Resenha: Apenas Um Ano

Título Original: Just One Year
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 348
Compre aqui

Hello guys! Tudo bem? Hoje estou passando por aqui, para falar um pouco sobre a continuação de um livro que resenhei em junho. Quando comecei leitura de Apenas Um Dia, estava com um pé atrás. Não sabia se ia curtir, fiquei com medo de me decepcionar, mas acontece que adorei o livro, e mais que isso, realmente viajei com a Allyson e com o Willem. Como Apenas Um Ano na verdade, não é a continuação da história, mas a visão do Willem dos fatos, fiz uma coisa terrível assim que tive o livro em mãos... eu li o final direto! Me julguem. Eu li! O que senti? Descubram! O que posso dizer é que, ao iniciar a leitura percebi que, se ainda não tinha me apaixonado por Willem no primeiro livro, neste, aconteceu.

A história inicia um pouco antes de Willem encontrar Allyson naquele tour pela Europa. Conhecemos um pouco mais do seu passado e como ele perdeu o pai há 2 anos. Sua mãe, Yael, transtornada com a morte do amor de sua vida, sai a viajar pelo mundo, deixando tudo para trás. Inclusive seu filho. E como Willem resolve fazer o mesmo, viajando por diversos países. Ele até tentou fazer uma faculdade, mas não durou muito tempo. Sem uma casa para chamar de sua, passou de “galho em galho”, morando com amigos, conhecendo diversos países.

"Abro os olhos. Há uma luz forte por toda parte, vinda não só de cima, mas também de meus próprios olhos: pequenas alfinetadas explosivas que causam um dor infernal. Fecho meus olhos."


Começou a atuar por acaso, mas não foi por acaso que permaneceu atuando. Willem descobriu que realmente tinha talento, e quando a coisa apertava, era assim que ele se “salvava”. Foi em uma de suas “andanças” que Willem conhece a sua Lulu. Passam um dia maravilhoso em Paris, e nada daquilo parece verdade. Lulu não parece real. Como poderia existir uma garota tão perfeita para ele? Que parecia conhece-lo sem ao menos passar uma semana com ele.

Na manhã que ele iria se separar de Lulu, em que ela voltaria para os EUA, Willem sai cedinho, com Lulu ainda dormindo, para comprar um café. Esperava voltar logo, mas é surpreendido pelos skinheads com que brigaram na noite anterior. Dessa vez Willem não teve como escapar. Acordou já no hospital muitas horas depois. Quando finalmente sai do hospital, ele volta correndo para onde passaram a noite, e o pior se confirma. Lulu havia ido embora.

Nos meses seguintes, Will retoma o contato com sua mãe, até convive um pouco com ela, mas as coisas não são iguais sem seu pai, e parece que uma parte de Yael morreu. Will mora uns meses com um tio, mais algum tempo com uns amigos, até compreender que não vai poder mais tirar Lulu da cabeça. Assim inicia a sua busca, mas como buscar por uma garota que nem se sabe o nome verdadeiro??

"No entanto, não encontro nem mesmo o cheiro dela. Nem um único nome ou endereço: nem o dela nem o de ninguém que ela conheça." 


Termino aqui de contar a história, talvez até tenha entregado demais. O que preciso dizer é que, achei que a história de Apenas Um Ano, ficaria muito repetitiva com relação ao primeiro livro, mas me enganei redondamente. A história é tão emocionante quanto à da Allyson, e isso me deixou muito feliz. Consegui novamente viajar com os personagens, dessa vez com o Will e com uma riqueza de detalhes impressionante. 

Adorei ver o quão dura estava sendo “a vida dos sonhos” do Will. Digo dos sonhos pois, quantos de nós não queríamos viajar o mundo, sem lugar específico para ficar, sem dia nem horário para nada? Só a vontade te guiando... eu gostaria! Will faz isso por um bom tempo, mas para ele isso não estava sendo saudável. Ele estava apenas fugindo dos problemas. Até que Lulu entra na sua vida e a vira de cabeça para baixo!

O final é aquele que quem já leu o livro anterior já sabe... não tem alterações, já que o livro é uma nova versão de uma mesma história. De qualquer maneira, adorei a leitura, e agora posso afirmar que virei fã da autora Gayle Forman. Ela gosta de causar um impacto no final, mas a leitura vale muito! Comecei mesmo com um pé esquerdo em Se Eu Ficar, uma vez que não amei o livro, como a maioria das pessoas. Por fim, eu Gostaria muito de ler um livro sabendo como as coisas ficaram após Apenas Um Dia e Apenas Um Ano, mas acho que não rolar, uma pena! Sei que muitos já leram este livro, então, deixem nos comentários suas opiniões!

Enjoy!
XO!

39 comentários

  1. Oi Lili, tudo bem?
    Ainda não li nada dessa autora, mas achei interessante ela contar os dois lados da mesma história, já que assim podemos conhecer os pensamentos e as emoções dos protagonistas.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro quando os autores dão esta atenção para a história, fica tudo mais completo!

      Excluir
  2. Já conheço alguns livros dessa autora e continuou em duvida sobre a forma de escrita dela, as vezes gosto e em outras não.
    Ainda não conheço esse livro mas pretendo adquiri-lo.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse julgar apenas por Se Eu Ficar eu não leria mais ela, mas os outros livros dela parecem ser ótimos ^^

      Excluir
  3. Demais sua resenha, me apaixonei por Will, rsrsr, hum que fofo ele ir em busca da Lulu, a capa está maravilhosa, quero ler os dois, a história é linda demais, beijos...

