Em Destino Adiado seremos levamos para 1943, quando Julien Sarlat resolve pular do trem que o levava para a linha de frente da Segunda Guerra Mundial. Assim ele retorna para Cambeyrac, na França, o vilarejo em que vive ao lado de sua tia, seu cachorro, e onde vive também sua amada Cécile.

Até o fim da guerra Julien terá que se esconder, pois caso o encontrem ele deverá retornar para a guerra, sem direito a escolha, para lutar do lado nazista no território alemão. Considerado um desertor então, é assim que ele passará a viver numa casa abandonada, como um espectador daquela pequena cidade observando tudo e todos. Mas não demora muito para que a guerra chegue, de algum modo, no tranquilo vilarejo.

Esta é uma HQ escrita e desenhada por Jean-Pierre Gibrat, um premiado quadrinista francês que esta estreando em terras tupiniquins com uma edição de alta qualidade. Como se não bastasse seu traço, que revela uma obra de arte a cada página, a Pipoca e Nanquim preparou uma edição de luxo, em formato grande e capa em soft touch. Ao final contamos também com uma galeria de extras, que só determina o quanto o trabalho de Gibrat é detalhista e minucioso. Tudo muito belo, algo que jamais vi no mundo dos quadrinhos, mas do qual me apaixonei!

A história de Julien emociona, mas o protagonista também diverte, com todas suas tiradas de malandro incorrigível e com seus diálogos com um velho manequim. Jean-Pierre criou personagens cativantes dentro de um conto fluído, onde viramos cada página querendo saber mais sobre cada um, mesmo aqueles odiosos dos quais você vai se pegar torcendo contra.

Há até espaço para o autor fazer certas críticas a época e como funcionavam os conflitos que ocorriam entre os rebeldes que ajudavam no desenrolar da guerra e dos milicianos que tentavam usufruir das regalias do “elo mais forte” mesmo numa cidade de interior tão pequena. Aliás, pelo que pesquisei, esta é uma característica do autor, que através de suas obras, prefere retratar o mundo através da ótica dos menos favorecidos. Estas críticas somado as relações humanas, bom humor e a presença de personagens femininas marcantes, assim como Cécile, são alguns dos traços que o autor busca em suas histórias.

É assim que Destino Adiado me emocionou com a história de Julien e do seu amor por Cécile. Uma história marcada pelos horrores e tristeza do período de guerra, que abriu feridas profundas em todos aqueles que passaram por ela. Até pode ser um enredo simples, mas carrega uma preciosidade única com toda sua sutileza. Esta é uma edição para se ter na estante e acalentar o coração de todo fã de bons quadrinhos e histórias emocionantes.

  • Le sursis - Edition intégrale
  • Autor: Jean-Pierre Gibrat
  • Tradução: Denise Schittine
  • Ano: 2020
  • Editora: Pipoca e Nanquim
  • Páginas: 132
  • Amazon

rela
ciona
dos