Vocês gostam de histórias sobre a mitologia nórdica? Eu sou apaixonado, principalmente quando vem dos descendentes desses povos, escritores como Jo Nesbo e histórias com muito sangue escorrendo pelas páginas, sempre me fazem bem.

Mas é dos povos do frio europeu que vem outro clã histórico extremamente fascinante, Os Vikings, suas batalhas, as viagens de exploração para conhecer novos povos, e principalmente a peculiaridade cultural que eles nos apresentam. Muitas dessas características são encontradas com qualidade no primeiro livro da saga “Vikings”, de Eduardo Kasse, um escritor nacional, com obras maravilhosas já publicadas, como a série Tempos de Sangue lançada também pela Editora Draco.

Em Vikings: Berserker, Kasse nos apresenta diversos personagens, cheios de características bem definidas, com falas peculiares e específicas, e esse fato para mim foi um dos mais interessantes durante a leitura. Determinados personagens abusam dos palavrões e as vezes até repetem os mesmos dizeres malcriados em mais de uma parte do livro, o que dá um peso realista e faz a personalidade deles ser muito bem construída, o que as vezes é muito raro nos livros.

A trama principal tem como cenário a preparação do casamento de Brida, no qual sua família se envolve com a organização e alguns convidados se reúnem para contar histórias sobre suas aventuras cheias de sangue, sexo, comida, cantorias e batalhas. E são nessas histórias que o leitor viaja junto com quem as conta. Você vai se identificando com cada personagem, percebendo suas características e é claro, começando a ter seus narradores favoritos. Esses passam a ter a admiração dos personagens também, principalmente da menina que é irmã da noiva. Siv é uma garota que não se encaixa no estereótipo imposto pelos vikings e aquelas histórias relatadas só a deixam ainda mais animada para seguir seus próprios sonhos e explorar os mares do norte.

Uma coisa que eu adorei no livro é o fato de as histórias sempre envolverem batalhas, brigas intensas cheias de ação e com diversas mortes. Sempre quando uma história acaba e você acha que a ação irá acabar junto, a próxima história envolve ainda mais desses artifícios, o que deixa a narrativa da obra extremamente constante, e quem gosta de livros nesse estilo, sem dúvida nenhuma irá se deliciar.

Porém é preciso destacar também minhas ressalvas. Achei o desenvolvimento do livro meio confuso, são histórias e mais histórias que se sobrepõem e o autor pesa a mão com as cenas de sexo e com o uso abusivo de palavras chulas. Eu imagino que realmente vikings se comunicassem desta forma, mas que em certo ponto, para a leitura em si, incomoda, assim como algumas cenas sem tanta importância. Isso é algo que particularmente me incomoda, mas pode ser um atrativo para você, então não deixem que minha opinião os intimide, ok?

Também ficou faltando um pouco de batalhas marítimas e conquistas de territórios, acho que essa parte poderia ter sido melhor abordada, mas que tem tudo para ser explorado nos próximos volumes. Vou torcer!

Já no quesito edição, mais uma vez a Draco faz um maravilhoso trabalho, com uma capa linda e com diversos elementos vikings. A qualidade da edição dá um prazer ainda maior na leitura. Vikings: Berserker é o primeiro livro de uma trilogia que está sendo preparada por Eduardo, que claramente deixa a história de Siv alinhada para o próximo livro, estou muito ansioso para ler a obra seguinte.

Além desse livro, existe também um quadrinho, também lançado pela Draco, escrito por Kasse e ilustrado por Carlos Sekko, chamado Vikings: Noite de Valhala, que apesar de fazer parte do universo viking, conta especificamente uma batalha, que não está inclusa no livro, o que o deixa de fora da trilogia principal .

Se vocês gostam de histórias sobre Vikings e mitologia nórdica, já falamos aqui sobre a primeira temporada da série que aborda a história de um dos maiores exploradores vikings.

Então me digam, vocês curiosidade sobre este período histórico? Como vocês lidam com livros que abusam de palavrões no seu enredo?

  • Vikings: Berserker (Saga Viking #1)
  • Autor: Eduardo Kasse
  • Ano: 2018
  • Editora: Draco
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos