Você já ouviu falar em creepypastas? Creepypasta é o termo usado na internet para identificar histórias amadoras de terror e lendas urbanas, normalmente difundidas entre frequentadores de fóruns, e que se popularizou através deles e de vídeos feitos para o Youtube em canais do mesmo estilo. As histórias de autoria desconhecidas são narradas de modo envolvente e normalmente são relacionadas a elementos da cultura pop, como filmes, videogames e personagens, os vídeos são complementados com fotos assustadoras e áudios ou vídeos relacionados a história narrada, que deixam a experiência ainda mais envolvente para o leitor.

As creepypastas são muito mais popularizadas nos Estados Unidos, onde existe muito mais produtores do conteúdo como mais espectadores, mas já existem aqui no Brasil vários canais e influenciadores que produzem esse tipo de conteúdo e que atraem muitos fãs de terror.
Antigamente, por terem surgido em fóruns e demais redes conhecidas, as pastas eram compartilhadas como um viral, vem daí a brincadeira com o nome, que vem de “creepy” que significa assustador ou bizarro e “copypaste” que significa copia e cola.
Você, provavelmente, conhece alguns exemplos de creepypastas, as histórias do Slender Man e da Momo, são algumas das mais populares da internet. Este primeiro já ganhou as telas do cinema em 2018 e jogos dedicados para ele. A Momo é a mais recente lenda urbana da internet, propagada via WhatsApp, a história acabou ganhando o mundo quando os participantes eram desafiados a começar a se comunicar com um número desconhecido. Porém, como sabemos, a imagem conhecida da Momo é uma escultura japonesa, exposta em 2016, que alguém acabou utilizando para criar uma creepypasta, ou seja, uma história de terror que se propagaria de forma rápida pela internet. Funcionou não é mesmo?

Slender Man: Pesadelo sem Rosto (2018)
A junção da ficção com a vida real contribuí para que as creepypastas se popularizem, a própria lenda urbana de A Bruxa de Blair é um belo exemplo disso, apesar de não ter surgido efetivamente na internet. É importante também dizer que é preciso ter muito cuidado neste meio, visto que muitos criminosos surfam dessa onda. Então sim, este é um tipo de conteúdo recomendado apenas para adultos.
Aqui no Brasil, não há um grande interesse das editoras em trabalhar em cima do conteúdo e são poucos os autores que se dedicam a este tipo de história de terror. Creepypastas são histórias curtas, que em poucas palavras devem desenvolver todo um enredo aterrorizante, sem deixar de lado a ambientação do local, isso é muito importante para que o terror realmente chegue ao estágio necessário para que o medo envolva o leitor.
Eu conheci as Creepypastas através de canais de terror do Youtube, como Medo B, D4rk – Medo & Terror e David Herick, este último é o maior canal brasileiro do tema, contando com mais de 1 milhão de inscritos e chegando a pegar em seus vídeos mais de 10 mil visualizações, além disso, David conseguiu lançar um livro através da editora Planeta do Brasil, pelo selo Minotauro.
O livro se chama O Livro Maldito, mas vou dar um spoiler e dizer que não me senti tão envolvido com a experiência. Sem dúvidas os vídeos conseguem causar muito mais arrepios, provavelmente, por contarem com outros elementos que contribuem para a nossa imersão. Mas o ponto alto desse lançamento é o fato de estarmos conhecendo de forma mais ampla o estilo, e torço muito para que ele vá bem nas vendas, já que isso é fundamental para que tenhamos mais lançamentos desse estilo, inclusive do mesmo autor.
Uma curiosidade é que nos Estados Unidos tanto as creepypastas quanto os livros sobre o tema são muito comuns e possuem um público fiel nas livrarias, pois há muitos escritores produzindo este conteúdo. Por aqui, a maioria das creepypastas são apenas traduzidas para nosso idioma, seja para serem postadas em sites ou as que acabam virando vídeos no Youtube. O maior portal brasileiro do assunto é o Creepypasta Brasil, que semanalmente desde 2011, lança contos novos no seu site, abastecendo os leitores creepies fielmente.
Abaixo seguem os links dos canais que citei aqui, para aqueles corajosos visitantes do Estante Diagonal que desejem enfrentar o horror das creepypastas, mas antes vai um aviso: elas viciam, lendo a primeira, você não conseguirá mais parar, e isso inclui o fato de suas noites de sono nunca mais serem as mesmas.




21 Comentários
Oi, Bruno!!
Essa é a primeira vez que vejo esse termo Creepypasta e nem sabia que são histórias de terror ou lendas urbanas que são divulgadas através da internet, achei bem bacana e vou assistir os vídeos para conhecer mais.
Bjs
Legal saber sobre as creepypastas, eu nunca tinha ouvido falar mas agora vou procurar saber mais.
Sempre prestei muito a atenção em lendas urbanas. Aquele medinho é sempre legal de ter. Mas não sabia que já tinhamos um novo termo para essas estórias horripilantes que eu cresci ouvindo contarem.
Aliás, ouvi as estórias que você deixou e a narração já dá medo. Ouvir isso no escuro, jamais!
Não conhecia as creepypastas, talvez por não ver vídeos no youtube, mas achei legal, até melhor do que ler os contos, que não sou fã por serem curtinhos, mas escutando gostei. É diferente e fica uma expectativa, do quem vem depois. Nossa faz tempo que esses contos existem por aqui e eu estava por fora rs.
Primeira vez que vejo sobre esse termo creepypastas… Mas eu tenho uma historia vivida por mim que entraria perfeito nesse termo… #medo hahahaha
Mas adorei e sempre que vejo algumas lendas e historias assim me deixa curioso e adoro saber o desfecho das historias…rsrs
Fiquei sabendo o que significava “creepypastas” agora a pouco, ao ler a resenha de “O Livro Maldito”.
Fiquei interessada, recentemente assisti ‘Histórias assustadoras para contar no escuro”, e pude relembrar o impacto que as lendas urbanas causavam quando eu era criança. Vou dar uma olhada nos vídeos, mas vou deixar ´para fazer isso pela manhã…
Oi!
Eu amooo creepypastas, o problema é esquecer delas depois kkkkj costumam ficar um bom tempo na minha cabeça.
Meu primeiro contato com elas foi quando estava ainda no ensino fundamental, com aquelas clássicas como Jeff The Killer e Slender Man.
Faz tempo que não leio/vejo nenhuma histórinha… deu vontade agora.
Olá!
Amei a aula!
Não conhecia esse termo e nem seu significado, mas lendo aqui é bastante interessante, alguns que você citou como a Momo, já ouvi fala bastante mais nunca procurei saber a real. Gostei muito!
Meu blog:
Tempos Literários
Oi Bruno,
Quem disser que o Estante Diagonal não é cultura está muito enganado, pois aqui no blog eu aprendo e descubro coisas que eu nem imaginava que seriam tão interessantes. Por exemplo, Creepypastas é um termo que não conhecia, mas estou um pouco familiarizada com o que significa, pois já tive contato com alguns conteúdos. Sem dúvida histórias de terror e lendas urbanas são as que se espalham mais rápido e com a internet isso se alastra de forma assustadora. Em comparação com histórias escritas, acredito que os vídeos tem um maior apelo, pois como você descreveu são histórias curtas e o visual, nestes casos, contribuem muito mais para passar a mensagem ou aterrorizar o telespectador. Não conhecia o trabalho de David Herick, por isso, adorei a indicação.
Sou da época das lendas urbanas… rs…adoro!
Também não conhecia o termo “creepy pastas” mas acredito, infelizmente, que desde o advento da internet “o proibido, o tétrico, o prazer oculto” tenha ganho mais voz e liberdade de expansão e exposição. O problema é a falta de bom senso, noção e até falta de caráter de algumas pessoas quando propagam certas monstruosidades propositadamente com intuito de chocar e ser perverso apenas.
Não fazia a menor ideia da existência. Bom saber e aprimorar os conhecimentos. Agora basta apenas criar coragem pra ler!
Não estava familiarizada com o termo creepypasta, já tinha ouvido personagens na internet como a momo.Acho interessante as lendas urbanas bem creepys. Sim textos curtos e histórias curtas de terror bem amarradas seriam bem legais em nosso país.Porém, como você mesmo disse são história para adultos e têm que se ter um cuidado especial em nosso país.
Um abraço.
Olá! Eu nunca tinha ouvido falar de creepypastas, até achei o conceito delas bem interessante (embora ainda não tenha decidido se as encararia), acho que os fãs do gênero podem aproveitar bastante mais esse recurso para mergulharem em histórias para lá de assustadoras.
Gostei e vou procurar mais sobre :p
Eu sempre me surpreendo de conhecer coisas novas e admito que nunca havia lido nada sobre o termo Creepypastas. Mas nada mais gostoso que descobrir isso no mês do Terror né?
Uma pena que aqui no Brasil o gênero não seja tão explorado, acho que temos tanta coisa a ser mostrada!
Por isso, adorei poder ler e ver o post com estes olhos de leitora que ama novidades e com certeza, irei procurar os vídeos para aprender um pouco mais!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel
Creepypasta de episódios perdidos dos desenhos é muita nostalgia pra mim. Eu assistia muito essas teorias malucas no youtube na aula de informática na escola rsrs
Hoje em dia meu vício são as creepypasta em forma de jogos indie. É muito Sonic.exe pra explorar!
Bruno!
Co nfesso que não conhecia o termo creepypastas , embora já tenha visto alguns vídeos no youtube.
Uma pena o Brasil não desenvolver tanto essa cultura por aqui, porque é bem escabroso.Será que tem alguma coisa haver com falta de patrocínio?
Muito boa a postagem, aprender nunca é demais.
cheirinhos
Rudy