Melhores de 2017

07 jan, 2018 Por Joi Cardoso

Olá pessoal! Hoje vou começar uma série para resumir 2017 por aqui! A ideia inicial era postar apenas no canal no Youtube, mas enquanto os vídeos não saem vou postando por aqui. No post de hoje vim falar sobre as minhas melhores leituras de 2017! Espero que gostem e filtrem ótimos livros para a leitura de vocês ao longo de 2018! Quase todos já tem resenha aqui no Estante Diagonal, não deixem de conferir também minha opinião completa.

O Lado Feio do Amor | Colleen Hoover – 5 Estrelas | Resenha


O Lado Feio do Amor eu li no começo de 2017 e eu sabia poucas coisas sobre ele. Sabia que era um livro um pouco diferente da Colleen, que ele seria mais quente, não de forma despropositada, mas por que a história pedia isso. Apesar de termos um casal como protagonistas, com capítulos intercalados, sem dúvidas o centro desta história é Miles e todo o seu processo de cura. É muito fácil criar uma empatia por ele, por tudo que viveu e o porquê de suas escolhas. Foi maravilhoso também acompanhar o quanto Tate foi adentrando na sua vida para mudá-la completamente.
Esse é um dos livros que me identifiquei muito ao ler, pois recentemente, na época que li, uma pessoa muito próxima de mim, passou por algo bastante semelhante com o que Miles passa. Então, todas as emoções aqui foram completamente genuínas e por isso que eu recomendo esta leitura, por apresentar uma história real e tão próxima de nós. Este é um livro único.

A Melodia Feroz | Victoria Schwab – 5 Estrelas | Resenha 
Quando peguei A Melodia Feroz eu não tinha ideia que está fantasia traria uma mensagem tão significativa comparada a nossa sociedade atual. Aqui temos uma história onde atos de violência geram monstros reais, monstros capazes de matar. Dentre as três espécies de monstros, iremos acompanhar de perto a vida de um Sunai, um tipo raro e poderoso que se alimenta da alma de pecadores, e para isso, é preciso emitir apenas uma nota musical. Este é o tipo de história que é difícil prever os acontecimentos, que nos surpreende a cada página. A forma como dois adolescentes, de lados opostos dessa cidade em caos, precisa superar suas diferenças para sobreviver, fez com que eu adorasse esta história e não vejo a hora de ler o segundo e último livro da duologia, The Savage Song.

Mil Beijos de Garoto | Tillie Cole – 4 Estrelas | Resenha 
Por que nem só de 5 estrelas está lista é composta! Eu tenho uma relação conflituosa com Mil Beijos de Garoto. Eu adoro o livro, achei ele emocionante e tão cheia de significados, porém com apenas um detalhe contra. O meu único problema aqui foi o epílogo, que na minha opinião poderia não existir. Se ele terminasse no último capítulo ele seria mais belo do que já é. Eu entendo que muitos leitores podem amar este epílogo, mas sei lá, pode ser que eu ainda não o tenha processado. Mil Beijos de Garoto é o tipo de romance conto de fadas, onde duas almas se encontram ainda quando crianças. É o tipo de livro que choramos do início ao fim, e justamente o final, estilhaça teu coração em milhões de pedaços. Eu recomendo que todos leiam este livro e que se sintam tocados assim como eu me senti, gostando ou não do epílogo, é uma história necessária.
A Sombra do Vento | Carlos Ruiz Zafón – 5 Estrelas | Resenha 
Este foi outro livro que li sem pretensão alguma. Foi uma indicação de uma amiga muito próxima e como consequência, seu livro preferido também. Então acabei solicitando, com uma ajudinha da editora, a nova edição de A Sombra do Vento. Ler A Sombra do Vento foi uma experiência incrível e o tom lúgubre traz uma sensação de que a história seguira um viés sobrenatural desde o início, para depois nos darmos conta que isso é apenas uma das facetas de Carlos Ruiz Záfon em sua narrativa. A atmosfera ideal para um cenário pós-guerra. A Sombra do Vento também fala sobre a importância dos livros em nossas vidas e como eles podem nos transformar. Adorei acompanhar Daniel, que chegou até A Sombra do Vento após ter esquecido do rosto da mãe e adorei também conhecer Julian Caráx, alguém tão protagonista nesta história quanto o próprio Daniel. Livro excelente, recomendadíssimo e que carregarei para o resto da minha vida.
Frankenstein | Mary Shelley – 5 Estrelas | Resenha 

Está aqui o meu queridinho do ano. Vocês não têm ideia o quanto as minhas leituras de 2017 me fizeram feliz. Me permiti ler muita coisa, que anos atrás, eu acreditava nunca ter vontade ou não conseguir me identificar devido à idade da obra. Porém, como é bom se enganar em relação a isso. Neste ano li muitos clássicos e dentre eles está Frankenstein. A princípio este é o tipo de história que ficamos presos na trama inicial, no médico que acabara criando uma criatura apenas. Mas ao final, após digerir cada linha desta obra é possível compreender o que Shelley construí baseada na natureza humana. Se você se permitir, Frankenstein será uma leitura bastante reflexiva. Vou deixar aqui um trecho da minha própria resenha para que vocês compreendam um pouquinho da grandiosidade desta obra:
“Com apenas 19 anos, Shelley havia criado a primeira ficção científica da literatura. Em sua obra, a autora enxerga além do horizonte ao questionar consequências da fé cega na ciência sem estarmos preparados para isso. Em uma segunda camada, seremos também, constantemente confrontados contra a verdadeira natureza humana e o que nos torna realmente humanos e dignos da vida. Saber que esta obra é fruto de uma mulher e que sua visão transpassa barreiras de séculos me faz lamentar que eu não tenha conhecido esta obra antes.”

