Cinco jovens intrometidos perscrutando os segredos de uma cidadezinha e seus habitantes, seguindo pistas, desvendando mistérios e correndo contra o tempo em um caso até então não solucionado… Soa familiar? Não, não me refiro à Scooby-Doo e sua trupe, mas sim Os Amadores, novo romance policial jovem adulto da autora de Pretty Little Liars, a norte americana Sara Shepard.

Quando uma adolescente some do próprio quintal de sua casa no meio da noite, deixando sua irmã caçula procurando-a entre bonecos de neve e árvores congeladas, toda a cidade fica em polvorosa e a partir daí a vida de todos jamais seria a mesma. Inclusive a sua própria, ao iniciar essa leitura que sem dúvida irá fisgar sua atenção desde o primeiro instante quer você seja jovem ou adulto.

Apesar de nunca ter lido PLL, assisti boa parte da série e desde o começo de Os Amadores notei algumas similaridades que algumas vezes me frustraram e outras me motivaram a continuar. Não só desde o princípio, mas ao longo desse thriller young adult, Shepard mostra sua desenvoltura e maturidade numa escrita que corre fluida, intensa e repleta de reviravoltas inesperadas.

Tudo gira em torno do sumiço de Helena Kelly, a estudante do ensino médio que deixou a cidade de Dexby, Connecticut, sem respostas. Mas, conforme o leitor vai se aprofundando no romance, logo se torna visível as outras subtramas intrínsecas à história. Sua irmã Aerin Kelly, que tinha doze anos na época do desaparecimento, certamente foi a mais afetada ao ter seu crescimento e personalidade alterados e prejudicados devido ao trauma desencadeado pelo ocorrido com Helena e de todo o “circo midiático” que se sucedeu na pequena cidade, bem como dos conflitos dentro de sua própria família. Festas, bebidas, a constante necessidade de se sentir bonita e desejada por garotos, o divórcio dos pais, o afastamento de sua mãe e de antigos amigos… a clássica adolescente problemática que a todos diz “estar bem” e não precisar de ajuda, quando cada atitude sua é na verdade um grito urgente de socorro.

É aí que Shepard amplia a narrativa ao trazer novos personagens, que foram igualmente afetados, não inteiramente pelo desaparecimento de Helena, mas por outros casos não solucionados. Finalmente conhecemos os nossos Amadores em uma sala de bate-papo de nome Caso Não Encerrado, cujos integrantes, jovens ou não, detetives profissionais ou não, tem todas as semelhanças com os sites de teorias conspiratórias e detetives de internet tão comuns nos Estados Unidos.

Seneca Fraiser e Maddy Wright, estes do CNE, juntam-se a Brett, Aerin e Madison e partem em busca de solucionar o mistério, cada um com sua motivação para perseguir a tão aguardada e temida resposta para o que aconteceu com Helena Kelly e, infelizmente, serem perseguidos por se meterem onde não foram chamados.

Entre paixonites juvenis, descobertas inesperadas, festas de arromba e diversas tentativas de silenciar, permanentemente, os jovens, descobre-se que o corpo de Helena – assim como eu, você provavelmente não terá se surpreendido com esse desenrolar da história, afinal quando uma pessoa some da face da Terra por um longo tempo, geralmente ela já passou desse plano para o próximo – que morreu de forma bastante brutalizada, possuía algumas similaridades com outros assassinatos não solucionados, alterando mais uma vez o ânimo de toda a cidade e dos jovens Amadores que, no meio de tudo isso, tem seus próprios problemas a enfrentar, suas próprias vidas e caminhos a trilhar.

Ao longo do suspense detetivesco, Shepard apresenta ao leitor diversas referências consagradas e por vezes atuais que vão desde a música, séries, filmes e jogos de videogame. Sem dúvida alguma esta leitura irá lhe agradar se você, assim como eu, gosta de desvendar mistérios ou sente-se atraído pelas bizarras peculiaridades que podem espreitar uma cena de crime. Afinal, todos, conscientemente ou não, procuramos a verdade seja ela bela ou sombria, por mais que ela venha a doer e, especialmente, quando se revela ser completamente diferente daquilo que esperávamos inicialmente.

Os Amadores, lançado em 2016 nos Estados Unidos, mas só publicado em 2020 no Brasil pela Editora Rocco, é o primeiro volume da mais recente trilogia de romances policiais jovens adultos de Sara Shepard, seguido por Follow Me (2017) e Last Seen (2018) que ainda não foram publicados em solo brasileiro. Agora só nos resta esperar para ler essas continuações e ver quais os próximos mistérios que esses amigos investigadores terão de encarar.

  • The Amateurs
  • Autor: Sara Shepard
  • Tradução: Regiane Winarski
  • Ano: 2020
  • Editora: Rocco Jovens Leitores
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos