Dica gringa #4: Life, Letters, and Poetry

30 maio, 2022 Por Andressa Sousa

Michelangelo foi, além de escultor, arquiteto e pintor de gênio, um poeta e escritor de cartas de notável realização. Nesta obra realizada por George Bull, um tradutor de muitos clássicos italianos, temos sua habilidade e experiência para traduzir esta nova seleção de cartas e poesias de Michelangelo, bem como sua vida, uma biografia escrita por seu aluno na época, Ascanio Condivi.

Aqui temos um livro dividido em três partes, mas não se engane, mesmo sendo um livro em inglês o mesmo não é um calhamaço, tendo apenas 208 paginas onde a vida do artista é retratada com alguns detalhes retirados de cartas enviadas por seus contratantes, por pupilos, ou até mesmo autoridades religiosas que tiveram contanto com o artista, e professores de Michelangelo.

Temos também alguns detalhes a mais sobre sua família, sobre sua proximidade com o pai e como seu contato com a arte existiu durante sua vida, como funcionava seu trabalho quando contratado por um bispo por exemplo. Já saindo de sua biografia temos os poemas e cartas escritos por Michelangelo, que por si só são incríveis. Eu mesma tendo o autor como favorito da vida, não sabia desse lado escritor e nem que era tão bom! Não são muitos poemas e cartas encontrados mas já vale a pena pelo fato de que esse tipo de fonte histórica acaba se perdendo muito ao longo dos anos.

Infelizmente a edição deixa um pouco a desejar por alguns pontos: por ser uma edição em inglês, a mesma não possui orelhas o que pode acabar deixando o livro “desbeiçado”, as páginas são bem grossas e um tanto ruins de manusear pois acabam ficando um pouco juntas, mas a história para quem se interessa acaba compensando. E um lembrete à aqueles que resolverem se adentrar nessa jornada, o inglês usado aqui não é tão fácil, então ter um dicionário em mãos vai ser uma boa.

  • Life, Letters, and Poetry
  • Autor: Michelangelo
  • Tradução: -
  • Ano: 2009
  • Editora: Oxford University Press, USA
  • Páginas: 208
  • Amazon

rela
ciona
dos