    ResponderExcluir
  4. Olá, flor. Como está?
    Gostei bastante da sua resenha. Confesso que antes de ler a obra Se Eu Ficar, tinha um certo receio de ler as obras da autora, mas depois de ler, fiquei bastante curiosa para ler as outras obras da autora. A premissa desse livro é bem interessante, principalmente por ter o toque de família, na qual eu tanto amo.
    Espero ler em breve este livro.
    Beijos e muito sucesso <3

    www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Iris, bem diferente da pegada de Se Eu Ficar ^^

      Excluir
  5. Oi Lili, tudo bem?

    Eu ganhei Apenas Um Dia, mas ainda não li. Eu não sabia que Apenas Um Ano era a mesma história sob um ponto de vista diferente. Pensei que era uma continuação, pois não gosto muito de livros assim, mas mesmo assim eu fiquei curiosa para ler este livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim ele da detalhes extras sobre o primeiro livro, adoramos!

      Excluir
  6. Oiii Lili!!
    Então, não li nenhum livro dela, mas cara, as pessoas falam tão bem deles que minha vontade só cresce!
    Aliás já tenho vários títulos dela na minha booklist, pra quando eu encontrar em promoção por ai...
    hahahaha

    Beeijos!

    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rai, quero tbm conhecer os outros livros da autora ^^ espero adorar!

      Excluir
  7. Não li o primeiro ainda, mas já vi que vou gostar mais deste. Só pela sua resenha eu já percebi isso.
    Achei que tem mais envolvimento... Não sei explicar direito, mas foi isso que senti lendo agora.

    Adorei a resenha!!

    Bjksssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lele, normalmente sempre gostamos mais dos livros narrados pelo homem né?! Eu pelo menos prefiro!

      Excluir
  8. Oi, Lili, tudo bom?
    Realmente adorei a sua resenha, mas fiquei intrigada com algo, eu ainda não li Apenas um dia, será que vou entender a história de Apenas um ano?
    Pela sua resenha, já fiquei encantada pelo Willem <3
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim Jess, ainda mais que se trata da mesma história apenas em perspectiva diferentes, desta forma acabamos nos envolvendo com um personagem de cada vez.

      Excluir
  9. Como assim começou pelo final? Menina kkkkkkkk e cara eu confesso que não tinha a menor intenção de ler nenhum desses livros, sério. Mas tu conseguiu me deixar super curiosa cara. Willen parece ser realmente maravilhoso ha, ha. Já estou louca pra "conhecer".

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca né?! hahahah mas posso garantir que a Lili não faz muito disso viu! ^^

      Excluir
  10. Não li nenhum livro da autora, e infelizmente ele não mechama atenção, acho que não ira me prender na leitura, obtrigado pela dica mas essa eu passo. Tambem não gostei da capa.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada dela, apesar de ter dois livros aqui,
    mas acredito que vou gostar, estou só precisando de tempo

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto uma resenha desse livro em um canal no youtube, como não li o apenas um dia, estou bem atrasadinha para ler!
    Adorei a resenha, e definitivamente vou começar a ler livros da autora!
    Abraços

    http://amadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, não necessariamente você precisa ler o primeiro para ler o segundo, mas para se ter um entendimento mais amplo, seria interessante.

      Excluir
  13. Amei o blog de vocês e já estou seguindo <3

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Ao contrário de todo mundo, nunca li Se eu Ficar e nenhum outro livro da autora. Por isso ainda não tenho uma opinião formada, mas posso te dizer que não sei se me interessaria muito por Apenas um Ano, senti que a história é meio que igual. Talvez se eu ler, minha opinião mude.
    Enfim,
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Bianca, eu li Se eu Ficar e ao contrario de muita gente não curti, mas pretendo mudar minha opinião com a continuação ^^ Vamos ver!

      Excluir
  15. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não tive oportunidade de ler os livros da autora, mas lendo a sua resenha fiquei com muito interesse em ler apenas um ano.
    Ótima resenha!

    Beijos, Paula Santos.

    http://leitoraneurotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula, ficamos felizes que a resenha tenha te influenciado positivamente!

      Excluir
  16. Que lindo o novo Layout! Amei ♥
    E esse livro já está na minha lista de livros que quero ler :D

    www.carinapontesss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Hmf. Eu nem queria me arriscar em ler Apenas um ano porque achei por Apenas um dia que ele tinha sido muito canalha e que o final ia passar exatamente o que tinha dado a impressão, que ele era livre e não se comprometia com alguém. Maas pelo visto a autora preferiu escolher o lado fofinho da história e bom, até faz sentido o motivo de ele ter "largado" ela lá. Poxa vida, agora me sinto obrigada a ler Apenas um ano :( haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SPOILER ALERT - Puxa é isso que acontece é?! Sem spoiler hahahaha

      Excluir
  18. Oi Lili,

    Parabéns pela resenha e pelo blog. Tudo lindo.

    Abraço.

    www.meioqueliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li "Apenas um ano" mas estou lendo "Eu estive aqui" que também é da Gayle. Até que estou gostando e espero não me decepcionar.

    Abraços,
    Blog Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho ideia sobre o enredo de Estive Aqui, depois vou ler tua resenha ^^

      Excluir
  20. Heey!
    O livro tem até uma premissa interessante, mas eu não consigo gostar dos livros da Gayle, não sei bem porque, mas não tenho paciência com os livros dela, creio que esse não vá ser muito diferente rsrs.
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais livros já leu dela Gui. Me conta para trocarmos ideia ^^

      Excluir