O Mar Sem Estrelas | Erin Morgenstern

06 jan, 2023 Por Carol Marçal

Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância (…).

Esse é o plot inicial dessa leitura, mas muito mais que isso, imagina achar um livro, uma porta, uma pintura e um mistério. Nem sempre nessa ordem, mas com a premissa de algo marcante. O Mar Sem Estrelas, de Erin Morgenstern, nos apresenta isso e mais.

Digno de notas do início ao fim, a narrativa Erin Morgenstern, mesma autora de O Circo da Noite, lançado originalmente por aqui em 2011 pela Intrínseca e relançado agora pela Morro Branco, nos leva a conhecer não apenas a história de Zachary Ezra Rawlins, mas também muitas outras parábolas, romances e poemas. Complexo e intrincado, o livro narra de forma poética desde grandes acontecimentos ao mínimo, como um pequeno universo onde cada porta te leva a outro mundo e também uma vasta biblioteca onde não se sabe ainda o fim.

Seus personagens são cativantes e a história apresenta singularidades que os cercam e muitas coisas a serem mostradas ao leitor, você e eu. E para cada mente um significado.

“Significado. Mas quem decide o que é significado? O Leitor. O jogador. O público. É isso que você traz ao produto. Mesmo se não fizer as escolhas ao longo do caminho, decide o que aquilo significa para você.”

No Mar Sem Estrelas a única coisa clara é: não saber o que esperar, seja navegando nas misteriosas águas, seja inebriando-se com a sensação de ser parte, ou, como pode ser o caso, descobrindo que talvez um livro possa ter respostas sobre sua vida, seu passado… e quem sabe uma semente sobre seu futuro. 

Sabendo nesse contexto envolvendo Zachary Ezra você pensaria, e se fosse com você? Qual significado você daria a isso? Buscaria respostas em meio às histórias do livro ou deixaria-o parado, submerso nas águas de um mar sem o brilho do conhecimento? Mergulhe, desvende e navegue nesse mar.

“É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte de sua própria história, porque são. É gostoso finalmente ter alguém que leu histórias que conheço tão intimamente.”

O Mar Sem Estrelas foi lançado em 2021 pela editora Morro Branco. E é importante salientar que este livro contém parábolas; histórias de amor; personagens confusos e apaixonantes; finais: tristes, felizes e recomeços. E claro, uma boa dose de magia. Todo livro o tem.

Avaliação: 5 de 5.

  • The Starless Sea
  • Autor: Erin Morgenstern
  • Tradução: Isadora Prospero
  • Ano: 2021
  • Editora: Morro Branco
  • Páginas: 544
  • Amazon

rela
ciona
dos