A Batalha do Apocalipse, por Eduardo Spohr

19 abr, 2025 Por Andressa Sousa

A Batalha do Apocalipse, é um livro de fantasia nacional, escrito por Eduardo Spohr e publicado em 2010.
Há incontáveis eras, tão distantes quanto o brilho das estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de uma grande revolta. Um grupo de anjos guerreiros, defensores da justiça e da liberdade, ousou desafiar os poderosos arcanjos, erguendo suas armas contra a tirania celestial. Expulsos, os renegados foram condenados ao exílio, vagando pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Agora, chegou o momento do Apocalipse, o ajuste de contas definitivo. Quando o Altíssimo desperta para julgar todas as criaturas, Ablon, o último sobrevivente do grande expurgo recebe uma inesperada proposta: Lúcifer, o Arcanjo Negro, o convida a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedom—o derradeiro embate entre o Céu e o Inferno, uma guerra que não apenas definirá o destino da Terra, mas selará o futuro de todo o universo.


Mesmo com esse título, o livro nos leva para cenários milenares, apresenta personagens que nos fazem pensar e duvidar e entrega heróis, vilões, romance e magia.

A Batalha do Apocalipse me prendeu de forma tão incrível que já o li muitas vezes. Em grande parte, simplesmente porque é uma história maravilhosa, com um personagem que não é perfeito, que tem suas falhas e as reconhece. Mesmo tendo sido um anjo do Senhor, ele erra, se apaixona, tem seu senso de honra e de dever. Não sei nem por onde começar a falar de Ablon, porque, junto de Denyel, ele está entre meus personagens favoritos dessa tetralogia.

Essa história nos leva através de viagens, seja ao passado ou ao presente, por meio de lembranças, explorando diferentes lugares e tramas sob a perspectiva de um ser que, por ter sido líder de um grupo rebelde, sabe por que lutava. Ele nunca deixou suas convicções de lado e, mesmo à beira do fim dos tempos, ainda busca resolver o que precisa e encontrar respostas para questões que já se acreditava terem sido esquecidas.

“Orion o admirava porque, apesar das provações, das perdas e perseguições, ele não esquecera seus verdadeiros valores. Desafiara a todos para defender uma causa, e por ela continuaria lutando.”

Ao longo das 569 páginas – que passam voando, diga-se de passagem! – conhecemos muitos outros personagens e cenários, como: Babel, Roma e os Faróis de Alexandria. Também encontramos feiticeiros, magos, bruxas, anjos, demônios, reis e rainhas. Sem falar nas cenas de ação, que Spohr soube escrever de forma primorosa.

Posso indicar este livro de olhos fechados para qualquer um que me peça recomendações de literatura nacional, sem pensar duas vezes.

A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo pode parecer um livro desanimador por conta do número de páginas, mas confiem em mim: não desistam! Essa não é apenas uma jornada pela história da humanidade, mas um épico fascinante, repleto de lutas heroicas, magia, romance e suspense.

*resenha revisada e editada por Joice Cardoso.

  • A Batalha do Apocalipse
  • Autor: Eduardo Spohr
  • Tradução: -
  • Ano: 2010
  • Editora: Verus
  • Páginas: 588
  • Amazon

rela
ciona
dos