Aqui conheceremos Carlos, um policial civil que está a procura de sua noiva, desaparecida após um sequestro. A história de passa no maior complexo de comunidades do Rio de Janeiro, mais precisamente no Morro da Caveira, último local onde sua noiva foi vista. Como pista, Carlos tem os relatos, pra lá de estranhos, dos moradores, que contam todos a mesma versão da história: o topo do Morro da Caveira é assombrado, lá habitam pequenas criaturas carnívoras, os pequenos seres, que mais parecem crianças, levam terror e morte por onde passam.

Nada disso amedronta Carlos, e ele esta disposto a enfrentar o que for para encontrar sua amada.

Carnívora é uma álbum de terror nacional do autor Péricles Júnior, e nela, apesar de termos uma história regada a sangue e bizarrices, há duras críticas ao governo e aos verdadeiros monstros do Brasil. Uma analogia genial, que se passa em território nacional. Não tem como dar ruim, certo? Apesar disso, achei a leitura breve demais e pouco desenvolvida em alguns aspectos, quando a história tá ficando boa, logo acaba. Me pareceu que faltou enredo e um tanto de explicações. Quem sabe temos isso em um próximo volume.

Ademais o traço de Péricles é muito interessante e combina muito com a ideia. A HQ é em preto em branco, mas mesmo assim é uma leitura rapidinha de fazer, mesmo para mim que li através do Kindle.

A ideia de mesclar muito da nossa realidade com nuances sobrenaturais sempre é bem vinda e isso consegue brincar com o leitor. Gostei muito do fato do autor realmente mostrar a realidade das comunidades mais violentas, não poupando o leitor da violência urbana que estamos, infelizmente, tão habituados. Mas acima de tudo, e talvez este seja o detalhe mais assertivo do trabalho de Péricles, a representação das vítimas da violência, suas reações e consequências. Simplesmente genial!

Neste quesito a HQ cumpre o que promete, mesmo que não fique claro isso logo de cara. Por tratar temas tão atuais, a HQ mesmo que tenha sido lançada em 2015, continua nova, debatendo temas e problemáticas reais como criminalização, batida policias e as consequências de tudo isso aos olhos de quem vive esta realidade todos os dias. Utilizando-se dessas ferramentas, a narrativa de Carnívora se desenvolve de forma dinâmica, cheia de ação e empolgante.

Se você procura uma leitura rápida e que está disponível também no Kindle Unlimited, Carnívora é o ideal pra você. Além de divertir, assustar e te deixar com gostinho de quero mais, é um quadrinho inteiramente ambientado em território brasileiro, cheio de representações do nosso país.

  • Carnívora
  • Autor: Péricles Júnior
  • Tradução: -
  • Ano: 2015
  • Editora: AVEC
  • Páginas: 120
  • Amazon

rela
ciona
dos