As Vantagens de Ser Invisível é o livro que inspirou o filme de 2012, protagonizado por Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson. Na história conheceremos Charlie um jovem solitário  que tenta, a sua maneira, se encaixar no mundo.

A história é bastante intimista, de fato que seja fácil de entender tudo que Charlie vem passando. O livro é narrado em primeira pessoa através de cartas, que Charlie envia para alguém que os leitores não sabem quem é. Através dessas cartas ele narra seus receios, sua ânsia de viver como um garoto normal, mas também sua vontade de fugir da sua realidade por sentir que não consegue se encaixar.

Não demora para que Charlie compartilhe conosco duas perdas em sua vida, sua tia Helen, que faleceu em um acidente, e seu melhor amigo, que cometeu suicídio. Esses acontecimentos fizeram com que Charlie virasse alguém mais introspectivo, com dificuldades sociais que serão justificadas conforme avançamos na leitura.

Assim, aos poucos, vamos adentrando a vida de Charlie, a vida de um jovem que passará pelos seus primeiros encontros amorosos, que compartilhará seus dramas familiares e que fará novos amigos que o acolhem para essa nova jornada, papeis esses desempenhados por Patrick e Sam. Porém, Charlie nos conta apenas o que deseja contar, então muitas das conclusões que tomamos em relação a suas vivências ficam nas entrelinhas. A percepção que tive em relação a essa leitura foi permeado de um sentimento de inquietude, pois sabia que Charlie escondia algo, mas também de divertimento, por conseguir ver um garoto de 15 anos desabrochando.

Sinto que o autor Stephen Chbosky fez muito bem ao colocar em páginas uma história sobre socialização e recuperação. Foi muito legal ver o poder dessa amizade, entre Charlie, Sam e Patrick, e o quanto ela foi essencial para o crescimento do protagonista. Eles o recebem em um grupo escolar e o abraçam como bons amigos devem fazer, mesmo que eles tenham seus próprios fantasmas para lidar.

As mensagens do livro são várias, mas acredito que a principal seja a empatia. Olhar para o outro com um olhar acolhedor, sem julgamentos. Isso é o principal para que a gente entenda os caminhos que as pessoas ao nosso lado podem tomar, assim como os personagens de As Vantagens de Ser Invisível. Chbosky vai tratar de alguns assuntos pesados, mesmo que de forma mais sútil, portanto, é importante ressaltar que, mesmo sendo um livro jovem, se você for sensível a assuntos como suicídio, depressão, abuso, aborto e uso de drogas, é bom ter cautela.

Por fim, lembro que essa etapa da adolescência, retratada dentro do livro, é uma miscelânea de sentimentos. Tudo é muito intenso e forte, pois essa é a melhor fase para nos descobrirmos quem somos e o melhor, para sabermos das coisas que merecemos e queremos, portanto, entra no meu hall de leituras queridinhas, por trazer bons ensinamentos, por trazer uma história tocante e contundente, mas narrada da forma mais sensível possível.

Demorei demais para me render a leitura de As Vantagens de Ser Invisível. Eu perdi o hype do lançamento do livro e ainda mais quando o mesmo ganhou sua adaptação. Porém, com a chegada do novo livro do autor, Amigo Imaginário, a Rocco aproveitou para relançar o livro por aqui, com uma nova capa (muito mais bonita) e com trechos inéditos. Mesmo lendo esse livro em 2022 vejo o quanto os adolescentes de hoje em dia não estão distantes dos retratados nos 90. A história continua atual e fácil dos jovens de hoje em dia se identificarem.

  • The Perks of Being a Wallflower
  • Autor: Stephen Chbosky
  • Tradução: Ryta Vinagre
  • Ano: 2021
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 288
  • Amazon

rela
ciona
dos