O Feiticeiro de Terramar é um livro de fantasia escrito por Ursula K. Le Guin. Ele foi publicado em 1968 e é considerado um clássico do gênero. Esse é o primeiro livro da série “Ciclo de Terramar”, que é composta por cinco livros no total.

O livro conta a história de Ged, um jovem aprendiz de mago que precisa enfrentar diversas adversidades para se tornar um poderoso feiticeiro. A trama se passa em um mundo fictício chamado Terramar, que é povoado por diversas criaturas mágicas e seres fantásticos.

Esse livro é uma leitura obrigatória para qualquer fã de literatura fantástica, pois apresenta uma trama repleta de ação, magia e aventura.

A narrativa de O Feiticeiro de Terramar é extremamente envolvente e bem construída. Le Guin cria um mundo fascinante e repleto de detalhes, que faz com que o leitor se sinta imerso na história desde as primeiras páginas. O personagem principal, Ged, é um protagonista complexo e bem desenvolvido, que apresenta diversas camadas e motivações. E acredite, nem todo mundo gosta dele.

Além da trama imersiva, outro ponto forte de O Feiticeiro de Terramar é a sua escrita. Le Guin possui uma só dela, detalhe que consigo notar de outros livros que li da autora, como A Curva do Sonho, também lançado pela Morro Branco, Despossuídos e A Mão Esquerda da Escuridão. Essa intimidade com a escrita faz com que a leitura seja extremamente prazerosa pra mim, principalmente quando me deparo com diálogos tão incríveis. Aliás, um dos diálogos desse livro se tornou um dos preferidos da vida!

Outro aspecto interessante do livro é a sua abordagem filosófica, também uma característica das histórias da autora. O Feiticeiro de Terramar explora temas como a morte, a solidão e o poder de forma profunda e reflexiva. Le Guin consegue inserir essas questões de forma natural na narrativa, sem que elas pareçam forçadas ou didáticas.

No geral, o livro é uma obra-prima da literatura fantástica, que merece ser lida e relida diversas vezes. Virou um dos meus queridinhos da vida, com certeza. Com uma trama envolvente, personagens complexos e uma escrita incrível, o livro é uma verdadeira obra de arte. Se você é fã de literatura fantástica, não pode deixar de ler O Feiticeiro de Terramar.

O segundo e terceiro volume da série se chamam As Tumbas de Atuan e A Última Margem, respectivamente, ambos já lançados pela Morro Branco. As edições contam com ilustrações belíssimas de Charles Vess.

Avaliação: 5 de 5.

  • A Wizard of Earthsea
  • Autor: Ursula K. Le Guin
  • Tradução: Heci Regina Candiani
  • Ano: 2022
  • Editora: Morro Branco
  • Páginas: 208
  • Amazon

rela
ciona
dos