Menos Que Um | Patrícia Melo

21 set, 2022 Por Alessandra Paccola

Diferentemente do que se possa imaginar, a rua não distingue pessoas, credos ou medos. Ela é capaz de receber a todos de forma igualitária, sem preconceitos ou estereótipos, mas o preço dessa morada é um dos mais aprisionadores possíveis, pois a fuga dessa miséria cíclica torna-se cada dia menos provável. Ainda que se trate de um ambiente aberto, sua acolhida é desoladora e carrega uma carga emocional que pode ser comparada ao castigo de Atlas, cujo mito se relaciona com o peso das dificuldades cotidianas que suportamos sobre nossos ombros.

A sarjeta, ele sabia, recebe a todos como uma mãe generosa.

Todos os dias se tornam uma luta pela sobrevivência e as chances de sucumbir à violência em suas diversas formas são inúmeras, seja diante da necessidade ou do puro desespero. Embora seja complicado se colocar no lugar dessas pessoas em estado de necessidade constante, fato é que é muito mais fácil julgar aqueles que se encontram nessa situação quando se tem dinheiro no bolso e uma cama quentinha no fim da noite. Falar de fome é simples quando a sua barriga não dói ou quando seu filho é bem alimentado. Portanto, não cabe a nós julgar aquilo de que não temos conhecimento, ainda que possamos ficar horrorizados com algumas escolhas.

A rua dói.

O novo romance de Patrícia Melo mostra de maneira nua e crua a realidade de diversos brasileiros que estão nas ruas, seja por qual motivo eles tenham chegado até lá, e que, infelizmente, são ainda mais marginalizados pela sociedade. De figurões do alto escalão, que descem de seus edifícios espelhados, a pessoas esquecidas e renegadas pelas suas famílias, todos compartilham o mesmo ambiente inóspito em busca de algum interesse, que algumas vezes se torna comum.

Menos Que Um é uma narrativa pesada e brutal sobre a crueldade e a veracidade do que acontece com essas pessoas, esquecidas pelos governos e desprezadas pelos seus semelhantes, como se estar nessa situação fosse uma escolha e não uma necessidade. Foi uma leitura difícil, que me fez chorar em vários momentos e me marcou pela sinceridade.

Contada em forma de romance, a trama aborda diversos personagens, cujas vidas se conectam de alguma maneira ao longo do enredo. Todos acabam enfrentando o mesmo destino, porém por motivos diferentes, e acabam protagonizando momentos terríveis, sem que o leitor seja poupado. É, ao mesmo tempo, uma narrativa linda e triste, que inevitavelmente mexe com nosso emocional.

Quem dorme na rua conhece os sons da tragédia.

O interessante mesmo é perceber como, diante da miséria, a rua tira a liberdade de escolha desses indivíduos, que se tornaram muitos depois da crise pandêmica que temos vivido. É uma leitura que deveria ser obrigatória, um verdadeiro choque de realidade para todos nós. Com certeza se tornou um favorito do ano e eu quero conhecer mais obras da Patrícia depois da grande experiência que vivi lendo essa história.

  • Menos Que Um
  • Autor: Patrícia Melo
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: LeYa
  • Páginas: 368
  • Amazon

rela
ciona
dos