Ano passado, eu fiz um post com falando sobre 10 contos de horror que eu adoro. Como haviam mais e de lá para cá eu conheci outros contos incríveis, eu resolvi trazer mais 10 indicações para vocês.

Relembrando que o conto é uma história curta e concisa, com apenas um núcleo de ação (espaço geralmente limitado a um ambiente, tempo determinado, normalmente narrado de forma linear, e número restrito de personagens). Por isso o conto tem a missão de envolver os leitores logo no começo de sua narrativa, pois o desfecho da história chega em poucas páginas.

Confira os melhores contos de terror para você ler – Ano I

Eu adoro contos de horror e de mistério, pois eles sempre mexem com a minha imaginação e com meus sentimentos. Sem falar que nos contos do gênero, o fator surpresa está sempre presente. Todo ano minha lista de contos favoritos aumenta. Assim como ano passado, esse ano, eu separei 5 de autores internacionais e 5 de autores nacionais.

Henry Clarke

1. O BARRIL DE AMONTILLADO, EDGAR ALLAN POE

Adoro começar uma lista de contos indicando o mestre Poe. Eu gosto praticamente tudo que li desse autor. Esse conto é o meu favorito dele, pois envolve vingança. Aqui durante o carnaval da Itália, Na narrativa da o narrador, Montresor, um homem que busca vingança, convida Fortunato para uma degustação particular de vinho. A partir disso, a vingança toma seu caminho. Eu amo o final deste conto, pois fico imaginando o futuro de Fortunato naquela situação.

2. O SINALEIRO, CHARLES DICKENS

Eu já conhecia a escrita do autor, pois há muito tempo eu li o clássico Um Conto de Natal. Mas nesse outubro, eu tive a oportunidade de ler um livro de contos dele, História de Fantasmas. O livro já começa espetacular com esse conto. Aqui temos um sinaleiro, um funcionário de uma ferrovia, sua função é passar recado os trens através de um sistema telegráfico. Ele é um homem muito solitário, até o dia em que um homem aparece e os dois começam a conversar. Com isso, o sinaleiro resolve contar algo que acontece com ele o perturba. Esse conto é bem difícil de ser interpretado, eu tive que ler com muita atenção, mas tem um final incrível.

3. ATRAÍDOS PARA O FOGO, KEVON QUILEY

Outro conto que conheci recentemente através da leitura de Antologia Macabra, organizado por Hans-Ake Lilja. Nesse conto que apresenta três amigos que vão numa casa do terror em um parque que está na cidade, encontramos algo no estilo Jogos Mortais. O melhor conto da antologia sem dúvidas, eu fiquei muito angustiada com as descrições dos acontecimentos e com o ar apavorante presente o tempo todo..

4. A SELVAGEM, BRAM STOKER

Eu já era apaixonada pela escrita do Bram Stoker por causa de Drácula, mas agora ainda mais por causa desse conto. Aqui um casal faz uma viagem com um amigo. Esse amigo é um homem que não se preocupa muito com as consequências de seus atos, só quer aproveitar a viagem. Um dia, ao ver uma gata e seu filhote abaixo do local que estão, ele resolve jogar uma pedra para chamar a atenção dos animais. Contudo a pedra acerta a cabeça do gatinho, e ele acaba morrendo. Não preciso contar para vocês que essa mãe gata vai dar um jeito de se vingar né?! Eu fiquei ansiando pelo final desse conto o tempo todo, eu, junto com a gata, queria vingança. O final é mais um daqueles que entram para a história.

5. A SOMBRA DA MORTE, MARY ELIZABETH BRADDON

Eu não indico somente esse conto, mas todos os contos que fazem parte do livro Vitorianas Macabras, organizado pela Márcia Heloisa e publicado pela Darkside Books. Aqui temos uma órfã que se obrigada a trabalhar como empregada, pois não tem onde morar. Contudo ela acaba em uma casa mal assombrada. Quando situações estranhas começam a acontecer, seus patrões demoram a acreditar nela. Eu gostei muito desse conto por dois motivos, primeiro pelo horror presente nele e segundo por ter uma questão da empregada que para sobreviver aceita as orientações dos donos da casa, um questionamento muito legal tanto do papel da mulher quanto dos empregados da Era Vitoriana.

