Somos Todos Adultos Aqui | Emma Straub

05 abr, 2022 Por Clara Vieira

Somos Todos Adultos Aqui, livro de Emma Straub lançado no Brasil em 2021, se propõe a contar a história da família Strick a partir do momento em que a matriarca da família, Astrid, presencia um acidente envolvendo o atropelamento de uma senhora por um ônibus escolar. O acontecimento, assim como a mudança de uma das netas de Astrid, Cecelia, para a cidade natal da família Strick, Clapham, fará com que uma série de dinâmicas familiares mudem, e hábitos antigos sejam questionados.

Como uma boa fã de dramas familiares – “Tudo Que Nunca Contei”, de Celeste Ng, foi um dos meus livros favoritos de 2021 – fiquei empolgadíssima com a perspectiva trazida por Somos Todos Adultos Aqui. Afinal, a confrontação com a morte traz grandes possibilidades de reflexão acerca da existência e de nossa finitude. Dado que nosso tempo é finito, estamos felizes com o que fazemos com ele? Estamos fazendo escolhas, sejam elas “certas” ou “erradas”, de maneira apropriada? Ou gostaríamos de estar vivendo de forma diferente, escolhendo de forma diversa, dentro das possibilidades que nos são apresentadas?

Sem dúvida essas são reflexões que a história nos apresenta; no entanto, ela o faz de maneira um pouco mais confusa do que eu gostaria. A família Strick é numerosa: Astrid, possivelmente a protagonista desta narrativa, teve três filhos, e dois deles se casaram e tiveram filhos. Retratar os sentimentos e vivências de uma família grande só passou a ser um problema, no entanto, a partir da escolha narrativa da autora de alternar os pontos de vista de narração entre quase todos os integrantes da família.

Desta forma, foi possível acompanhar diversas histórias interessantes, mas com um nível de aprofundamento menor do que o desejável, e que poderia ter sido obtido caso a autora tivesse optado por contar a história desta família através de menos pontos de vista. Este aspecto da história também fez com que eu demorasse um pouco a entender qual era temática da qual a autora estava tratando ao contar a nós, leitores, sobre a família Strick. 

Aos poucos, no entanto, fui entendendo o enfoque desta narrativa, assim como fui sendo cativada pelos personagens. Isso porque as discussões propostas acerca da importância da comunicação, e, em específico, de poder falar sobre o que se sente, me sensibilizaram bastante. Somos Todos Adultos Aqui também propôs reflexões muito interessantes acerca das experiências diversas da maternidade e como elas impactam os envolvidos. Agradou-me também o fato de essa história ter diversidade LGBT+, já que essa é uma vivência presente em muitas famílias, e que, portanto, é importante que também seja representada.

Assim, levando em conta todos os aspectos considerados anteriormente, acredito que, apesar da multiplicidade excessiva de narrativas, Somos Todos Adultos Aqui é um livro que recomendo a todos e todas que gostem de dramas familiares, principalmente aqueles que desejam entrar em contato com os temas da maternidade e a importância de poder expressar o que se sente e ser quem é.

  • All adults here
  • Autor: Emma Straub
  • Tradução: Camila Von Holdefer
  • Ano: 2021
  • Editora: Harper Collins Brasil
  • Páginas: 352
  • Amazon

rela
ciona
dos