A ilha resplandece, os convidados estão todos animados e os noivos parecem mais do que felizes em seu casamento. O que poderia acontecer para que toda essa felicidade se desfizesse?

Com uma personalidade forte, Jules criou sua própria revista online e é um sucesso. Então tudo que faz tem que ser o melhor possível, inclusive quando encontra o amor em Will e está prestes a se casar. Will é o sonho de milhares de mulheres. Bonito e carismático, ele é a estrela em ascensão de um reality show de sobrevivência. Então, quando os dois decidem se casar, Jules, que não gosta de fazer as coisas pela metade, planeja fazer “o” casamento e para isso ela aluga uma pequena ilha próxima da Irlanda, onde contém um castelo do século XV. A ilha é cercada de histórias sombrias, mas isso parece até dar um certo charme ao lugar.

A dona do castelo onde será o casamento é a séria e organizada Aoife, que também será a cerimonialista. Sempre atenta aos detalhes, ela fica de olho em tudo e em todos para que nada de errado aconteça. Até mesmo para o jantar especial na véspera do casamento onde alguns convidados da noiva e do noivo irão comparecer e dormir no castelo.

Entre os convidados especiais temos a madrinha Olívia, meia-irmã de Jules, uma jovem que anda passando por alguns problemas após o término de seu namoro. Além disso, ela e Jules não se dão muito bem. Temos Hannah que é casada com Charlie, o melhor amigo de Jules. Sendo mãe em tempo integral, já fazia um tempo que ela não tinha um tempo apenas para si e o marido, então Hannah quer aproveitar um pouco essa pequena viagem à ilha. E finalmente temos o padrinho do noivo Johnno. Ele e o noivo estudaram juntos em um colégio interno, então os dois tem uma amizade de longa data, além de um segredo que os uni.

Tudo segue os conformes, a lista de convidados beira a cem pessoas e o casamento segue sendo um sucesso. Até encontrarem um corpo…

Eles começam a ficar com medo. Essa escuridão parece agourenta, intencional. Como se qualquer coisa pudesse acontecer por debaixo do seu manto.

A Lista de Convidados é um suspense com uma escrita fluída e leve, que ao mesmo tempo deixa o leitor tenso. E não vou mentir: eu me senti muito Sherlock Holmes lendo esse livro! Peguei todas as pistas que a autora deu e resolvi o mistério da história rs. É a primeira vez que eu acerto tudo em um livro de suspense/mistério e ter desvendado esse mistério não afetou em nada a minha relação de gostar ou não da história. Gostei bastante do enredo e de como a autora conduziu tudo. Os capítulos não são longos, então sempre dava aquela sensação bem conhecida de “só mais um capítulo” e quando percebi, o livro acabou.

Não há um personagem principal na história, pois o livro é narrado em primeira pessoa acompanhando vários personagens e ainda mesclam cenas do passado e do presente, porém as cenas do passado não vão muito longe, pois são da véspera do casamento e vão seguindo até chegar o momento presente. No começo era um pouco confuso com as trocas de personagens, mas aos poucos fui me acostumando e entendendo bem.

Falei anteriormente que o livro é narrado em primeira pessoa, porém há algo a mais. Um acréscimo à história, é que apesar de termos vários personagens, não há como não destacar a própria ilha como um personagem também. O clima chuvoso, o pântano, o cemitério e tantos outros elementos, fazem a ilha conversar com o leitor. E esse ponto não me sai da cabeça, por conta de alguns capítulos que não são voltados para algum personagem específico. É como se a própria ilha nos relatasse os acontecimentos. Isso foi algo que me envolveu na história e dá um ar de mistério a mais.

Não adianta. Até de olhos fechados eu vejo. Tem um rosto. E não uma coisa, é alguém. Eu sei quem é.

Meu primeiro contato com a Lucy Foley não poderia ser melhor e depois de A Lista de Convidados já estou de olho em novos lançamentos dela, inclusive eu tenho o livro A Última Festa, que é o primeiro livro da autora lançado aqui no Brasil. Espero gostar também!

  • The Guest List
  • Autor: Lucy Foley
  • Tradução: Maria Carmelita Dias
  • Ano: 2020
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 304
  • Amazon

rela
ciona
dos