Em Fixação conheceremos Carlos Vieira e Carina Kross, os dois personagens que nos guiaram ao thriller psicológico de Bruno Atti, autor nacional de Caxias do Sul.

Dr. Carlos Vieira é um psiquiatra, que mantém uma clínica na cidade de Porto Alegre, mas nem sempre foi assim. No passado Carlos envolveu-se com drogas, bebida e outros vícios, o suficiente para afastá-lo da mulher Angela e da sua filha, Francesca. Num pacato dia em seu consultório, Carlos irá atender uma nova cliente que surgiu em um encaixe, logo Carina Kross, uma garota de 20 anos, condiciona que ela contará sua história em apenas quatro sessões e depois disso ela nunca mais voltará ali.

Após isso o médico não poderá procurá-la, não poderá tentar ajudá-la e o principal, não fará perguntas. Intrigante não? A personalidade de Carina logo fisga Carlos, o jeito rebelde, os olhos de gelo o intrigam e ao longo que Carina vai contando sua história, Carlos se vê mais envolvido por ela. Sua presença o faz confrontar fantasmas do passado e quanto mais fundo mergulhamos nesta trama, mais misteriosa ela fica, será que Carlos está realmente preparado para conhecer Carina Kross?

Fixação foi uma grata leitura. Conheci a história através do convite do autor e fiquei muito feliz em descobrir que o mesmo é de Caxias do Sul e que sua história se passa dentre as ruas de Porto Alegre. Isso contribuiu muito com a minha leitura, pois cada canto, rua e local que era descrito eu conhecia, o que fez com que eu visualizasse (e participasse de) cada cena. Aliás, a narrativa de Bruno Atti é muito coloquial, então possui todos os trejeitos do sotaque do sul. Me senti muito familiarizada, então, sem dúvidas, foi um ponto a favor.

O suspense desenvolvido por Bruno em Fixação foi muito eficaz em me prender durante a leitura. Como é um livro mais curtinho, a trama é direta, sem enrolação. E o fato dele amarrar muito bem um capítulo ao outro, faz com a leitura discorra muito bem. Um exemplo disso acontece ao longo que Carina vai contanto sua história, cada sessão sempre termina num momento derradeiro, então é impossível que você não queira devorar as páginas para dar continuidade ao grande desfecho.

Gostei muito do fato do enredo dar uma grande virada da metade para o fim da leitura, onde o suspense ganha ares de terror, coisas estranhas passam acontecer sempre na presença de Carina, o que faz com que a gente se questione a todo instante sobre o que está por trás do mistério da garota. Aliás, Carina, como disse, tem uma personalidade fortíssima, e ao longo da narrativa seremos apresentados aos pensamentos dos personagens. Por este motivo não curti Carina logo no início, ela apresenta características esnobes, quase que prepotente, mas entendo que a personalidade de um personagem nem sempre precisa agradar o leitor.

Por outro lado, Carlos é um personagem bem interessante. Temos aqui um psiquiatra, cheio de problemas. Mesmo que no momento da trama ele esteja em recuperação sobre o seu passado, iremos acompanhar o que levou Carlos ao ponto que partimos. Também estaremos cientes sobre os pensamentos e desejos mais profundos de Carlos e poderemos observar que ele apresenta aspectos bem diferentes do que imaginamos sobre um profissional da área. Parece que quando pensamos num psiquiatra, pensamos numa pessoa completamente centrada e preparada, porém atrás do profissional existe uma pessoa real também, cheio de problemas e conflitos, assim como nós.

O desfecho de Fixação é cheio reviravoltas, nos levando a rumos surpreendentes. Gostei muito do ritmo e das revelações, apesar do leitor ser guiado para um rumo e até conseguir imaginar parte do desfecho, até a última página somos surpreendidos. O livro termina num grande clímax e por isso eu tenho certeza que você, assim como eu, irá ficar de queixo caído com esta leitura.

A fixação de Carlos por sua nova paciente, somado a habilidade de Bruno Atti de conduzir esta história, possibilita que o leitor conclua este thriller nacional querendo mais. E o poder que Carina passa a exercer sobre Carlos irá acabar afetando você também. Carina não possui só uma história para contar, então esteja preparado para devorar cada página.

  • Fixação
  • Autor: Bruno Atti
  • Tradução: -
  • Ano: 2018
  • Editora: Quatrilho
  • Páginas: 256
  • Amazon

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Nil Macedo
    01 setembro, 2019

    Fiquei muito curiosa. Como assim conta sua vida em quatro sessões e depois vai sumir? Que segredo e estória é essa que ela tem pra contar?
    Também gosto quando leio livros que se passam em lugares que eu conheço, principalmente quando é aqui em São Paulo. É tão bom né? A gente se vê andando pelas ruas junto com o personagem.

  • Maria Alves
    01 setembro, 2019

    Parece ser um livro muito bom, já me deixou curiosa e com vários questionamentos sobre essa paciente, ela é bem misteriosa, mas também fiquei curiosa com o Carlos. Deve ser uma leitura que fisga a gente até a última página para saber quais segredos a paciente esconde. Tinha visto o livro, mas não sabia nada sobre ele e me surpreendeu o que li acima.

  • Aline Teixeira
    31 agosto, 2019

    Olá Joice!
    Mais um thriller desafiador para trabalhar minha massa cinzenta, e nacional ainda por cima. Essa ambientação da cidade com locais que realmente existem traz todo um ar de realidade na trama e você é muito privilegiada de poder vê-los de perto. A representação do psiquiatra como pessoa real me chamou bastante a atenção, ainda mais por ter um passado tão conturbado. Já vi que Carina é um poço de dissimulação, mal posso esperar para saber quais são os segredos que ela esconde.
    Beijos

  • Alison de Jesus
    31 agosto, 2019

    Olá Joi!
    Quando conhecemos os ambiente no qual se passa a história a experiência se torna ainda mais vívida, né? E o autor parece entregar um livro com todos os clássicos elementos do gênero, sendo que a caracterização meticulosa e psicológica dos personagens é o ponto alto de Fixação. Nesses momentos finais a leitura ganha velocidade à medida que vamos juntando as peças do quebra-cabeça envolvendo Carina, uma personagem que conquista pela presença quase que sobrenatural.
    Beijos.

  • Gabrielle Batista
    31 agosto, 2019

    Sou muito fã dos nossos escritores brasileiros e a cada vez que vejo uma resenha de livro nacional, eu fico muito feliz e orgulhosa!
    Para começar já adorei saber que a história envolve mistérios e psiquiatria, todas as produções que envolvem esses temas (seja filmes, séries, livros) eu obrigatoriamente preciso conhecer!
    Também gostei do fato de que o autor sai do clichê do psiquiatra centrado,
    com uma vida certinha e traz “o outro lado”, ou seja, a vida conflituosa que se encontra com a outra vida de problemas, que é a da Carina.
    E falando da Carina, não tenho dúvidas de que eu amaria os mistérios que envolvem ela e com certeza acredito que não largaria o livro haha parabéns pela resenha!

  • Rayane B. de Sá
    31 agosto, 2019

    Oiii ❤ Que história mais intrigante! E original também, já que nunca li nada do tipo.
    Fiquei muito curiosa pra saber o motivo de Carine querer ir a apenas 4 sessões e depois desaparecer, o motivo de ela querer compartilhar o qur aconteceu e sobre o que ela vai falar.
    Concordo, não é porque uma pessoa é psiquiatra que ela também não tem problemas, legal o autor querer mostrar que esses profissionais são gente como a gente.
    Espero poder fazer essa leitura em breve.
    Beijos ❤

  • Rayssa Bonai
    31 agosto, 2019

    Olá! ♡ Que trama, hein! Intrigante é de fato a palavra certa para descrever essa premissa! Já quero fazer essa leitura!
    Ainda não conheço o trabalho do Bruno, mas quero muito conhecer, gosto demais de histórias que são mais diretas, sem enrolação, principalmente se tratando de uma trama cheia de mistério.
    Tô curiosa para saber sobre o conteúdo dessas sessões e ver como isso vai influenciar a vida de Carlos.
    Já não gostei da Carina, mas tô bem curiosa para saber mais sobre essa personagem misteriosa.
    Adoro desfechos cheio de reviravoltas, com certeza vou fazer essa leitura!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

  • ELIZETE SILVA
    30 agosto, 2019

    Olá! Mas gente, esse livro me deixou muito intrigada, esses enredos cheio de mistérios e suspense sempre me deixam muito curiosas, pois preciso descobrir logo o que realmente está acontecendo, por isso, é preciso realizar a leitura desse tipo de livro quando tivermos bastante tempo, afinal não vamos ser capazes de parar de ler até chegarmos à última página, e é muito bacana quando lemos uma história e nos deparando com lugares e descrições que fazem parte do nosso dia-a-dia,

  • Angela Gabriel
    30 agosto, 2019

    E chega mais literatura Nacional de qualidade!!! Já havia lido uma resenha desta obra e depois desta segunda,sei que preciso muito ler a obra. Amo o gênero, esse mistério todo envolvendo a personagem e meio que esse ter que deixar de lado uma história e tanto e fingir que nada aconteceu depois de quatro dias Já intrigantes???
    Eu já estaria maluca para saber tudo que esta moça revelou!!!!
    Lista de desejados com certeza
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel (O Vazio na flor)

  • mirian kelly
    30 agosto, 2019

    Ja vi falarem desse livro e fiquei tremendamente feliz por ser nacional. Aliás estou doidinha para saber qual é a da Carine que misterios são esses que a cerca e qual a historia dela??
    Sim, as vezes criamos mesmo uma imagem muito errada dos psiquiatras, achando que eles são pessoas sem muitos problemas só na paz. Porém todo mundo tem problemas. Já quero esse livro na minha estante.