Kyle e Kimberly são o casal perfeito. Ele, o quarterback no time da escola e ela, a líder de torcida. Melhores amigos desde a infância, sua história de amor é repleta de discussões e reconciliações que, estas últimas, sempre parecem ser incentivadas por Sam, o melhor amigo de ambos. À primeira vista, a trama pode muito bem se assemelhar com qualquer outro romance juvenil pontuado pelos dramas da idade que vemos em diversos filmes ou lemos em outros tantos livros. Mas, assim como eu não esperava, você também irá se surpreender com as reviravoltas chocantes nessa trama que ultrapassa o rótulo de história de amor .

Prepare-se para entrar em um caleidoscópio de emoções que lhe furtará diversas lágrimas, fará seu coração acelerar, o riso surgir em seu rosto e sua mente divagar por mundos e possibilidades talvez antes nunca pensadas.

Todo Esse Tempo é fruto do trabalho conjunto entre a roteirista e romancista Mikki Daughtry e a bacharel em escrita Rachael Lippincott, também autoras do best-seller A Cinco Passos de Você que possui um filme de mesmo nome. Ambos me surpreenderam positivamente, visto que eu não sou uma leitora assídua de romances/dramas jovens ou adultos. A forma como as autoras constroem a narrativa prende a atenção do leitor desde o início, especialmente do público jovem. Referências tecnológicas atuais, os costumes e a mentalidade moderna, mazelas cotidianas, a dinâmica entre os personagens e todo o processo de amadurecimento podem ser mais romanceados que no mundo real, mas ainda assim são expressivamente condizentes com a alma humana que, acima de tudo, almeja pertencimento e felicidade.

Mas, é em Todo Esse Tempo que a habilidade das autoras em contar histórias alcança seu ápice. Com ares de contos de fadas pontuados por doses significativas de tragédias shakespearianas, a narrativa de Kyle logo se desdobra em algo além de um romance juvenil passando por outras searas onde o caminho segue através da recuperação, da perda, do redescobrimento, da culpa, da inércia, do amor, da amizade, do companheirismo e volta a se firmar como passos de um bebê que recém descobriu para que servem as pernas.

Assim como todo o processo de amadurecimento, Kyle passará por diversas fases que, inicialmente, poderão até mesmo irritar o leitor. Seu egoísmo e sede de controlar como as pessoas se comportam a seu redor, sua auto piedade e cegueira quanto ao que o cerca… Atitudes estas esperadas em qualquer pessoa que vê seus sonhos deslizarem por entre os dedos após um acidente que o impossibilita de seguir jogando futebol e, não muito tempo depois, seguido por uma catástrofe que ameaça o engolfar em uma bolha de escuridão sem esperanças de desvanecer, além de sua jovem idade, que faz ruir todos os seus cuidadosos e elaborados planos para o futuro.

Contudo, é entre esses acontecimentos que a personalidade, e a própria vida, de Kyle sofre as mudanças necessárias e é exatamente aí que a mágica dos contos de fadas ganha forma na pessoa de Marley, uma garota que tem cheiro de flores e adora alimentar os patos à beira do lago. Uma contadora de história que surge como uma brisa em uma noite ruim, ajudando Kyle se reerguer ao mesmo tempo em que ele a ajuda a superar suas próprias tristezas.

“A voltagem do sorriso dela é equivalente a uns nove sóis. Seus olhos parecem mais brilhantes, a cor de mel mais viva. Mais brilhante. Mais verde. É contagioso. De repente, eu também estou sorrindo. Meu primeiro sorriso verdadeiro em meses. É uma boa sensação deixar alguém feliz, para variar.”

A amizade que surge entre os dois é bela de se presenciar e fez-me sentir como um pássaro que observa a cena próximo o suficiente para ouvir suas vozes que alcançaram um no outro a cura para suas sombras. Afinal, não pense que este é apenas mais um livro sobre amor juvenil. Esta é uma história que ganha cada vez mais vida conforme as páginas são viradas, uma história que vai muito além de dramas comuns adolescentes, que é mágica, repleta de sonhos e fantasias, onde os personagens falam conosco de forma clara e vibrante.

Como uma semente plantada em solo fértil Todo Esse Tempo brota e cresce belamente, tornando-se uma fábula que nos ensina que os sonhos podem virar realidade, que existem sim começos, meios e finais felizes, que apesar dos pequenos tropeços, dores e lágrimas derramadas em nossas vidas, cada experiência por si só já é uma lição aprendida com a promessa de nos tornar pessoas melhores, completas, em paz.

Se você ainda não se entregou à escrita de Mikki e Rachael, prepare-se para as lágrimas e para os sorrisos, mas acima de tudo prepare-se para viver intensamente e descobrir novos rumos junto à Kyle e Marley e Kim e Sam e Georgia e Lydia. Nas próprias palavras da autora: nós vivemos nossas vidas contando histórias, construindo-as pelo caminho.

  • All This Time
  • Autor: Mikki Daughtry e Rachael Lippincott
  • Tradução: Isadora Sinay
  • Ano: 2020
  • Editora: Globo Alt
  • Páginas: 352
  • Amazon

rela
ciona
dos