Talvez o verdadeiro terror desta história e de tantos outros clássicos, seja devido a forma como ela verdadeiramente confronta e assombra as faces ocultas de nossas mentes.

O Beijo Traiçoeiro | Erin Beaty – 5 Estrelas | Resenha 

Imaginem uma história pra lá de gostosinha de ler. Que nos proporciona diversos momentos de divertimento e que consegue nos surpreender de diversas formas. Erin Beaty quebra diversos clichês nesta história, primeiramente temos uma história ambientada nos típicos cenários dos romances de época, porém com uma trama cheia de ação e espionagem. Acompanhar Sage, uma baita personagem, de fibra e independente que não liga para os limites que a época lhe impunha é realmente maravilhoso. Por motivos específicos não vou falar do par de Sage neste livro, mas sem dúvidas, é bastante surpreendente estar atado a todas as reviravoltas que este livro faz conosco. É o livro que quando vemos a verdade estampada em nossa cara queremos recomeçar a leitura desde o início, para quem sabe assim, tentarmos achar o que perdemos. Divertido e inteligente, O Beijo Traiçoeiro une tudo que eu gosto em um único livro. A continuação dele deve sair ainda este ano.
Uma Duquesa Qualquer | Tessa Dare – 5 Estrelas | Resenha 
Claro que nesta lista não poderia faltar um romance de época! E que felicidade poder acrescentar esta descoberta por aqui. Conhecer Tessa Dare foi me permitir conhecer novas autoras e saber que existem uma gama não explorada por mim num gênero que amo tanto. Um gênero que muitos julgam clichê e recheado de histórias “mais do mesmo”. Tessa Dare trabalha o improvável em suas histórias com maestria, encantando o leitor e até os fãs mais apaixonados.

Conhecer Uma Duquesa Qualquer, a história de Griffin e Pauline só me fez ter certeza que ainda terá muitas novas histórias, incríveis e inteligentes, para eu explorar. Sem me preocupar com ler algo que já havia lido antes. Com personagens reais, bem próximos de nós e que trabalham as reais dificuldades de uma época, onde nem tudo eram rosas e a sociedade não perdoava nem os mais apaixonados, eu recomendo Uma Duquesa Qualquer e provavelmente tudo de Tessa Dare, espero conseguir conhecer mais dessa autora que me conquistou em apenas um livro.
Elantris | Brandon Sanderson – 5 Estrelas 

Elantris foi uma das minhas primeiras leituras de 2017 e desde então, foi difícil encontrar um livro que o desbancasse. Este livro é certeiro, único e surpreendente. O tipo de fantasia que te entrega tudo que precisa, sem recorrer a séries e trilogias intermináveis. Que mundo maravilhoso criado por Brandon, que política, que sociedade que história! Aqui conheceremos três personagens, cada um apresentando ao leitor uma diferente perspectiva do mundo de Elantris, todos cativam nossos corações de um modo único. Devido sua complexidade inicial, é difícil eu falar sobre o enredo, mas se você é o tipo de leitor, assim como eu, que costuma ler de tudo, tenho certeza que Elantris vai te conquistar. O tipo de livro com um cenário incrível, bem trabalhado, personagens inteligentes e uma trama mais envolvente ainda. Conheçam o mundo de Elantris e deixem a magia envolver vocês! Prometo que vai valer a pena!
Maus | Art Spiegelman – 5 Estrelas

Também não poderia faltar uma graphic novel nesta lista, outro tipo de leitura que tive o prazer de me aventurar mais por este ano. Como foi bom conhecer e me envolver com HQ’s e Graphics, perceber que as mais belas histórias, podem também, estar representadas por traços e nos emocionar igualmente a de uma com um apanhado de palavras. Maus me emocionou desde o início e ao final da leitura eu ainda fiquei dias refletindo sobre tudo que tinha lido e visto. Art Spiegelman é filho de pais que viveram na pele as atrocidades do holocausto e por estas páginas ele retrata não só eu dilema entre família, mas também reconta as dificuldades que seu pai e mãe passaram para sobreviver numa época tão sem esperanças. Art reconta esta história numa nova perspectiva, com os judeus representados por ratos, nazistas como gatos, poloneses como porcos e os americanos como cães, uma analogia simples a princípio, mas tão cheia de significado. Recomendo, é uma leitura indispensável!

rela
ciona
dos