Quem gosta de livro de youtuber? Uma pergunta um pouco mais complicada. Quem tem medo da morte? Caitlin Doughty tem um canal na plataforma chamado Ask a Mortician, traduzindo, Pergunte a um agente funerário. Com uma personalidade bastante peculiar, em seu canal, a autora fala com bom humor sobre a morte e o que está por trás das práticas na industria funerária.
A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo.
A existência da negação, através dos séculos, em nossa sociedade se enraizou tanto, que a morte é escondida a qualquer custo, seja pela maquiagem utilizada nos cadáveres, pelos caixões variados e bem ornamentados ou pelos cemitérios floridos. Toda esta negação, esta falta de contato com a morte, faz com que nossa sociedade seja cada vez mais resistente em relação a mortalidade, o que fez com que Caitlin defenda o direito de uma “boa morte”. A autora defende que ao não nos distanciarmos de nossos cadáveres será mais fácil de lidar com o luto. Atualmente a Order of the Good Death conta com a apoio de milhares de simpatizantes, estudiosos e profissionais da área.
A vida é uma só e precisamos aproveitar nossa única chance. Precisamos estar mais dispostos a aproveitar da melhor maneira possível nossa passagem por aqui. Parece meio chocante e para alguns, desesperador, no meu caso, que tenho muita dificuldade em falar sobre, mas pensar que a vida terá um ponto final, faz com que eu deseje o máximo que eu puder extrair da vida. Se pensarmos que a morte é algo natural e corriqueiro, não seria muito menos traumático, não sentiremos menos?
Por mais que a tecnologia possa ter se tornado nossa mestra, precisamos apenas de um cadáver humano para puxar a âncora do barco e nos levar de volta para o conhecimento firme de que somos animais glorificados que comem, cagam e estão fadados a morrer. Não somos nada mais do que futuros cadáveres.
Sobre a edição física do livro, estou diante da edição mais bela da editora Darkside. A edição é lindíssima. Com as folhas em vermelho, capa trabalhada em alto-relevo e verniz e folhas de guarda com ilustrações da anatomia do corpo humano. Ao final da obra, a autora lista todas as fontes que ela utilizou como apoio na pesquisa e nesta, podemos conferir e quanto a pesquisa de Caitlin foi além.
Resenha em Vídeo
- Smoke Get in Your Eyes
- Autor: Caitlin Doughty
- Tradução: Regiane Winarski
- Ano: 2016
- Editora: Darkside Books
- Páginas: 258
- Amazon