Viúva de Ferro | Xiran Jay Zhao

04 maio, 2022 Por Andressa Sousa

Galera do céu que livro foi esse? Uma ficção cientifica com bastante ação e romance de uma forma que eu ainda não conhecia e me conquistou, uma pena que foi quase no final.

Em um breve resumo temos Huaxia, e nela a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas ― máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão  funcionada de forma mental e é tão intensa e poderosa que com frequência leva as jovens à morte. É neste contexto que conheceremos Wu Zetian, que com 18 anos se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança.

Em um cenário de Círculo de Fogo (Pacific Rim – 2013) com o toque da cultura chinesa, esse livro nos traz a história de Wu Zetian, que após a morte de sua Irmã Mais Velha (a qual não se pode pronunciar o nome pelo fato da pessoa já ter falecido) decide tomar seu lugar no exército de crisálidas no combate contra monstros conhecidos como hundus e se vingar do piloto que causou a morte de sua irmã, só que Wu não contava que em seu caminho conheceria pessoas que mudariam (ou não) seus planos e seu modo de pensar e agir, principalmente em relação a sua vingança e a sua família.

Em poucas palavras posso dizer que Viúva de Ferro é um livro com o potencial muito bom, mas infelizmente acaba não sendo um livro cinco estrelas pra mim, pois em diversos momentos e autore nos deixa perdidos em questão de quantidade de informações e nomes. Para tentar contextualizar minha opinião sobre isso, já vou avisando para quem ainda não leu que posso soltar dar algumas informações que podem ser consideradas SPOILER desse ponto em diante da resenha.

Na apresentação das crisálidas, de onde elas vieram, como elas são feitas, e as formas que elas podem assumir, e autore esqueceu de pisar um pouco no freio, pois (falando principalmente do meu ponto de vista) não temos tanto contato com a cultura chinesa o quanto deveríamos, então até nos acostumarmos com os nomes de personagens, seus “dons”, os tipos de qi e principalmente como as crisálidas funcionam, leva algum tempo.

Mas isso foi um detalhe, paralelamente a isso, é possível ter contato com cenários lindíssimos criados por Xiran Jay, imaginar as vestimentas típicas e apreciar um pouco da cultura e costumes chineses. Só por este motivo já percebemos que é uma leitura bem enriquecedora e fora da curva do que costumamos ler de forma geral.

Também temos um romance bem diferente (pelo menos para mim foi) na história além de que, lá pelos 80% do livro me prendeu de uma maneira que quase chorei junto com a personagem, fazendo com que eu passasse agora aguardar ansiosamente pelo próximo volume, que já tem título lá fora, que é Heavenly Tyrant, algo como Tirano Celestial em tradução livre.

Minha nota foi 4,5 estrelas. O livro foi publicado pela Intrínseca em fevereiro desse ano e conta com 480 paginas! E autore Xiran Jay Zhao nasceu em uma pequena cidade da China e cresceu sob influência da internet, Viúva de Ferro é seu romance de estreia e conta com a tradução de Caroline Chang.

  • Iron Widow
  • Autor: Xiran Jay Zhao
  • Tradução: Caroline Chang
  • Ano: 2022
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 442
  • Amazon

rela
ciona
dos