O Escambau é o primeiro romance da autora nacional Graziella Moraes, publicado pela Editora Chiado.

A história de O Escambau acontece na cidade fictícia de Foz e nela conheceremos nossa protagonista. Maria é uma retratista que entre suas andanças pela cidade acaba numa viela da comunidade Estrela, uma ruazinha pequena, mas que aparentemente abrigava uma grande empresa. Do outro lado podia ver um restaurante dinamarquês e logo ao lado um boteco. Neste boteco Maria conhece o simpático Sr. Antero e ali ela tem a oportunidade de incrementar sua renda com algumas encomendas de bolo, bolos esses que ela nem acha que faz tão bem.

Não demora para ela conhecer Inês, a simpática funcionária da empresa, que é uma emissora, e Fábio, jornalista da mesma empresa. Os dois trabalham arduamente num caso bastante conhecido da região. Um caso que parece que está longe de ser solucionado e por isso ganha tanto destaque na imprensa, mas porque o caso continua tão vivo dentro da Esfera TV?

Aos poucos vamos descobrindo que as pessoas dessa comunidade possuem seus destinos entrelaçados e tudo ocorre em volta de uma antiga disputa por poder. Maria, já uma visitante corriqueira nesta realidade, se vê entre os mistérios e motivações desses personagens, e nós leitores, aos poucos somos conduzidos para uma trama que revelará os bastidores de uma guerra contra o tráfico de drogas.

Eu adorei o fato de que uma personagem comum passa a se ver como uma detetive dentro desta história. É tão mais fácil se identificar com os personagens assim, quando eles estão bem mais próximos de nós. Sendo uma pessoa comum, logo vemos a vida de Maria sendo colocada em risco, mas aos poucos somos levados a crer que isso parece valer a pena para ela, buscar a paz e a verdade para um grupo de pessoas marginalizadas pela sociedade.

A relação de Maria com os personagens secundários é muito gostoso de acompanhar, os elos entre eles crescem fortes e logo vemos uma amizade consolidada entre Maria, Inês e Fábio, o que a leva a descobrir até mais sobre Lampião, o fora da lei, procurado. Eu gostaria muito de falar mais sobre outras relações da trama, mas acredito que seria revelar muito da história. Mas o que posso dizer é que mesmo com a presença de vários personagens ao longo da história, é interessante perceber como cada um possui sua voz dentro das páginas e é impossível não criar um apego por eles.

O grande conflito também é bem trabalhado, o modo como se desenvolvem os conflitos nesta guerra por controle da comunidade. A relação do vilão e sua busca incessante por seu rival, Lampião, é bastante crível, mas por vezes me pareceu improvável tudo acontecer num local tão pequeno. Isso foi só um detalhe que me chamou a atenção e que achei interessante mencionar por aqui, mas que nada estragam o desenvolvimento da leitura.

A leitura de O Escambau é curta, a narrativa é fluida devido a velocidade em que os personagens se movem, portanto acho um bom começo para um livro apresentação. A comunidade Estrela é o retrato de várias comunidades espalhadas pelo nosso país, muitos de nós vivem entre conflitos. A realidade é ainda mais crua para quem vive em comunidades não pacificadas, que precisam conviver diariamente com o perigo, balas perdidas e que são vítimas de batalhas que se quer possuem conhecimento. Este é um livro que vai falar sobre tráfico de drogas, armas e tudo que vem atrelado a isso.

É uma leitura que irá te proporcionar ótimos momentos, mas também uma leitura que vai te emocionar. Seja através da vida desses personagens, indo e vindo constantemente ou pelo final que tem um gostinho agridoce, que se mostra cruel, cheio de injustiça, mas real. A autora Graziella Moraes também nos reserva uma surpresa. O desfecho dá a entender que Maria logo estará debruçada em um novo caso, porém agora muito mais vivida, mas casca grossa e preparada.

A curiosidade sobre o título é descrita por um dos personagens do livro, como muitos devem saber, é uma expressão que pode ser utilizado para várias interjeições ou até como um palavrão.

Graziella Moraes mora do Rio de Janeiro. É formada em jornalismo e é roteirista dos curtas “Os Super Moleques” e “Estado de Alerta”. A autora também já trabalhou na Globo em programas como Você Decide e Linha Direta, ou seja, possui uma veia bastante viva para o jornalismo investigativo, conhecimento que claramente aplicou em seu romance de estreia. Em suma, adorei conhecer esta história, me vi apegada por estes personagens e sofri a cada perda, mas também vibrei por cada conquista. Fiquei bastante curiosa para saber qual será a nova aventura de Maria.

  • O Escambau
  • Autor: Graziella Moraes
  • Tradução: -
  • Ano: 2020
  • Editora: Chiado
  • Páginas: 230
  • Amazon

rela
ciona
dos