Sempre comento que a literatura traz experiências que só ela tem capacidade de nos oferecer, e isto faz com que nós gostemos do livro por detalhes bem diferentes do objetivo do autor, inclusive salvando obras que não teriam uma qualidade tão boa.

Esta última observação não se aplica ao livro em questão, ele realmente é bom, com um enredo sensacional, bem original, com um desenvolvimento rápido e bem fácil de ler. Daqueles que eu adoro, que você pega e simplesmente devora. Mas ele é mais que isto, ele me proporcionou uma viagem com elementos que nunca tinham se aliado em um livro para mim.

Malcom Kershaw é um livreiro de Boston, comandando atualmente a antiga livraria do bairro chamada Old Devils, em determinado dia, Malcom decide fechar a livraria mais cedo devido ao pouco movimento no local, porém uma mulher desconhecida entra procurando especificamente por ele, ela se apresenta como Gwen e para aumentar ainda mais sua surpresa, ela conta que ele pode ser peça chave para resolver uma série de assassinatos que estão acontecendo.

Mal, como é conhecido, se assusta ao lembrar de um post que ele escreveu para um blog, falando sobre os melhores crimes relatados na literatura, cujo título era “8 Assassinatos Perfeitos”. O post era antigo, ele mal lembrava que tinha escrito aquilo, além de não entender como a detetive do FBI tenha chegado nele e até como um assassino possa estar se baseando naquilo.

Ele vai para casa ainda incrédulo, mas a partir de informações dadas pela detetive sobre os assassinatos, ele resolve recorrer aos livros novamente, e então passa a acreditar, decidindo que irá ajudar Gwen no que puder para junto com ela conseguir parar os assassinatos.

Bom, nesta breve descrição já coloquei os elementos que me encantaram, e não foi só esse caso completamente novo, mas temos Boston, uma das cidades que mais gostei de conhecer, blogs literários, que estão presentes na minha vida a quase uma década e livros de suspense, que eu amo e são descritos às dezenas durante o livro.

Voltar para Boston através da literatura foi magnífico, principalmente por conhecer o cenário. As livrarias de bairro, como a Old Devils, são espalhadas às centenas… difícil em um quarteirão não ter, no mínimo, o porão de um prédio que venda quadrinhos usados. A literatura pulsa na cidade, berço da civilização norte americana, foi lá, inclusive, que conheci a biblioteca pública mais linda que já vi. Vocês devem imaginar como este reencontro bateu em mim logo nas primeiras páginas da história e, talvez, quem não conheça a cidade nem consiga ter a real dimensão do que seria a Old Devils naquele ambiente e de como é importante para seus vizinhos.

Aí temos os blogs, que sensacional! Em tempo de podcasts estarem em alta e serem replicados em enredos literários, vemos a retomada dos primórdios da internet em uma publicação, é tão emocionante quanto viajar pela literatura. E ainda temos o melhor de tudo, os livros de suspense. Pelo assassino estar imitando assassinatos que aconteceram em livros antigos, Malcom precisa revisitar histórias, dando spoilers imensos das histórias ao mesmo tempo que apresenta os livros para o público. Infelizmente alguns desses títulos ainda não foram lançados no Brasil, mas ele fala por exemplo de Um Corpo na Biblioteca, da genial Agatha Christie.

Oito Assassinatos Perfeitos ainda conta com um plot twist incrível e a resolução do caso é quase inesperada, confesso que eu matei um pouco da história ainda no começo do livro, mas acredito que a maioria dos leitores foram se sentindo surpreendidos e enganados, como gostamos de ser durante a leitura.

Confira a resenha de A Desconhecida

O livro é a sexta obra lançada pelo escritor, que já tinha escrito por exemplo A Desconhecida (Novo Conceito) e Eles Merecem A Morte (Globo Livros). Lá nos Estados Unidos já tem mais duas publicações, a última delas Nine Lives, que eu achei um título muito bom para uma sequência de 8 Assassinatos Perfeitos, é na verdade uma história a parte, um novo romance deste escritor que é muito bem vendido nas livrarias americanas, com seus lançamentos tendo lugar de destaque, mostrando sua importância. Tomara que este livro o torne mais conhecido por aqui, e que seus lançamentos tenham a mesma qualidade desta obra incrível.

  • Eight Perfect Murders
  • Autor: Peter Swenson
  • Tradução: Thereza Christina Rocque da Mott
  • Ano: 2022
  • Editora: Jangada
  • Páginas: 312
  • Amazon

rela
ciona
dos