Resenha: Apenas Um Dia

Título Original: Just One Day
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 378
Compre aqui

Olá queridos amantes por livros! Hoje estou aqui, para contar um pouco do que eu achei da história de Apenas uma Dia de Gayle Forman. Tive uma experiência estranha com Gayle. Não curti muito Se Eu Ficar, mas adorei Para Onde Ela Foi. Então, não sabia bem o que esperar. Lendo comentários de outras pessoas, observei opiniões divergentes. De um lado uma galera que amou, e do outro, uma galera que detestou o final. Já fiquei com um pé atrás. Vou contar um pouco da história, sem contar spoilers OK?

Allyson Healey é uma jovem americana, que está terminando o ensino médio, e está se preparando para ir para a faculdade no ano seguinte. É filha única, e sempre foi extremamente certinha. Seus pais são extremamente comuns. Sua mãe, hiper, master, blaster (existe algo mais que isso?) protetora, e melhor, controladora. Ela traça todos os passos de Allyson, não deixando escolha nenhuma para a garota. Allyson parece não se importar com isso em um primeiro momento, o que me deixa atônita, e pensando: OK, mas deve ter um motivo para isso. E acontece que tem, e eu entendo a Allyson. Obviamente, isso eu não vou contar aqui!

"Aquela voz. Depois de tê-la ouvido por quatro atos na noite passada, reconheço-a de imediato. Levanto os olhos, e ele está bem ali, com um tipo de meio sorriso, preguiçoso que o faz parecer ter acordado naquele exato segundo."

Para se despedir dessa fase de sua vida, Allyson sai em tour pela Europa com sua melhor amiga Melanie. As duas sempre foram extremamente unidas, e Melanie sempre foi o oposto de Allyson. Impulsiva e gosta de viver grandes aventuras. Na viagem pela Europa ela está na sua fase sexy, usando tops e saias curtas. Allyson não se importa, e gosta de estar na companhia da amiga.

Créditos da imagem Por Uma Boa Leitura


Em um dos últimos dias do tour, Allyson e Melanie são convidadas (por uma cara gato e misterioso) para assistir à uma peça de Shakespeare ao ar livre, bem diferente dos teatros fechados em que elas estão acostumadas a ir. Como forma de “rebelião” e “aventura”, elas decidem ir. O cara gato e misterioso é um dos personagens, e faz um charminho para Allyson para todo o público ver. No dia seguinte, as amigas pegam um trem rumo à Londres. Melanie com uma baita ressaca, pois saiu para beber após a peça, Allyson acaba ficando sozinha. Sozinha, apenas até se deparar com o cara gato da peça! Willem é o nome dele. É um cara de espirito livre, ele é um ator, que não tem destino, e vaga por onde tem vontade. Ele começa a chamar Allyson de Lulu, pois a acha parecida com alguma atriz antiga. A partir daí, nasce Lulu.

"Eu deveria chamar você de Louise. Louise, gosto disso. - Não, Louise não. Lulu. Esse era o apelido dela. Lulu, gosto ainda mais."

Willem convida Allyson/Lulu para ir para Paris, já que durante o tour, o trem estava em greve e ela não pode ir. Naquele exato momento, Allyson não quer mais ser a garota certinha, mandada e desmandada pela mãe. E ela aceita. Juntos eles partem para Paris, para o dia que vai mudar a vida de Allyson para sempre.

Ela se diverte como nunca. Conhece a cidade com outros olhos, não com olhos de turista. Conhece um pouco da história de Willem, sabe que ele é holandês, mas a história lhe parece um pouco estranha. De alguma maneira ele conhece bastante mulheres, e isso incomoda Allyson um pouco, mas OK, ele está com ela agora. Eles passam um dia e noite (e que noite) incríveis. Até que o dia seguinte chega, e a magia termina. Allyson vai para a faculdade e tem serias dificuldades. Com sorte, pessoas desnecessárias se afastam, deixando espaço para pessoas incríveis entrarem em sua vida. Allyson enfim toma as rédeas de sua vida, e passa a ser uma pessoa confiante e que sabe o que quer.

"Todo mundo pensou que eu estivesse chorando por me separar da minha melhor amiga, mas Melanie sabia que não era isso, e talvez tenha sido por esse motivo que ela pareceu um pouco impaciente ao me abraçar e sussurrar meu ouvido: - Foi apenas um dia, Allyson. Vai passar."

Realmente o final é um pouco frustrante. Mas depois de pensar um pouco, entendo. É uma história sobre a Allyson. Ela numa jornada de conhecimento pessoal, de novos objetivos, de novos projetos. Adorei ver toda essa evolução, de como ela era, e como ela ficou. Adorei saber que tudo bem se determinadas pessoas saem das nossas vidas, temos que saber quando elas estão trazendo mais coisas ruins do que boas. E acho ótimo que possamos escolher, quem queremos próximos de nós.

Outro ponto importante que notei, foi que Allyson errou. Errou diversas vezes, e gostei de ver que ela reconheceu, voltou atrás, tentou mudar e se redimir. Apesar de tudo, todos merecemos amizades verdadeiras como as que Allyson fez, e pais/familiares tão cuidadosos conosco. No final, tenho que dizer o seguinte. Não foi um livro que eu amei absurdamente. Foi um livro gostoso de ler, que me prendeu. Conheci lugares diferentes com Allyson, conheci pessoas realmente boas e isso me acrescentou como pessoa. Gosto de livros que tem mensagens bacanas junto com a história principal, e este é cheio.


"Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia."

Eu super recomendo o livro, para uma viagem em outros países, conhecer pessoas bacanas, e ver a evolução da Allyson. Em breve, resenharei a continuação desta história, o livro Apenas Um Ano. Espero que tenham gostado!

XO
Enjoy!

35 comentários

  1. Eu gosto MUITOOO desse livro e fico muito feliz em saber que não sou a única!! Apenas um Dia me deu vontade de viajar na primeiras li >..<
    Apesar de ter achado algumas coisas um pouco clichês, concordo com você em relação ao fato de que o principal foco do livro é o crescimento/desenvolvimento da protagonista e não o romance, infelizmente.
    Também odiei o final, porque a Gayle Forman me fez sofrer, no entanto, estou muito feliz com o lançamento de Apenas Um Ano, narrado pelo Willem ^^
    Bjs, Juh.
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela adoro finais assim né?! Mesmo assim ela vem me surpreendendo!

      Excluir
  2. Ainda não li Se Eu Ficar nem Para Onde ela Foi, mas pretendo ler, e adorei a resenha de Apenas uma Dia, fiquei curiosa para ler e conhecer um pouco do curto romance de ''Lulu'' e Willem e descobrir que rumo a história tomou!

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bom?
    Olha, eu sempre achei esse livro muito grande pra pouca história sabe? Ai, não em chama a atenção a trama dele como Eu Estive Aqui. Um dia eu leio, já que comprei ele no impulso kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili tudo bem ?

    Eu já li este livro e estou lendo no momento Apenas um Ano cara não tem como não ficar com raiva do final rsrs e acho que o segundo vai ter o mesmo final porém sei lá achei o primeiro melhor, o Williem também aprende muitas coisas nesse segundo volume mas queria saber o que acontece no final do primeiro e iso continua em aberto no segundo rsrs o que de certa forma me decepcionou rssr

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dressa vou te contar um segredo! A Lili assim que pegou o livro leu o final, acredita?! hahahhaa

      Excluir
  5. Olá tudo bem?

    Bom, ainda não cheguei a ler nenhum livro da Gayle, apenas assisti Se Eu Ficar mas ainda assim acho que deixou a desejar, ainda não pretendo ler nada da autora, mas quem sabe o dia só pra conhecer.

    Abraços,

    frasestrechosepensamentos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, é muito de gosto viu. O filme para mim foi muito melhor que o livro, mas tem gente que acha ao contrario =/

      Excluir
  6. Oi Lili, eu estou com esse livro na minha estante e estou super ansiosa para ler, já que estou mais ansiosa ainda pela continuação! Eu li Se eu ficar e Para onde ela foi da mesma autora, e me apaixonei pela sua escrita leve e cativante, espero ter tempo para ler Apenas um dia em breve :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lili!! Eu já li Se Eu Ficar e gostei bastante do livro, to com Para Onde Ela foi na estante para ler e ai então eu vou partir para os outros livros da autora, mas fico feliz que você tenha gostado do livro e o recomende, porque assim quando eu for ler já sei que ele é bom, vou ficar esperando a resenha do próximo livro!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alisson, aguarde, em breve vamos resenha-lo!

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Também estou um pouco receosa com esse livro, bastante gente amou, mas também vi alguns que não gostaram, e estou com medo de entrar para a segunda listinha *-* Adorei a sua resenha, fiquei curiosa para ler o livro, e mais ainda ao saber que a personagem é humana e reconhece seus erros. Nada como um personagem imperfeito que conquista, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, o problema é o final! Fica muito aberto

      Excluir
  9. Oi Lili,
    Eu adoro a narrativa da Gayle, inclusive fiz um vídeo sobre isso, sobre a forma como ela conta uma história sob duas diferentes versões. Foi assim em Se Eu Ficar e assim em Apenas Um Dia. As duas duologias são completadas no segundo livro. Eu já havia amado Apenas Um Dia por ter passado por uma situação muito semelhante à de Allyson, e quando li Apenas Um Ano vi que eu também me identificava com Willen. Gayle nos dá a complexidade do personagem e a partir daí conta a história .. é isso o que eu amo nela! <3

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, vi seu livro e fiquei bem envolvida. Assim que possível, quero ler esta duologia!

      Excluir
  10. Adorei a resenha de Apenas um Dia , acho muito bom os livros que passam uma mensagem , Tenho o livro na minha estante e agora já quero começar a ler ele só falta tempo mesmo pra ler KK Esperando chegar as ferias da faculdade .

    Beijos ,
    Gleyce Nascimento
    http://ps-believeandlive1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleyce, leia sim! Me diz o que achou depois ^^

      Excluir
  11. Amiga tenho que confessar que eu simplesmente amo a autora Gayle Forman. Li praticamente todos os seus livros até agora. Estou terminando de ler APENAS UM ANO, mas confesso que gostei mais do primeiro, porque a história é linda e para não falar demais, eu vou parar porque tu pelo jeito ainda vai ler =x Mas olha a história em si tem uma história muito envolvente e adorei a maneira como os personagens se envolveram e depois se separaram. É triste, mas é ai que tá graça de toda a história. Pelo menos no meu ponto de vista. Espero que goste do segundo livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/caixinha-de-correio-parte-2.html

    ResponderExcluir
  12. nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, a capa eh bonita entao ja aprovei suhushuasha a sinopse tb chama a atenção e sua resenha me fez querer lê-lo, por algumas obras ja gosto da autora entao suhasuhas :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud! Mas infelizmente eles trocaram a capa. Fizeram uma semelhante há Se eu ficar!

      Excluir
  13. Olá Lili!
    Fiquei muto interessada no livro! Irei adicioná-lo a minha wish list. E que actions mais lindooos! Amei a sua estante e as fotos ao decorrer da postagem.
    Achei muito interessante a história, e gostaria de saber se os dois irão ficar juntos!
    Beijos.

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito curiosa e com certeza esse vai para a minha lista.
    O que mais me interessou na sua resenha foi que voce descreveu que ela reconhece os proprios erros, eu acho isso muito legal.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lili.
    Não consegui decidir se quero ou não ler esse livro. Eu não conheço o autor, mas já estou com Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi aqui e lerei em breve. Se eu gostar da escrita dele, talvez eu dê uma chance a Apenas Um Dia. Fiquei com um pé atrás por causa do final frustrante, mas gostei de tratar do conhecimento pessoal da protagonista. Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lary, as vezes finais assim tornam a obra realmente boa hahaha

      Excluir
  16. Olá,
    Da autora eu só li Se eu Ficar, e a leitura foi boa, mas a escrita da Gayle não foi uma das que mais me agradou, então no momento vou deixar passar esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Sabe.. eu tenho uma relação de amor e ódio com Gayle Forman. Não fui a maior fã de Se Eu Ficar e por isso fiquei com receio de ler a continuação. Só que eu gostei da escrita dela, é uma leitura beeem fácil que firma o tipo de livro que ela propõe.
    Você me animou um pouquinho a ler a continuação do livro, mas acho que se eu der outra chance a ela, será com Apenas Um Dia mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de comentar sobre os funkos *-----------*
      Sou louca pelo do Baymax e a coleção de Frozen <3

      Excluir
    2. Mariana, Para Onde ela Foi é muito melhor que Se eu Ficar. Da uma segunda chance a autora e depois decide se tu continua com Apens Um Dia ou não! Bjs

      Excluir
  18. Muita gente falando sobre o livro, ainda mais que agora saiu o segundo ne?!
    Bom, eu ainda tenho as minhas dúvidas se vou ler ainda, um livro com final aberto me deixa doida...e já me falaram que o segundo livro não é exatamente uma continuação e sim uma releitura do primeiro, mas na visão do Willem. E tem o terceiro livro, mas ainda não chegou no Brasil.
    Sabe que o livro mostra a evolução do personagem sempre é bom, a gente cresce junto ne?!
    Bom, vou ver se eu vou ler o livro, realmente não animei tanto assim.

    ResponderExcluir
  19. oii
    nem me fale neste livro, já o li e toda vez que vejo uma resenha dele fico com o coração tipo necessito da continuação, no começo ele e meio chatim ,mas depois meu deus e perfeito, nestes dia lançou eu estive aqui e eu pensei que fosse a continuação mas não era ai eu fiquei muito triste com o coração na mão sabe, mas espero que ainda este ano saia a continuação ,para me tirar desta angustia... abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiele, já saiu a continuação! Em breve teremos resenha!

      Excluir
  20. Oi, tudo bem? Eu ganhei esse livro e estou bem ansiosa para ler. Já imagino como deve ser interessante viajar junto com os personagem.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir