Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 Mulheres Imigrantes que Mudaram o Mundo, organizado por Elena Favilli, é o terceiro livro da coleção Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes ou Rebel Girls, lá fora. Elena apresenta a história de 100 mulheres que mudaram de país, passando por algum tipo de imigração ao longo da vida. 

Eu adoro esse estilo de livros, ainda mais porque eu falo de mulheres e conto as suas histórias lá no canal, então é claro que eu adorei essa leitura. O mais gratificante foi ler sobre mulheres imigrantes, pois normalmente essas histórias estão diluídas em outros livros do gênero. Assim, com esse foco, a organizadora mostra a importância dos lugares nas vidas das pessoas e como a mudança pode ser essencial para alcançarmos nossos objetivos. 

Além disso, o legal está nas histórias apresentadas, são mulheres as quais eu não conhecia a maioria. É lindo conhecer mulheres que eu nunca tinha ouvido falar e são tão significativas para as mais diversas áreas, desde os esportes até as artes. São mulheres que lutaram e lutam por um espaço no novo lugar onde se encontraram. Muitas saíram de seus países de origem, pois foi necessário para alcançarem seus sonhos. Já outras saíram pequenas e nesse novo lugar conseguiram seguir a carreira de escolha. 

“Precisamos falar alto e trabalhar duro. E Nunca esquecermos de onde viemos.” – Pnina Tamano-Shata

Não importa o que elas escolheram, todas elas precisaram romper muitas barreiras. Algumas tiveram que lidar com preconceitos por causa de suas origens ou etnias, mas todas precisaram fazer além só por serem mulheres. Elas decidiram não ficar caladas num mundo de opressão e machismo, foram aonde era necessário para alcançar seus sonhos ou ajudar quem necessitava. 

A edição do livro está lindíssima e segue o padrão dos volumes anteriores.  Para cada mulher, há uma biografia, contada na forma de uma “história de ninar”, ela vem acompanhada de seu nome, sua profissão, data de nascimento e morte (para as que já faleceram), o estado de origem e para qual país elas foram. Na página ao lado, vem uma belíssima ilustração, com uma frase da garota rebelde em questão. São 69 ilustradoras que fizeram um trabalho extraordinário. É uma ilustração mais linda que a outra. 

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 Mulheres Imigrantes que Mudaram o Mundo é um livro lindo e poderoso. Mais do que mostrar a trajetória de mulheres imigrantes, o livro lembra que não importa nossa origem, para a revolução não há barreiras. Inspirador!

  • Good Night Stories for Rebel Girls: 100 Immigrant Women who Changed the World
  • Autor: Elena Favilli
  • Tradução: Flávia Yacubin
  • Ano: 2021
  • Editora: Planeta de Livros
  • Páginas: 211
  • Amazon

rela
ciona
dos