Baseado na novel “Lover“ da autora She Mi Su, “Will Love in Spring“, narra a história de Mai Dong, um homem que foi muito rebelde na juventude, mas após vivenciar um evento que mudou sua vida se tornou um maquiador funerário. E Zhuang Jie que o conheceu na escola e foi muito ajudada por ele quando não conseguia andar direito por causa de um acidente de carro que matou seu pai e a deixou daquele jeito. E mesmo contra todas as possibilidades, surgiu entre ele algo maior que cumplicidade e não foi desenvolvido.

Dez anos depois, ambos trabalharam muito duro na vida. Ela se torna uma vendedora de renome no ramo médico e ele um tanatopraxista muito exigente e que leva o trabalho de ensinar outros muito à sério. Adorei a profissão dele, um maquiador de mortos não é uma profissão que as pessoas veem como algo maravilhoso, afinal, na cultura asiática (para alguns), lidar com a morte é quase uma maldição.
Mai Dong deixou a rebeldia de lado, mas seu jeito sério ainda intimida alguns e também a sua profissão. Ele vive com a avó, que quer casá-lo de qualquer jeito, visto que não quer deixar o neto sem uma família. Ele não tem um relacionamento com os pais, mesmo que eles tenham prometido voltar, mas não cumpriram com sua palavra.
Zhuang Jie teve uma paixão por ele na escola, e quando volta para a cidadezinha em que moravam acaba contando para ele o que sentia por causa de uma situação com a avó dele. Ela é muito corajosa e muito deslumbrante; ainda mais nos momentos em que o tema da deficiência por mais que o tema da perna ocorra constantemente na trama é sempre ela dizendo que nunca se diminuiu, se esforçou e creio que muito disso veio por conhecer Mai Don.
A família dela é linda com tantas camadas. Liao Tao, a mãe, é a minha favorita; uma mulher que perdeu o marido, casou novamente e é muito trabalhadora e apenas quer o bem para os filhos. Zhuang Yan é seu irmão de sangue que não sabe bem o que fazer na vida e Niao Niao, a irmã mais nova desse casamento recente. E mais uma vez vemos a dureza de uma comunidade e da maldade do ser humano quando todos na cidade dizem que as mulheres da família são amaldiçoadas.
Há mulheres muito fortes nesse drama. A avó Chen que quer o bem do neto, e a amiga dela, a cartomante Lin, dão uma vida e trazem uma amizade madura para a tela com fofoquinhas, dificuldades na vida e a beleza/tristeza em envelhecer.

O casal tem muita química e me conquistaram logo de cara, tanto pela coragem dela como o fato dele ficar abalado e não esperar uma declaração romântica logo de cara. Mas é um drama que fala principalmente sobre a solidão; Mai Dong é emocionalmente e fisicamente solitário, Jie apesar de toda a força também sofre por causa da dor crônica e fadiga em relação a sua deficiência. E como esperado, não é fácil para esse casal. Por meio de lutas constantes, eles gradualmente se entendem, se respeitam, curam suas “imperfeições“ um com o outro.
Também há entre eles objetivos diferentes que não ficam claros por causa da falta de comunicação. E esse é meu ponto negativo no drama, pois esse drama ganharia muito mais pontos comigo se não houvesse esse problema entre eles. Eu queria conversas já que eles tinham sido amigos na adolescência; e algumas vezes Jie coloca Mai Dong em uma posição de macho escroto que ele não merecia apenas por não se comunicarem melhor. Ela agia como uma menina mimada e sem maturidade, coisa que ela não era.
O ponto super positivo em “Will Love in Spring“ é a profissão do Mai Dong. A tanatopraxia é o procedimento que visa conservar, embalsamar, higienizar e cuidar da aparência do defunto para o velório. E no caso do personagem, ele maquiava e até reconstruía alguma parte em 3D se houvesse alguma deformidade que impediria o sepultamento, o que realmente constitui a necromaquiagem. É importante trazer esse assunto à tona porque na sociedade asiática, a despedida na morte é algo levado muito à sério, pois o morto é velado por três dias e depois é realizada a cremação.
Eu amo temas de luto e morte, junto com suas muitas reflexões. Então o drama ganhou muitos pontos comigo por ter um roteiro bonito e sensível escrito pela Even Jian, e vou ficar de olho nela para próximos dramas chineses. Apesar de o romance ter deixado à desejar para mim em evolução e até um final mais impactante.

- Will love in spring
- Lançamento: 2024
- Criado por: Even Jian
- Com: Li Xian, Zhou Yu Tong, Wu Jun Ting e outros
- Gênero: Romance e vida
- Duração: 21 episódios - 40 minutos