Resenha: Histórias Extraordinárias

Título Original: Tales of the Grotesque and Arabesque
Autor: Edgar Allan Poe
Ano: 2011
Editora: Saraiva/Nova Fronteira
Páginas: 144
Compre aqui

Outubro sempre desperta o melhor (ou será pior?) em mim! Depois da época do Natal, Outubro sempre foi, na minha humilde opinião, a melhor época do ano. Vamos combinar, com o Halloween apagando todas as luzes, soltando fantasmas e histórias sombrias lá no último dia do mês, essa, não poderia ser outra coisa se não a melhor época do ano para os apaixonados por uma boa história de arrepiar a espinha, deixar o estomago embrulhado e ainda por cima, felizes por saber que é tudo ficção (será mesmo?).

Pensando em todas as cenas lindamente terríveis que somente as melhores histórias de terror são capazes de materializar, me dei conta de que havia algo errado com minha crescente empolgação. Quando dei por mim, uma névoa já cercava meu campo de visão. O sol não brilhava no céu e corvos começaram a cantar um nome esquecido por muitos, porém de grande destaque entre vivos e mortos. Edgar Allan Poe, diziam eles. 

E repetiam dia após dia. Através de sussurros o nome de um dos autores mais conhecidos e consagrados do gênero surgiu em meus ouvidos. O nome do autor me perseguiu até o momento em que notei o fato de que sua voz estava encarcerada nas prateleiras de minha estante. Lá ele gritava por ar, por uma chance, pela oportunidade de estar presente mais uma vez no terror do Halloween e ver suas histórias se espalhando como o sangue quente e vermelho de um corpo recentemente fatiado em pedaços.

“Daí ao espírito de perversidade foi um pequeno passo. Esse espírito de perversidade veio a causar a minha ruína total. ”

Histórias Extraordinárias é um pequeno livro de 144 páginas. Uma coletânea de 18 contos publicados pelo autor entre os anos de 1833 e 1845. Mas não se deixe enganar pelo tamanho indefeso do livro, não vire as costas para uma obra que pode te assombrar a noite ou te perseguir quando estiver voltando para casa, suas páginas guardam mais segredos do que muitas obras de 500 páginas. O livro vive, transborda, pulsa terror em sua melhor forma, é a pequena semente que foi capaz de suportar o tempo e trazer inspiração para o mundo. Através dessa semente de mal, sombras e sangue, tudo o que hoje entendemos pelo terror ocidental se consagrou!


Apesar de ser extremamente fácil para mim dissecar, separar todos os pedaços do corpo que unido compõem Histórias Extraordinárias, percebo, após apreciar a beleza que somente o grotesco pode trazer, que a operação deve ser realizada com cautela. Um deslize e toda a graça, toda a atmosfera de suspense e terror dessas histórias pode evaporar como a última visão do fantasma de seu maior amor. Assim, não irei comentar sobre os contos em si, mas sim sobre a atmosfera de toda a obra, e o que você pode encontrar, caso queira se arriscar entre as páginas desse livro.

A obra nos apresenta situações de terror puro. Histórias onde o sobrenatural se funde com a própria realidade, fazendo com que nossa sanidade seja colocada em cheque e nossos pensamentos se surpreendam ou se encantem com as maravilhas que a mente de um homem foi capaz de criar. Iremos observar de perto assassinatos brutais e pessoas de boa índole se transformarem e monstros terríveis, solucionaremos um quebra cabeças através da mente fria e perceptível de um gênio, teremos a chance de olhar a morte nos olhos e imaginar como aquela trama ficaria incrível no cinema. 

Iremos perceber a linha tênue entre a vida e a morte, e como as duas entidades gostam de brincar e pregar peças em nossas mentes. Conheceremos os segredos dos gatos pretos, de mortos que voltam a vida e vivos que morrem de forma trágica, mas também teremos contato com o além túmulo e talvez esse contato venha a ser uma das piores situações que já estivemos. Cada história mostra o lado mais sombrio do ser humano, cria tensão no leitor, mas também aborda temas bizarros, cenas grotescas, da mesma forma com que traz suspense e abre as portas do mundo sobrenatural para que nossos sonhos se encontrem com tudo aquilo que pensamos não ser possível existir.

