Dica gringa #2: The Car Share

01 jun, 2021 Por Natasha Coutinho

Coloquei como uma das minhas metas para esse ano ler mais livros em inglês e não poderia ter começado essa empreitada de uma forma melhor; embora não seja perfeito, The Car Share se tornou um queridinho meu. Originalmente publicado como L’habit ne fait pas le moineau, o livro de Zoe Brisby ganhou sua versão em inglês no dia 25 de março.

Alex acabou de sofrer uma decepção amorosa e no auge de sua depressão resolve dar um tempo e partir em uma viagem para Bruxelas. Para ajudar a arcar com os custos da viagem ele decide se cadastrar em um site de “car share”, ou seja, um site em que a pessoa coloca para onde está viajando e se dispõe a levar alguém no seu carro para o mesmo local em troca de uma quantia de dinheiro. Alex então recebe solicitação de uma pessoa chamada Max, mas ele jamais poderia imaginar que Max na verdade é Maxine, uma senhora de 90 anos que sofre de Alzheimer. A partir do momento em Maxine entra no carro de Alex e eles partem para Bruxelas ,a vida de ambos mudará para sempre.

The Car Share é um livro difícil de não se envolver. Ele é um livro de comédia, mas com pitadas de drama, e a autora soube trabalhar muito bem assuntos pesados como a depressão e o Alzheimer. Na viagem até Bruxelas vemos a relação que vai crescendo entre os personagens e o quanto eles se tornam próximos e confidentes. As conversas entre eles, as lições dados por Maxine, me trouxeram inúmeras reflexões sobre a vida e principalmente sobre viver.

A verdadeira cultura e a verdadeira sabedoria não está em recitar Kant de cor – até um papagaio consegue fazer isso – mas em reunir percepções sábias onde você encontrá-las, não importa se em um cartoon com um panda obeso ou em uma enciclopédia (tradução livre).

Maxine se tornou uma das minhas personagens favoritas; ela é cheia de vida, com um entusiasmo contagiante, além de ser uma fofa. Alex foi um personagem com quem me identifiquei demais; ter depressão não é fácil e é difícil para as pessoas ao redor entenderem isso. O tema é trabalho de uma forma leve no livro, por isso acredito que ele não chegue a dar gatilhos.

Como eu disse esse é um livro de comédia e olha: eu dei altas gargalhadas com essa história, principalmente com Maxine. Fazia tempo que não ria tanto com um livro. Ao mesmo tempo que amei a comédia, algumas cenas pelo meio ficaram um pouco forçadas, chegando ali a beirar uma situação de vergonha alheia que na minha opinião foram desnecessárias.

Infelizmente The Car Share não tem previsão de ser lançado no Brasil, mas eu espero muito que isso aconteça em breve. Mas para aquelas que querem começar a se aventurar no inglês, esse é um ótimo livro: a linguagem é super fluída e o inglês bastante simples. Apesar de não ser um livro perfeito, ele me tocou de uma forma que se tornou um favorito e indico demais essa história!

  • L'habit ne fait pas le moineau
  • Autor: Zoe Brisby
  • Tradução: Kelly Lardin
  • Ano: 2021
  • Editora: Hodder & Stoughton
  • Páginas: 322
  • Amazon

rela
ciona
dos