Eu gosto muito de ler livros em inglês e como fico cuidando o mercado literário americano e europeu, resolvi trazer para vocês aqui, durante o Mês de Terror, uma listinha de livros que foram lançados este ano lá nos Estados Unidos, de terror e que estão fazendo sucesso por lá.

Para abrir nossa lista, um livro que já está por aqui e também chegou com um belo Hype. Hide, da fabulosa Kiersten White, que já é consagrada no mundo literário fantástico, e que agora parece estar colocando um pézinho no terror também. Desta vez ela apresentará uma disputa sangrenta, em um lugar bem peculiar: Um parque de diversões. Os participantes devem se esconder pelo parque, e o último que restar levará uma boa quantidade em dinheiro. O que as pessoas estarão dispostas a fazer para vencerem a disputa é algo que talvez vá além dos limites da moral. A obra chegou ao Brasil através da Plataforma 21 e está sendo um dos principais lançamentos da editora para este final de ano.


O segundo livro é uma obra que eu já li, foi minha leitura em língua estrangeira do mês de maio, e, apesar de não ter gostado, é uma obra que segue sendo mencionada em todas as listas de melhores livros do ano lá nos EUA. The Hacienda, de Isabel Canãs é um livro de época, onde Beatriz quer saber o que há por trás da história da Fazenda San Isidro, relembrando o passado e descobrindo que ali, naquelas terras, já aconteceram muitas mortes.

Existem vários tipos de terror, que são abordados nos livros dos Estados Unidos, país onde este estilo literário já é bem mais difundido e tem um público bem maior. Neste livro o terror envolve romance e aqueles detalhes históricos que tanto gosto, mas a parte que assusta é bem pequena, claramente sem muita importância para a história que privilegia outros detalhes, mas que também proporciona a leitores que não são tão acostumados com livros que assustam de conhecê-los com uma obra mais ligada a outro estilo literário.


Ainda dentro da ideia de livros de terror com propostas diferentes, temos Jackal, de Erin Adams, um dos lançamentos mais recentes desta postagem e talvez o que esteja tendo mais repercussão. Durante a festa de casamento de seus pais, Caroline, uma garota negra, simplesmente desaparece.

Uma outra convidada, encontra um pedaço de tecido branco completamente coberto de sangue, ela se embrenha pela mata ao lado de um desconhecido e o que vai descobrir é algo horrendo: O lugar é repleto de histórias envolvendo o sumiço de garotas, todas elas negras. Uma história com representatividade, que talvez envolva algo sobrenatural, ou extraterreno, e que vai assustar de um jeito muito diferente de tudo que já vimos. Não tenho a menor dúvida se essa história chegará por aqui muito em breve.


Uma história de um estilo bem diferente foi lançada no começo do ano por lá, com um jeito bem peculiar de fazer terror. Em Manhunt, escrito por Gretchen Felker-Martin, temos uma distopia um pouco nojenta, para salvar o mundo mulheres precisam comer os testículos dos homens, isso mesmo, literalmente isto, um misto de girl power com algo BEM estranho.

Não sei se eu compraria a ideia, com certeza não leria o livro, mas não podemos negar sua originalidade, abrindo até discussão sobre qual o limite para assustar o leitor, será que vale a pena arriscar tanto para criar algo diferente de tudo?


Mas nem só de novidades vive o mundo do terror, um dos livros mais falados desde que foi lançado, no começo do ano, é bem parecido com o terror que já estamos acostumados, espíritos, lugares mal-assombrados e personagens morrendo de medo, é o que oferece Devil House, do escritor John Danielle.

Um escritor de livros de true crime tem a brilhante ideia de escrever seu novo livro diretamente da casa onde uma série de assassinatos ocorreu durante a década de 80. Qual a chance dessa ideia dar errado? Toda né, só imagino que o medo provocado pelo terror vai ser absurdo, este é o estilo de livro que eu mais gosto quando o assunto é medo e ler obras assim me deixa com medo até de ir ao banheiro de noite.


Créditos: @books_and_biceps9155

Ghost Eaters, de Clay Chapman segue esse estilo já consagrado de terror, onde a garota Erin está envolvida com um namorado que tem problemas com drogas. O garoto pede sua ajuda para ir a uma clínica de reabilitação e ela recusa, pouco tempo depois ele aparece morto por overdose, a culpa vem na sua mente imediatamente, mas um amigo seu parece ter a solução, uma nova droga que chegou à cidade, chamada Ghost, ela promete uma viagem que permite que você fale com pessoas mortas. Sensacional né? Aquele terror fantasmagórico envolvido com um grande problema da atualidade, as drogas, achei genial também.


Por fim, o livro mais recente da nossa lista, lançado agora dia 25 de outubro, Sign Here, da escritora Claudia Lux, este faz parte daqueles livros que são um jeito diferente de fazer terror, desta vez envolvendo o lado cômico. Peyote Trip é o responsável por cuidar de toda papelada que chega no quinto andar do inferno, isso mesmo, no inferno.

Ele tem um grande desafio no seu trabalho, convencer o último membro da família Harrison a vender sua alma ao patrão de Peyote, que vocês imaginam quem seja né? Gente, eu imagino o quão engraçado pode ser ler terror, mesmo que eu nunca tenha feito nenhuma leitura neste estilo.


E aí? O que acharam das novidades que estão saindo lá fora? Me conta aqui nos comentários, qual livro te interessou mais!

rela
ciona
dos