“O que vejo, o que sou e suponho será apenas um sonho num sonho? ”

A escrita de Edgar Allan Poe, considerando a época em que estas histórias foram escritas, é direta, bela em sua forma sombria de ver o mundo e principalmente, fácil e acessível para qualquer leitor. A obra prova que mesmo os clássicos podem ser lidos pelos leitores menos experientes, prova que o terror também pode conquistar fãs ao redor do mundo, e prova que quando o livro é um clássico, não importa o seu gênero.


Este é um presente macabro para todos os amantes do terror. É aquela luz que pisca e te deixa na mão enquanto anda pela rua, é o misterioso mover de um objeto ou sussurrar em seu ouvido, é aquele frio na espinha, o gato preto que passa em sua frente com os olhos brilhando na escuridão. Edgar Allan Poe nos mostra o melhor do terror, apresenta o ponto exato em que todos aprendemos a amar o gênero, e prova que mesmo após tantos anos, ainda é capaz de encantar e surpreender leitores ávidos por algo que somente o gênero é capaz de proporcionar. Histórias Extraordinárias respira o terror, é através da obra que percebemos que não estamos assim, tão perdidos no meio da escuridão, existem outros andando conosco e é com eles que descobrimos os segredos que somente os mortos podem contar.

“Concluo que o mundo de nossa triste Humanidade pode assumir, muitas vezes, a aparência de um Inferno. Tudo depende da mente, da razão, da imaginação do homem. ”

34 comentários

  1. Estou empolgada para saborear esse puro terror dentro de uma história.
    Eu sempre quis entender a mente de um gênio e espero ter algum dia a chance de acontecer.
    Amei a resenha e como destacou cada coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, tudo bem contigo ???
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da resenha, o feedback de vocês é muito importante para mim !!! ^-^

      Beijinhos

      Excluir
  2. Nunca li nada desse autor deveria pq queria escrever contos.

    ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo bem ???
      Espero que algum dia consiga dar uma conferida no trabalho do Edgar Allan Poe, tenho certeza de que ele irá te surpreender e ainda te auxiliar na sua escrita também !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  3. Adoro ele, esse cara tinha muita imaginação na cabeça srsrrsrsr, mas vale a pena ler qualquer obra dele, simplesmente perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília, tudo bem ???
      O Poe com certeza tinha muita imaginação, mas acredito que a própria vida do autor serviu para que ele se voltasse para onde se voltou, do pouco que tenho conhecimento sobre a vida dele, ele passou por alguns eventos bem trágicos ... :/

      Beijinhos

      Excluir
  4. Apesar desta capa nem um pouco assustadora,pelo que li na resenha este livro parece ser bem dark (não vou mentir,adoro) e pelo número de páginas dá até para ler em um dia.Agora só resta achar alguém que me dê esse presente de Natal.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alison !!!
      Realmente, essa capa não assusta ninguém. Mas ela é a capa padrão dessa coleção de livros de bolso da Saraiva em parceria com a Nova Fronteira, então temos que dar um desconto, rsrsrs.
      O livro é realmente bem sombrio, para quem curte o gênero é um livro que merece ser lido !!! Espero que consiga ler ele em breve !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Gosto muito dos detalhes, das ideias, tenho até alguns marcadores em alguns pensamentos do livro que eu tenho, tenho que confessar que há muitas palavras em desuso, ao menos na minha versão. Foi uma ótima experiencia,é um ótimo livro, contudo não me cativou ao ponto de entrar para os favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      O livro é um clássico e foi escrito em outra época, sendo assim, inevitavelmente encontraremos algumas palavras que não são mais utilizadas hoje em dia, porém, acho esse detalhe muito interessante por nos apresentar algo diferente. Acredito que a maioria das versões sejam assim, e confesso que acharia errado alterar as palavras para que se adequassem ao contexto atual. Acredito que o importante é permitir que o livro possa ser entendido !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  6. Se tem um cara que parece agradar todo mundo que gosta de terror é esse. Já vi muita coisa boa sobre os livros dele, mas esse não conhecia. E gosto de livros de contos, acho que fica bacana ler cada pequena história e ficar remoendo aquilo depois. Ele parece ter uns contos de terror bem amedrontadores e bons de ler. Mesmo sendo pequeno não parece deixar a desejar. Muito boa essa dica, deu vontade de conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, tudo bem ???
      Poe é realmente um clássico do terro não é mesmo ?! É exatamente como você comentou, ele realmente agrada quem curte o gênero !!! *-*
      Fiquei feliz por saber que curtiu a dica. Os contos contidos nesse livro são muito bons, inclusive temos alguns dos contos mais famosos do autor nesse livro, então com certeza vale a pena dar uma conferida !!! Espero que consiga dar uma olhada no livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Ryokobel!
    Edgar Allan Poe causa mesmo esse sentimento de terror em seus leitores.
    Imagine 18 contos de pura abominação... ao final, estamos esgotados, tenebrosos e plenos de um sentimento que o terror está a espreita.
    Viva o mestre!
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Com toda a certeza "Viva o Mestre!"
      O livro é maravilhoso, e os contos são incríveis. Fiquei fascinada em como o autor consegue passar de uma temática para a outra sem perder o brilho !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Embora o autor seja muito elogiado, ainda não li nada dele e estou ansiosa para ler e conhecer essa mente capaz de provocar os mais tenebrosos susto no leitor, sentir calafrios e os pelos do braço se arrepiarem, gosto de terror, mas li poucos livros. Essa resenha ficou muito boa e bem explicativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da resenha e se interessou pelo livro. Estou aqui na torcida para que consiga conferir os contos do autor, e se assustar com suas histórias tenebrosas !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oi.
    Eu gosto bastante de livros que tem suspense e sobrenatural, mas infelizmente esse livro não me conquistou não, para quem gosta de terror esse livro é realmente um prato cheio, mas enfim eu adorei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, tudo bem ???
      Confesso que fiquei um pouco perdida com seu comentário flor ...
      Mas fiquei muito feliz por saber que já leu o livro !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oi!!
    Nunca li nada de Edgar Allan Poe, mais gostei muito de conhecer esse livro que reúne contos dele. Gostei muito da indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber gostou da dica !!! Espero que tenha a oportunidade de conferir as obras do autor !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Oi!
    Li muito pouco de Poe, mas pretendo rever essa posição! Já adicionei esse livro a minha lista e espero, em breve, poder conferir. Adoro esse gênero!
    Sua resenha está perfeita! Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que pretende conferir esse livro. Estou aqui torcendo para que aproveite a leitura. E não esquece de me contar o que achou, depois que ler o livro !!! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  12. Que pecado!! Gosto tanto de terror e ainda não li nenhum livro do Poe. Fiquei muito empolgada com sua resenha e pretendo me redimir logo, logo. Já está na minha lista de desejados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika, tudo bem contigo ???
      Fiquei muito feliz por saber que pretende ler e conhecer a obra do autor !!! Espero que goste do livro, e possa se aventurar pelas histórias sombrias que essa mente criativa foi capaz de criar !!! ^-^

      Beijinhos

      Excluir
  13. Amooooo!!! Meu escritor favorito! Tenho este título (e mais alguns) mas de outra edição. Não tenho nem palavras para me expressar! Simplesmente o mestre <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      O Poe realmente é um escritor e tanto né ?!
      Confesso que quero adquirir mais obras do autor, suas histórias são maravilhosas !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Não tem como começar este comentário sem elogiar a resenha. A forma como você escreve deixou a resenha sensacional. Parabéns!
    Bem não li nada do autor e não sabia que podia encontrar tanto suspense/terror na escrita de Edgar Allan Poe. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito, muito obrigada Luciane !!!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da resenha. O feedback de vocês é muito importante para mim, e você não imagina o quanto eu fico feliz por saber que vocês gostaram do que escrevi !!! ^-^
      Espero que consiga conferir a obra do autor, realmente vale a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Terror... sei não... tenho medo...Não sei se vou ter coragem de ler, já fiquei tensa lendo a resenha que por sinal está fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle, tudo bem ???
      Te entendo bem !!! O gênero terror não é para todo mundo não ... XD
      Mas muito obrigada pelo comentário viu, e por ter curtido a resenha também !!! Fico muito feliz por saber que vocês gostaram do que escrevi !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. O que dizer dos livros de Allan Poe? Sou apaixonada por suas histórias. Ainda não tive a chance de ler este, mas espero conseguir logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem ???
      Espero que consiga conferir esse livro !!! Quem curte o gênero não tem como deixar o Poe de lado né ?! ^-^

      Beijinhos

      Excluir