Pelo Amor de Cassandra | Lisa Kleypas

29 abr, 2021 Por Monica Martins

Tom Severin e Cassandra Ravenel estão longe de formarem um par romântico ideal e se conheceram em uma situação ainda menos ideal. Durante o casamento de Pandora, uma das protagonistas de Uma Herdeira Apaixonada, Tom se esconde na sala de música à procura de um momento longe de toda a agitação da festa para logo em seguida surpreender Pandora e West quando entram no aposento. É neste casamento também que ele conhece Cassandra, irmã de Pandora, e assim que Tom coloca os olhos nela, ele se encanta e promete a si mesmo fazer de tudo para conquistá-la apesar de não ter a aprovação de West, que o conhece muito bem e sabe da sua incapacidade de amar.

Tom trabalhou desde menino e seu talento para os negócios o transformou no poderoso magnata das ferrovias. Apesar de não possuir título de nobreza, ele tem poder e dinheiro para ter tudo o que deseja, e isso sempre foi suficiente, até que recentemente ele se sente incompleto e nem mesmo os negócios tem lhe dado satisfação. Ele não consegue entender o que falta em sua vida até encontrar Cassandra e descobrir que precisa se casar.

— Mas a vida é o tema dos romances. Um romance pode conter mais verdades do que mil artigos de jornal ou documentos científicos. Ele nos faz imaginar, ao menos por algum tempo, que somos outras pessoas, então conseguimos entender melhor alguém diferente de nós.

Lady Cassandra é uma nobre, amante dos livros, romântica e sonha em ter um marido amoroso e construir uma família, ainda mais depois que sua irmã gêmea Pandora acabou de se casar. Quando algo inesperado acontece, Tom se agarra a essa oportunidade para provar que é digno do amor de Cassandra e não mede esforços para conquistar seu amor. E assim contrariando todas as probabilidades, os dois vão se aproximando e construindo uma relação de amizade e aos poucos Cassandra percebe que Tom é muito mais do que um homem de negócios frio e calculista, incapaz de amar.


Um dos pontos fortes na evolução da relação entre os dois protagonistas são os momentos onde ela lhe indica livros que o faz refletir sobre seus próprios sentimentos. Tom é muito pragmático e inicialmente decide ler os romances para entender o amor dela pela literatura e descobre que por baixo de toda a imagem que construiu, existe um homem amoroso, totalmente capaz de se permitir sentir mais do que cinco sentimentos, como ele se impôs durante toda sua vida para se proteger. Foi incrível ver esse amor sendo construído e o modo como Cassandra conseguiu derreter o coração de Tom. A surpresa que ele faz a ela no final é incrível e aqueceu meu coração.

Confira a série Os Ravenels

E como não poderia faltar, Lisa Kleypas sempre nos emociona trazendo elementos surpresa que retratam a população menos favorecida e as dificuldades enfrentadas por essas pessoas. O envolvimento de Tom com um menino que sofre maus tratos e exploração é emocionante e me fez derramar algumas lágrima durante a leitura.

Gosto muito como a autora aborda esses tópicos, fugindo do tradicional lado nobre que sempre encontramos nos romances de época. É muito importante mostrar que a Londres do século XIX não era apenas o glamour da temporada social e bailes de gala.

– O senhor comprou um jornal…por minha causa?
Ele pensou por um longo momento antes de responder. Então sua voz saiu em um tom que ela jamais ouvira, baixa e até mesmo um pouco trêmula.
– Não há limites para o que eu faria por você.

Pelo Amor de Cassandra seria um desfecho perfeito para a saga dos Os Ravenels já que agora todos os membros da família estão casados e felizes! Porém, teremos um sétimo livro que será lançado em julho e espero que chegue logo ao Brasil, pois a curiosidade é enorme em saber quem serão os protagonistas. Enquanto aguardamos fico imaginando que uma adaptação dessa série seria incrível e só consigo imaginar Mattew Goode (The Crown e A Discovery of Witches) interpretando Tom Severin. 

  • Chasing Cassandra
  • Autor: Lisa Kleypas
  • Tradução: Ana Rodrigues
  • Ano: 2020
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos