Em Raio Fulgurante, da autora Larissa Maciel, conheceremos a história de Eduardo, um autor e cronista brasileiro que há quatro anos vive em Veneza, Itália. Ele tem uma rotina estável, um bom emprego e uma vida pacata. Porém tem se dedicado muito ao trabalho e há muito não tira um tempo para descansar e o que acaba afetando suas crônicas no jornal em que trabalha. As férias repentinas seriam ótimas para voltar ao Brasil, reencontrar seus amigos e sua família.

Com a sua ida, Eduardo não imaginava ser arrematado pela jovem Leticia, filha do seu melhor amigo Renato. Com os sentimentos completamente confusos, os dias passam e Eduardo precisa retornar para Itália e a vida que construiu por lá, mas como partir quando alguém parece ter lhe enfeitiçado?

O livro é narrado em primeira pessoa através de Eduardo e a autora irá nos apresentar passo a passo da rotina de Eduardo de volta ao Brasil. Sua relação com a família, que pouco mudou e seus reencontros com os velhos amigos. Na narrativa há vários diálogos, então saberemos exatamente tudo que Eduardo pensa ao longo dos dias que gasta com sua estadia. A autora é bem metódica em narrar exatamente todos os passos do personagem, desde as coisas mais banais como acordar, comer e dormir.

É assim também que logo percebemos seu interesse surgindo por Leticia. Ela é uma personagem logo se mostra com muita personalidade, afrontando Eduardo quando ele menos espera por algo de seu passado, algo que fez assim que partiu para o exterior. Isso o intriga ainda mais, fazendo com que seu interesse conflituosos pela jovem só cresça. Aos poucos Leticia domina seus pensamentos, de forma intensa e avassaladora.

Um dia pode mudar sua vida, um dia pode arruinar sua vida. A vida inteira é feita de três ou quatro dias que podem mudar absolutamente tudo.

Eduardo é um personagem bastante inteligente e querendo ou não, determinado. Porém senti um “quezinho” de egoismo nele e uma falta de responsabilidade afetiva com quem se relaciona. Mas fiquei bastante pensativa analisando esta linha tênue entre o egoismo e a necessidade de dar novos passos sozinho. Sempre, mesmo quando a há as melhores das intenções, acabamos afetando tudo e a todos a nossa volta.

Entendendo o centro do livro, esta é uma obra que contará uma história de amor, mas que também abordará temas como zona de conforto e escolhas. Às vezes nem tudo que é “perfeito” se mostra o ideal para nossa vida, mesmo que desejemos muito se agarrar a esta ideia. Todo conflito de Eduardo em relação aos seus sentimentos o tira completamente do eixo, fazendo com que ele encare sua vida com uma nova perspectiva. O que nos dá a ideia final que nunca é tarde para dar novos passos, mesmo que encontremos desafios pela frente.

O livro aborda também relações que possuem uma grande diferença de idade, não é o foco da história, mas achei interessante mencionar. Com isso abordará a aceitação de ambas as famílias e o impacto que isso pode causar para todos.

Há alguns pontos na narrativas incongruentes que preciso ressaltar pra você leitor, senti que faltam algumas informações para que a gente entenda a possibilidade do relacionamento de Eduardo e Letícia acontecer, que possui dezoito anos. Achei que não seria possível Renato ter uma filha da idade de Letícia, se ele e Eduardo eram amigos de infância, então isso acabou me intrigando. Também é um pouco difícil perceber a passagem de tempo ao longo dos capítulos, as vezes de um paragrafo ao outro já se passaram dias ou meses, o que causa uma certa confusão no leitor. Porém, estes pontos podem ser corrigidos após o texto receber uma lapidada pela autora, acredito que com mais experiência, a autora consiga amadurecer ainda mais a sua escrita.

Em resumo Raio Fulgurante foi uma leitura rápida que apresenta um romance contemporâneo. Então se você procura uma leitura leve, bastante intensa e que te entretenha por algumas horas, esta é uma ótima dica.

  • Raio Fulgurante
  • Autor: Larissa Maciel
  • Tradução: -
  • Ano: 2020
  • Editora: Viseu
  • Páginas: 136
  • Amazon

rela
ciona
dos