Irmão do Jorel, série de desenho animado brasileira, foi criada por Juliano Enrico. O desenho foi ganhador de um concurso promovido pelo Cartoon Network em 2009, sendo a primeira animação original do CN brasileira. A primeira temporada teve sua estreia em 2014 e já conta com quatro temporadas, sendo possível encontrar as duas primeiras na Netflix.

Irmão do Jorel, um menino de oito anos, é o filho mais novo de uma família muito peculiar que vive no Brasil nos anos 80. Em cada episódio acompanhamos a aventura deste menino, que não sabemos seu nome, pois ele é conhecido somente por Irmão do Jorel, por causa da fama de seu irmão no bairro. Junto de sua família, seus colegas de escola e sua melhor amiga Lara, vamos nos divertir e rir das situações mais inusitadas.

O caderno azul aparece na abertura da série e agora ganha sua publicação. Irmão do Jorel: Livro Fenomenal vai partir de uma premissa muito legal, ele é o caderno “usado” de Jorel. Edson, o pai, não quis comprar um caderno de Steve Siegel, o ator de filmes de ação favorito do Irmão do Jorel, então resolveu reciclar este. Sendo assim, vamos ver os relatos desse menino que segue o conselho do pai e resolve tentar ser escritor. Sua saga com o caderno não vai ser das mais tranquilas, pois além de caderno de aula, ele vai ser uma espécie de caderno de anotações gerais sobre a vida e tudo que acontece com o Irmão do Jorel. Então ao carregar o caderno para todo lado, em alguns momentos outras pessoas vão encontrá-lo.

Já tenho oito anos e tá mais do que na hora de ser independente, ter uma casa, uma poltrona confortável que inclina pra trás, uma sala com meu nome na porta e, principalmente, o meu videogame próprio.

Aqui conhecemos um pouco mais sobre cada personagem da série, tanto da família quanto dos colegas da escola, muitos desenhos sobre tudo, poemas de amor, ideias para histórias e até escritos de outros personagens, como da professora, da amiga Lara e de seu “inimigo” Billy Doidão. É muito fofinho ler sobre os pensamentos ingênuos de criança sonhadora e cheia de imaginação do Irmão do Jorel. Além de tudo é muito divertido!

Aqui em casa adoramos muito a série. Eu e a Martina (minha filha) sempre assistimos, eu dou muita risada e acho o Irmão do Jorel uma criança muito queridinha e fofinha. Adorei saber mais sobre minha personagem favorita, a vovó Juju. Por causa dessa leitura, estou revendo a série, mas agora em ordem por episódios, uma coisa que eu nunca tinha feito, sempre assisti de forma aleatória. Eu passo meus dias, imitando uma fala especifíca: “Ana Catarinaa”, a crush eterna do Irmão do Jorel.

O livro está muito bonito mesmo, o projeto gráfico é de encantar os olhos e todo o material é muito rico para completar o conteúdo da série. Com muitos desenhos e cheio de cores, além da escrita é muito simples e fluida, é uma leitura perfeita para os pequenos. Irmão do Jorel é uma série para crianças e adultos e o Livro Fenomenal não podia ser diferente.

  • Irmão do Jorel: Livro Fenomenal
  • Autor: Juliano Enrico, Elena Altheman e Lucas Pelegrineti
  • Ano: 2021
  • Editora: HarperCollins Brasil
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos