O Último Desejo | Andrzej Sapkowski

28 jun, 2022 Por Andressa Sousa

O universo de The Witcher se situa numa terra fictícia medieval conhecida como “o continente”, e nele conheceremos a lenda de Geralt de Rivia e da Princesa Cirila. Geralt é um bruxo, um mutante com poderes extraordinários, que se utiliza de seus poderes para ganhar dinheiro, e seu trabalho precede sua fama.

O Último Desejo, publicado originalmente em 1993, de Andrzej Sapkowski, é o primeiro livro da saga The Witcher, mais conhecido pelos jogos de videogame com mesmo nome.

Esse é o primeiro dos dois livros que colecionam contos da saga assim como o volume A Espada do Destino, e nesse primeiro livro temos sete contos que Geralt de Rivia começa a ter como flashbacks enquanto se recupera após ser ferido durante um “serviço”.

Aqui todos os contos são independentes, mas ajudam a formar a história por trás do bruxo de Rivia, conhecemos um pouco de sua índole e de como ele costuma trabalhar, sendo que ele mesmo diz que “não sou assassino de aluguel, sou pago para matar monstros, bestas que ameaçam pessoas, criaturas evocadas por feitiços e encantos feitos por gente, não seres humanos.”

Devo admitir que não esperava gostar tanto quando vi a indicação do livro no Instagram do Bruno Neute (Canal Navegando) e como já li os outros livros (que no caso da saga conta com cinco livros de romance e dois de contos, totalizando 7 volumes), posso dizer que o famoso bruxão de Rivia é maravilhoso.

Não sei se conto detalhes do livro pois quero deixar vocês com vontade de ler, mas posso dizer facilmente que adoro o personagem, a sagacidade dele, o modo dele analisar as situações, as pessoas, como ele utiliza seu passado para moldar um código de conduta próprio, que muitas vezes pode o colocar em situações até piores do que já eram no começo, e alguns fragmentos de seu passado, por exemplo o que ele passou para se tornar um bruxo de certa forma famoso e muito, muito bom (pelo menos na minha humilde opinião).

Henry Cavill como Geralt em The Witcher, 2019

De qualquer forma, essa saga começa de forma maravilhosa e apesar de não terminar como eu esperava, Andrzej Sapkowski criou aqui um mundo incrível, com uma mitologia bem recheada de monstros (sejam eles criações da natureza ou da magia), e como um amor, que cresceu devido a uma promessa feita de forma precipitada, pode mudar o curso de sua vida de formas inexplicáveis e que pode ajudar a salvar o mundo que você conhece ou acabar com ele de uma vez por todas.

Além da saga de videogame, em 2019 The Witcher ganhou uma adaptação para as telas produzida pela Netflix. A série possui 8 episódios e Henry Cavill interpreta Geralt de Rivia. A segunda temporada foi lançada em 2021, e a terceira já foi renovada, ainda sem data de estreia.

  • The Last Wish
  • Autor: Andrzej Sapkowski
  • Tradução: Tomasz Barcinski
  • Ano: 2011
  • Editora: WMF Martins Fontes
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos