Durante esta leitura voltaremos para a década de 90, onde Melissa está prestes a passar pelas primeiras experiências da sua adolescência. Seu primeiro emprego, o primeiro namorado e todas as descobertas que vem acompanhada desta fase. Além disso, a garota tem o sonho de conhecer seu pai, uma verdade que sua mãe, Raquel, sempre lutou para afastá-la. Porém, Melissa não é mais uma garotinha e com a vinda de novas responsabilidades, o desejo de resolver esta questão em sua vida só cresce, mas a decisão da filha acaba tornando a vida da dupla de pernas para o ar.
Os segredos escondidos por Raquel são ainda maiores do que Melissa pudesse imaginar e as feridas deixadas por certas revelações, podem nunca mais curarem. O amor de mãe de filha será mais forte do que qualquer verdade?

Este é o plot de Muito prazer, Sou sua filha, uma leitura que tem como público alvo leitores mais jovens. Que estão passando por esta fase ou para aqueles que conheçam alguém que esteja. Ao contrário do seu livro anterior que resenhei aqui, que era um romance mais adulto, neste volume vemos a autora amadurecendo sua escrita, escrevendo para jovens e tratando temas pertinentes para leitores nesta idade, quando estamos construindo parte do que seremos em nossas vidas.
Quanto aos temas abordados, além dos que citei acima, há temas mais complexos sendo trabalhos, presentes na vida de Melissa ou dos personagens secundários. Alguns tipos de abuso são tratados aqui, então se você tiver algum tipo de gatilho, por favor, tome cuidado. O fato de a autora Sueli Lazari apresentar famílias imperfeitas em sua obra, é um ponto positivo, o que nos aproxima muito da vida real e nos confronta com o real conceito do que é uma família de fato.
Mas apesar de estarmos falando de certos traumas na vida de alguns personagens, eles não são tão explorados, mas estão ali por algum motivo. E olhando a obra com um olhar mais adolescente, vejo que se realmente tivessem o peso que “merecem” talvez a mensagem se perdesse ao longo do caminho. Então não vi problemas, pois a mensagem é passada e entendida.

A narrativa é feita em terceira pessoa, o que facilitar com que nos envolvamos com a história de cada personagem. E o fato de sabermos algumas verdades antes mesmos dos próprios personagens faz da leitura algo mais dinâmico e envolvente. Gostei muito desta sensação de estar à frente da história.
Enfim, há muitas mensagens por trás desta leitura e vários aprendizados para serem feitos. Mas há dois elementos que regem esta história, que dão ritmo para o emaranhado de revelações e verdades sendo ditas. A primeira é sem dúvidas o amor incondicional, entre pais e filhos e o quanto uma mentira pode ter consequências severas em nossas vidas. O peso dessas duas coisas será colocado a prova para esses personagens e caberá a você leitor, se colocar no lugar desses personagens e nas decisões que resolveram tomar para suas vidas.
Eu sinceramente gostei muito desta leitura, fiquei envolvida por estes personagens e me surpreendi com cada nova revelação e reviravolta. Aprendi muito com cada história contida aqui e ao final conclui que gostaria muito de ter feito esta leitura entre a minha adolescência e início da vida adulta. Sem dúvidas é uma leitura que eu recomendo para todas as idades, principalmente se você curte tramas emocionantes, que falam sobre amor fraterno, incondicional, erros e segundas chances.
![]()

- Muito prazer... Sou sua filha
- Autor: Sueli Lazari
- Ano: 2019
- Editora: Independente
- Páginas: 205
- Amazon



10 Comentários
Olá! Achei bem interessante o livro tratar sobre certos tipos de abuso, acho esse tema bem pertinente para ser trabalhado em livros, já que são bem presentes em nossa realidade.
Gosto muito de ver o amadurecimento de personagens na adolescência, já que essa é uma fase cheia de descobertas e mudanças.
De fato, esse livro parece ser bem emocionante e cheio de aprendizados e reflexões.
Estou curiosa para ver essas revelações e reviravoltas, gosto de leituras assim.
Beijos!
Oi
Eu não conhecia o livro, nem a autora, mas achei muito legal a ideia.
Parece ser um livro que toca profundamente, trazendo diversos assuntos importantes, como abusos, problemas de relacionamentos da adolescência e a convivência com os pais.
Principalmente sobre os problemas e a importância dos pais em nossa vida.
Adoro livros reflexivos assim!
Já quero!
bjs
Oiii ❤ Gostei muito de saber sobre o que o livro fala. Acho importante e gosto muito quando livros abordam as mudanças que vão acontecendo durante a adolescência, já que ela é uma fase um tanto complicada.
Só de ler a resenha e saber de algumas coisas pelas quais a personagem passa, me lembrei um pouco de mim mesma nessa fase.
Me agradou muito o fato desse livro ter uma família “real”, semelhante as nossas próprias, com pessoas cheias de erros e problemas, nada parecida com aquela de comercial de margarina. Esse é realmente um ponto positivo à trama.
Adoro essa coisa de saber de algo que nem o próprio personagem sabe ainda, pois assim ficamos imaginando qual será a reação dele ao descobrir a verdade.
Obrigada pela indicação ❤
Pela capa eu imaginei que seria um chick lit. Ledo engano kkkkk
Gostei da trama, é bom ter esses temas que tantos adolescentes temem. Para quem está nessa faixa etária será muito mais fácil se identificar com a personagem, principalmente para quem não conhece o pai e gostaria de fazê-lo.
Olá!
Uma leitura bem interessante, fiquei bastante curiosa por ele. Com certeza traz situações que muitos devem passar na família, até eu fiquei bem atingida em relação a isso e principalmente pelas escolhas e o que realmente faríamos nessa situação. Espero muito ter a oportunidade de ler.
Meu blog:
Tempos Literários
Olá! O livro parece ser maravilhoso, a começar por essa capa linda, realmente trata de temas bem difíceis, ainda mais, para quem esta nessa fase de adolescência, cheia de dúvidas e descobertas, vai ser bem difícil me colocar no lugar da personagem, e tentar entender tudo que ela vai sentir no decorrer dessa sua jornada, acredito que é extremamente doloroso ter que lidar com mentiras, ainda mais vinda de pessoas que são tão próximas a nós.
Olá! Achei bem interessante o livro tratar sobre certos tipos de abuso, acho esse tema bem pertinente para ser trabalhado em livros, já que são bem presentes em nossa realidade. Gosto muito de ver o amadurecimento de personagens na adolescência, já que essa é uma fase cheia de descobertas e mudanças. De fato, esse livro parece ser bem emocionante e cheio de aprendizados e reflexões. Estou curiosa para ver essas revelações e reviravoltas, gosto de leituras assim.
Beijos!
Oi, Joi
Adorei a capa do livro!
Gostei muito do tema que a autora abordou no livro, nessa idade temos uma avalanche de coisas que acontecem tudo ao mesmo tempo. Fica fácil se emocionar e se identificar com Melissa.
Só lendo para saber mas se Raquel esconde a identidade do pai de Melissa é porque tem algo aí, penso que é complicado esconder algo da filha principalmente quando é o pai ou vice e versa.
Quero muito ler, beijos!
Parece ser uma leitura intensa, que mexe com a gente, gostei que passa mensagens são sempre reflexivas, é difícil julgar a mãe da personagem, afinal se estivéssemos no lugar dela o que faríamos? Desperta uma curiosidade em saber os segredos da mãe e o que aconteceu com o pai da protagonista, esse tema da família é muito comum na realidade infelizmente, muitos não sabem quem é o pai. Olhando a capa pensei que seria uma leitura mais leve.
Engraçado como a capa remete a uma história levinha, até infantil eu diria. Mas lendo a resenha, percebe-se que a autora além de apresentar este universo mais juvenil, trouxe junto todos os problemas passados nesta fase tão difícil.
Talvez não seja o momento para eu ler algo assim, já que tô idosa..rs mas adoro isso de reviver fatos, lembrar de situações que talvez haja uma identificação com a personagem, por isso, se tiver oportunidade, quero sim conferir o livro.
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)