seus livros e me alegro ao dizer que gostei bastante de sua escrita. A narrativa dela é leve e envolvente, nos instiga a não largar por nada esta história. O que mais me surpreendeu foi a maneira como ela entrelaça as duas histórias presentes no livro. Em alguns momentos me perguntei até que ponto a história que Early nos conta, e se a jornada dos jovens é realidade ou imaginação. O livro nos prende de tal maneira que não conseguimos diferenciar. 

Outro ponto de grande relevância é a habilidade da autora em nos fazer sentirmos na narrativa. Sua descrição dos personagens, do ambiente e da aventura é tão detalhista e meticulosa, que em diversos momentos, personifiquei-me nos meninos numa imersão maravilhosa. Especialmente em Early e na nossa grande habilidade em falar muito! Entretanto, senti falta de algumas explicações, principalmente, a respeito dos personagens. Early é um menino cativante e incrível. Durante a leitura, em diversos momentos, me perguntei o porquê de algumas de suas escolhas. E ao final, percebemos que ele estava certo, em grande parte da narrativa. Devido a isso, acho que os personagens poderiam ser melhor explorados, como se a autora pudesse nos dar mais pistas sobre a personalidade dos meninos.



Como sempre, a Darkside não nos decepciona. Pelo contrário, mesmo quem não ama o gênero do livro, no caso romance, se apaixona pelos detalhes incríveis da obra. Em Algum Lugar nas Estrelas é diretamente relacionado ao universo, então, temos uma enxurrada de ilustrações de constelações e isso nos acompanha durante toda a narrativa. A edição também acompanha um marcador, onde encontramos uma série de referências que compõem a história, inclusive o calendário musical de Early.

Enfim, Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro apaixonante que nos traz muitas lições. O livro é indicado para quem tem interesse por romance, fantasia e aventura. Porém, preciso dizer que, todos, de jovens a adultos, deveriam ler esse livro. O livro nos traz lições sobre companheirismo, fidelidade, e persistência na melhor fase da vida, as amizades da infância. É aquela história, que não importa o momento da nossa vida, ela sempre tem algo a nos ensinar.

Confira outra obra da autora:
1. Minha Vida Fora dos Trilhos

7 comentários

  1. Primeiramente fui colocar o livro na estante de desejados do Skoob! Impossível não querer ler a obra e o quanto antes, melhor!
    Como não conhecia o livro, estou aqui encantada com todo o conjunto:capa, título, sinopse e resenha! E também não há como não mencionar outro fator, o quanto a DarkSide capricha em suas capas! Puxa, uma Editora mais voltada para terror e suspense, que anda surpreendendo com livros assim, majestosos!
    Quero demais poder conferir essa história de amizade, cumplicidade e sentimentos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Este livro é MUITO lindo, visualmente falando! Fiquei encantada. E a história parece se linda igual! *-*
    Quero muitos ler os dois livros da autora publicados pela DS, já virei fã sem nunca ter lido! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro em uma bela promoção e que capa, quero ler logo a resenha só atiçou ainda mais minha vontade rs. A historia parece ser linda e deixar o leitor refletindo sobre tudo que leu. Parece que desperta muitas emoções durante a leitura, a amizade entre as pessoas quando se encontra alguém que nos conquista é muito linda e com muitos ensinamentos.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa está realmente linda, Darkside arrasou como sempre!
    Não é um estilo de leitura que me agrada, mas a trama parece ser tão encantadora que junto com sua resenha despertou minha vontade.
    Adoro quando podemos ler sobre companheirismo!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tá na minha listinha de desejados. Todo mundo fala tão bem dele e concordo com você a capa é mesmo linda! Mas tô aqui no dilema da pouca verba haha, quem dera tbm tivesse uma amiga pra me presentear.

    ResponderExcluir
  6. O que me atraiu inicialmente nesse livro foi a capa, eu achei ela muito linda!! Mas conhecendo um pouco mais da história agora, deu pra perceber que a história é ótima! Parece ser um livro super envolvente e encantador. E adorei saber que a autora fez um ótimo trabalho no livro. Com certeza vou ler ele também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa frase "nunca compre um livro pela capa" é bem retórico, já muitos leitores sempre acabam fazendo isso é ainda mais amando o livro pro completo. Eu ando namorando essa capa já faz um tempão, os livros dessa editora são maravilhosíssima eu não tinha conhecimento da história mas agora me deixou mas curiosa ainda. Uma amizade verdade é única, não existe outra igual e o que define esse livro.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir