O que você faria caso encontrasse durante sua viagem de lua de mel, em alto mar, uma mala cheia de dólares e diamantes? Este é o dilema que o casal Erin e Mark irá viver em meio aos paradisíacos cenários de Bora-Bora, na polinésia francesa.

Erin é a narradora desse maravilhoso e interessante thriller, uma mulher forte, mas também apaixonada, que em muitos momentos do livro será posta sob forte pressão. Logo no começo do livro detalha somos surpreendidos com uma cena bastante inusitada, teremos a narradora cavando uma cova, literalmente, sem falar de quem, nem para que. Porém após o início bombástico, o primeiro ato de Um Mar de Segredos foca dar  informações sobre a vida Erin e em como ela e seu futuro esposo se conheceram, deixando a ação, esperada para o livro, de lado, o que não é nenhum defeito. Nestes trechos é Erin quem consegue segurar o enredo, com seu temperamento e com tudo que vai passando por sua cabeça a cada nova fase da vida que ela vai vivendo.

É após a página 150 que o casal encontra a tal mala, perdida, durante um mergulho que faziam, e aí sim, a ação e o suspense tomam conta do livro, deixando o leitor inclusive sem fôlego algumas vezes, mostrando que toda a espera será recompensada.

A obra quase não tem defeitos, a maneira como a autora desenvolve o enredo, descreve as cenas e fala da personalidade e da vida da personagem principal, utilizando de uma narração em primeira pessoa, é magnífica, deixando o leitor interessado, prendendo a atenção de quem lê de forma única. Erin é muito consciente, mesmo perdida de amor por Mark ela sabe tomar decisões usando a razão ao invés do coração, na maioria dos momentos. Também é interessante ver como a escritora escolhe desenvolver a personagem, expondo aos poucos seus segredos, falando sobre situações do trabalho dela, que farão sentido para o livro e terão importância para ele, apenas nas páginas finais.

Erin é uma repórter e está gravando vídeos com presidiários para um documentário, ela entrevista tanto homens como mulheres, que estão prestes a ter de volta sua liberdade. E estas entrevistas, falando sobre crimes que estas pessoas presas cometeram, ajuda muito a dar um clima de suspense e mistério ao início do livro, claramente mostrando a imensa capacidade da escritora em trabalhar o enredo e aguçar a curiosidade do leitor.

Este é um livro com o qual eu não tinha muitas expectativas, pois sabia que ele teria um alto teor de romance e falaria muito sobre a relação do casal, mas escolhi ele como uma pura aposta, e que aposta acertada!

Um Mar de Segredos é um livro muito gostoso de ler, com uma história bem convincente e uma personagem feminina forte, como eu gosto de ver nos livros, mesmo com seus problemas. por vezes vamos acompanhar Mark, as vezes, tratando-a de uma maneira que não deveria, mas ela consegue ser perseverante, consegue crescer na obra e no final dela surpreende o leitor, mostrando que tem muito mais força do que imaginávamos. Sem dúvida este é um bom livro para discutir diversos pontos em um debate entre amigos.

Vejo o livro com uma qualidade muito grande como um thriller de suspense, mas com o mesmo potencial para levantar debates reflexivos, seja decidindo o que você faria com uma mala que não lhe pertence, seja pensando sobre como deve ser o relacionamento de um casal. Então se você procura um bom thriller que debate também ética e relacionamentos abusivos, este é um ótimo começo!

RESENHA ESCRITA EM PARCERIA COM JOICE CARDOSO

Para finalizar, destaco outro ponto muito legal do livro e que sempre me chama atenção em leituras em geral: a ambientação dos cenários é incrível! Muito bem descrita, expondo que a autora se utiliza de elementos reais para descrever Bora Bora, passando uma credibilidade incrível para obra. Ela se preocupa em falar sobre passeios e hotéis que realmente existem na região, este detalhes dão até uma vontade de viajar, o que é ótimo! Em tempos dessa pandemia terrível, as viagens literárias sempre ajudam a mente.

  • Something in The Water
  • Autor: Catherine Steadman
  • Tradução: Clóvis Marques
  • Ano: 2020
  • Editora: Record
  • Páginas: 378
  • Amazon

rela
ciona
dos