6. UM ESQUELETO, MACHADO DE ASSIS

Assim como fiz com Poe, eu nunca posso deixar de mencionar Machado de Assis. Esse conto é incrível pois vai focar na frieza e na crueldade humana. Dr. Belém é casado com D. Marcelina, contudo ele guarda o esqueleto de sua primeira esposa. Ele tinha a intenção de caso sua nova mulher também morresse antes dele, deixar seu esqueleto fazendo companhia ao outro. Eu gosto muito desse conto, pois ele aborda de modo fantástico o tema ciúmes. Outro conto que o final surpreende.

7. NOITE NA TAVERNA, ALVARES DE AZEVEDO

Essa indicação está mais para uma novela do que para um conto, mas mesmo assim ele é encontrado em antologia de contos. tive o prazer de ler umas três vezes essa história e sempre leio como se fosse a primeira vez de tanto que gosto. Aqui temos uma narrativa moldura com cinco homens em uma taverna, cada um deles resolve contar uma história  ao grupo. Todas as histórias têm em comum o amor não-correspondido e algusn elementos mais macabros.

8. O BEBÊ DA TARLATANA ROSA, JOÃO DO RIO

Sempre que eu penso em contos que li, eu vejo como alguns são queridos para mim. Vários já reli muitas vezes, e esse é o caso desse conto. Heitor começa falando sobre um carnaval que aproveitou com seus amigos. Ao chegar em um baile, ele vê uma moça vestida de bebê de tarlatana rosa, que tinha um nariz postiço. Depois de aproveitar, vai embora da festa, mas volta nos outros dias de carnaval, não volta a ver o bebê até terça-feira, quando finalmente se encontram. Heitor dá um beliscão no bebê e com os amigos abandona o local para ir a um baile em lugar mais refinado. Heitor decide que precisa ficar com a foliona pelo menos neste último dia. Mais um daqueles contos que vamos ficando ansiosos pelo final enquanto lemos, e quando ele vem a surpresa vem junto.

9. ZONA DE ABATE: MATADOURO 7, CESAR BRAVO

Mais um conto presente numa antologia que eu recomendo inteira. VHS, de Cesar Bravo, foi lançado ano passado pela Darkside e ganhou meu coração. Aqui temos um detetive e seu ajudante visitando o matadouro para fazer uma investigação, contudo o que eles encontram no local é muito mais assustador do que imaginavam. Eu amei esse conto, as descrições do matadouro são cheias de sangue e horríveis. O ar macabro e o modo como os personagens se comportam me deixaram com nojo e assustada. O final é muito foda!

10. PASSEIO NOTURNO, RUBEM FONSECA

Esse é o típico conto que o horror está nas atitudes do ser humano. Aqui acompanhamos um homem de negócios bem sucedido, que todos os dias ao chegar em casa do trabalho cansado, decide relaxar de sua vida tediosa, saindo pelas ruas cariocas e atropelando pessoas. O que eu mais gosto nesse conto é a forma como ele é narrado. Como quem conta a história é o próprio protagonista, seus sentimentos ficam mais reais e sua perversão mais assustadora.


Curtiram? Tem muitos livros maravilhosos de contos, uns focados em autores, outros em gêneros, o importante é que tem para todos os tipos de leitores. Sem falar que a internet está cheia de contos assim em domínio público, então não há a necessidade de se ler um livro inteiro, você pode encontrar contos como do Poe e do Machado de Assis em muitos sites  Eu espero que vocês gostem das dicas, e fico esperando dicas de outros contos para ler!

rela
ciona
dos